+Globosat exibe segunda temporada de “Mundo Museu”

  

 

 

Nova edição traz de importantes acervos de arte à inusitada história dos sapatos

Do maior museu de céu aberto do mundo (Inhotim, em Minas Gerais) ao mais visitado em toda a história (Metropolitan Museum, em Nova York), passando por inusitadas joias da arte mundial, como o Museu do Sapato (Toronto), o Museu do Relógio (Viena), e muitos outros. A segunda temporada de "Mundo Museu" faz um giro por algumas das mais importantes galerias do planeta. O programa, do +Globosat, estreia no dia 06 de março, sexta-feira, com locução do ator Caio Blat.

O ponto de partida é o Metropolitan Museum, em Nova York, que abriga diversos períodos e áreas do conhecimento, de tal modo que conteria cinco ou seis museus de nível internacional se fosse separado por temas. O programa sugere um percurso ao visitante, que começa pelo Templo de Dendur (um grande complexo trazido inteiro do Egito), passando pelos painéis imperiais assírios e pelo jardim chinês da Dinastia Ming. Há ainda a coleção de pinturas que atravessa a História, desde o século 14 até os dias de hoje – Van Eyck, Velazquez, Rembrandt, Goya, Vermeer, Monet, Van Gogh, etc.

Na sequência, "Mundo Museu" vai até o Museu da História Natural, em Viena. Com 8.700 metros quadrados de exposições, revela curiosidades da natureza. O acervo está entre as melhores coleções do mundo do gênero. O grande sucesso fica por conta da ala dos dinossauros. O terceiro episódio explora o inusitado Museu do Sapato, em Toronto. Desde os tempos das cavernas até as mais tecnológicas criações atuais, a vestimenta dos pés ocupa quatro andares de exposição de um moderno prédio. Inclusive com espaço dedicado aos calçados de celebridades, como Marilyn Monroe, Elvis Presley, John Lennon, Elton John, Madonna, entre outros.

Pelo Brasil

Museu da Inconfidência e Casa de Contos dá o pontapé inicial do programa em terras brasileiras. Em Ouro Preto, Minas Gerais, a galeria evidencia o esplendor e as contradições do século XVIII com o ciclo do ouro no país. A sede do museu, antiga Casa da Câmara de Vila Rica, diz muito sobre aquele período. E móveis, utensílios e coleções de arte – como acervos dos pintores Manuel da Costa Ataíde e Aleijadinho – tornam a experiência ainda mais vívida. O ponto alto desse mergulho histórico é a Inconfidência Mineira, um movimento de libertação do Brasil, que termina com o enforcamento de Tiradentes.

Os demais episódios do programa trazem destaques como o Museu da Ciência, em Boston, e o Tenement Museum, em Nova York. Em Boston, cidade que abriga duas das melhores universidades do mundo – Harvard e MIT –, a galeria aproxima a ciência da vida das pessoas, quebrando barreiras e provando que experimentos científicos podem ser divertidos. E em Nova York, o museu, que fica num dos mais antigos prédios do bairro Lower East Side, em Manhattan, propõe um mergulho no tempo e na história da América. O lugar reconstitui os pequenos apartamentos onde viviam os imigrantes europeus, no início do século XX. Todas os passeios são guiados ou têm interação com atores, simulando visitas aos lares e à intimidade dos imigrantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado