SescTV estreia o espetáculo de dança “Albedo”, com Maurício de Oliveira & Siameses

 

Inédita, a atração mescla dança e teatro e estreia dia 13/03, sexta, às 21h

 


                                                                                                                                         Foto: Alex Ribeiro/Visor Mágico

 

A coreografia Albedo, com Maurício de Oliveira & Siameses, foi criada a partir de estudos de textos do psicólogo e analista norte-americano James Hillman (1926 - 2011), seguidor de Carl Gustav Jung (1875 – 1961), um conhecedor das tradições da alquimia. Misturando dança e teatro, o espetáculo mostra a transformação humana por meio de metáforas sugeridas pela alquimia, além de discutir a questão da morte. O programa integra a série Dança Contemporânea e estreia dia 13/03, sexta, às 21h, no SescTV, com direção para TV de Antonio Carlos Rebesco.

 

Maurício de Oliveira, criador, diretor e coreógrafo de Albedo, comenta que a alquimia referida na dança é aquela que propõe pensamento por meio das imagens e imaginação através das cores, sendo que a cor branca impera no espetáculo representando claras reflexões, com um temperamento quase infantil, porém genuíno. Ele explica que esta coreografia é um momento de insight, no qual todas as expectativas são expostas. "Gradualmente vamos afunilando essas possibilidades e chegamos à essência, que é a transformação do ser".

 

A morte, que o coreógrafo acredita ser um assunto evitado pelas pessoas nos dias de hoje, está presente neste espetáculo, uma forma que Oliveira encontrou para aproximá-la do olhar do espectador. "Eu acho importante porque a morte é parte da vida. As pessoas precisam entender e perder o medo.", afirma. Para Bergson Queiroz, responsável pela dramaturgia do espetáculo, esta dança provoca uma reflexão sobre a necessidade da morte para que os indivíduos alcancem uma nova etapa.

 

Oliveira vê esse trabalho como uma crítica "doce" por trazer humor com relação aos vícios do balé clássico, que muitas vezes confunde a cabeça do intérprete. Ele conta que foi preciso dedicação por um longo tempo, já que não queria repetir fórmulas e vícios coreográficos. "Eu queria simplesmente me destituir de tudo aquilo e tentar uma coisa completamente nova", esclarece. Oliveira fala ainda da parceria com o dramaturgo e com o elenco, que enriqueceu esse processo por serem questionadores, atentos e preocupados com a dramaturgia da dança Albedo.

 

O artista brasileiro Duda Paiva, que vive na Holanda e se consagrou no teatro de objetos na Europa, é o responsável pelo conceito e treinamento em manipulação de objetos e máscaras do espetáculo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado