DESTAQUES CANAL CURTA! - DE 02 A 06 DE MARÇO
SEGUNDAS DA MÚSICA – 02/03
PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“VISCERAL BRASIL: O TROVADOR, O CABRA, OS MUNDOS” (série)
Dia 02 de março, segunda, às 20h
Horários alternativos: terça, à 0h e às 14h / quarta, às 8h / sábado, às 18h30 / domingo, às 6h
A série “Visceral Brasil”, dirigida por Marcia Paraiso, fala sobre artistas que representam as raízes da música brasileira. A cada episódio, um grande nome que vai além da visibilidade regional e se torna referência da MPB sem perder as origens.
PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“PERNAMBUCO CONTEMPORÂNEO: RUA” (série)
Dia 02 de março, segunda, às 20h30
Horários alternativos: terça, à 0h30 e às 14h30 / quarta, às 8h30 / domingo, às 19h
A atração apresenta novos grupos musicais do estado de diferentes estilos - do popular tradicional ao rock. No episódio desta semana, a série sobre a banda Rua, que é mais influenciada pela pós-modernidade do que pelas referências próximas da música pernambucana.
PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“CURTA! RELÂMPAGO: CONTRATEMPO” (documentário)
Dia 02 de março, segunda, às 20h50
Horários alternativos: terça, à 0h50 e às 14h50 / quarta, às 8h50
Na crônica músico-visual “Contratempo”, de Bruno Jorge, o Brega dita seus próprios contratempos em um pequeno boteco em Manaus. A produção amazonense levou dois prêmios no Festival do Rio 2013: Melhor Curta-Metragem, pelo Júri Oficial e Prêmio Aquisição Canal Curta!.
PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“DOMINGUINHOS” (documentário)
Dia 02 de março, segunda, às 21h15
Horários alternativos: terça, à 1h15 e às 15h15 / quarta, às 9h15 / sábado, às 22h / domingo, às 9h30
O documentário trata da vida e da obra de um dos maiores sanfoneiros brasileiros, intercalando imagens de arquivo e passagens em shows, além de encontros musicais exclusivos. O filme conta com participações de importantes parceiros de Dominguinhos, como Gilberto Gil, Gal Costa, Elba Ramalho, Hermeto Pascoal, João Donato, Djavan, Nara Leão, Nana Caymmi, Luiz Gonzaga, Yamandu Costa e Hamilton de Holanda.
PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“ÍCONES DO JAZZ: ART BLAKEY & THE JAZZ MESSENGERS” (série)
Dia 02 de março, segunda, às 23h
Horários alternativos: terça, às 3h e às 17h / quarta, às 11h / sábado, às 17h / domingo, às 12h
A série americana “Jazz Icons” traz apresentações memoráveis de ícones do jazz. O episódio desta semana é dedicado a Art Blakey e exibe um show do baterista ao lado dos The Jazz Messengers. A filmagem da apresentação, realizada na Bélgica em 1958, ficou perdida por 50 anos e é o único registro visual conhecido que se tem da banda, que durou seis meses.
TERÇAS DAS ARTES – 03/03
PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“ENSAIO ABERTO BRASIL: ÓI NÓIZ AQUI TRAVEIZ” (série)
Dia 03 de março, terça, às 20h
Horários alternativos: quarta, à 0h e às 14h / quinta, às 8h / sábado, às 7h30 / domingo, às 14h30
O programa "Ensaio Aberto Brasil" é uma série composta por seis episódios de 26 minutos, cada um retratando uma região diferente do Brasil e sua cultura regional, tendo como fio condutor grupos brasileiros de teatro. Nesta terça, aproposta é fazer uma reflexão sobre a arte popular, com as manifestações estéticas do barroco, da literatura de cordel, do carnaval, do cangaço e da comédia cearense.
PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“ARQUITETURAS: SATOLAS - UM MONUMENTO AO INTERIOR” (série)
Dia 03 de março, terça, às 20h30
Horários alternativos: quarta, à 0h30 e às 14h30 / quinta, às 8h30 / sábado, às 21h / domingo, às 8h30
A série “Arquiteturas” traz para a tela do Curta! a história e curiosidades sobre algumas das mais importantes obras arquitetônicas do mundo. O episódio desta semana fala sobre o aeroporto Lyon-Satolas, em Lyon, na França. Na estação TGV, construída por Santiago Calatrava, os trens de alta velocidade viajam por uma incrível estrutura de aço em uma velocidade acima de 300 quilômetros por hora.
PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“FIGURAS DA DANÇA: CARLOS MORAES” (série)
Dia 03 de março, terça, às 21h
Horários alternativos: quarta, à 1h e às 15h / quinta, às 9h / domingo, às 21h
O episódio da série de documentários dirigida por Sérgio Roizenblit e Inês Bogéa fala sobre Carlos Moraes. Fundamental para a consolidação da dança na Bahia, o artista iniciou seus estudos no Rio Grande do Sul, sua terra Natal, e mais tarde se profissionalizou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na década de 1960. Professor, maître de balé, coreógrafo e diretor, Carlos chegou a Salvador (BA) no início dos anos 1970 para dar aulas de balé clássico para alunas da Escola de Ballet do Teatro Castro Alves (EBATECA). Com um trabalho sério, ele misturou a dança afro, o balé clássico, a dança moderna e as manifestações folclóricas, estimulou o convívio entre as bailarinas brancas de classe média e os "capoeiristas", rapazes negros e pobres.
PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
“ENTRENÓS: ZÉ MANOEL” (série)
Dia 03 de março, terça, às 21h30
Horários alternativos: quarta, à 1h30 e às 15h30 / quinta, às 9h30 / sábado, às 21h30 / domingo, às 9h
A série “Entrenós”, dirigida por Pablo Polo, investiga o processo criativo de artistas brasileiros. Neste episódio, o programa marca um encontro com o pianista e compositor Zé Manoel, que revela o atual momento do artista, sua nova morada – no Recife – e suas novas parcerias. Considerado mais do que uma revelação da cena musical contemporânea, o artista pernambucano fala sobre motivações e inspirações que influenciam suas obras.
PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS
“ARIANE MNOUCHKINE - A AVENTURA DO THÉÂTRE DU SOLEIL” (documentário)
Dia 03 de março, terça, às 22h
Horários alternativos: quarta, às 2h e às 16h / quinta, às 10h / sábado, às 14h / domingo, às 22h30
Com peças tão conhecidas, a militante ativa do serviço público e digna herdeira de Jean Vilar, Ariane Mnouchkine, defende o culto de um teatro que eleva a alma e o coração. Partindo de trechos de peças, ensaios, filmes e, acima de tudo, de imagens de arquivo, o documentário dirigido por Catherine Vilpoux fala da sua carreira e sua concepção de teatro, assim como seu comprometimento político na França e no exterior. Tudo isso a faz uma mulher e artista excepcional, que dedicou a vida à sua paixão, conseguindo manter a coesão de um grupo por mais de 40 anos. Hoje, Ariane alcançou um momento na vida onde se questiona sobre o futuro de sua trupe em um mundo que vai contra os valores do Théâtre du Soleil.
PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“O SÉCULO STANISLAVSKI: PARTE 3” (série)
Dia 03 de março, terça, às 23h
Horários alternativos: quarta, às 3h e às 17h / quinta, às 11h / sábado, às 11h / segunda, às 5h
A série conta um pouco mais sobre Konstantin Stanislavski, que foi o fundador lendário do Teatro de Arte de Moscou. O terceiro episódio mostra o ator indo para a América, em 1927, período que alcançou sucesso de crítica.
QUARTAS DO CINEMA – 04/03
PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE ESTREIA
A VIDA É CURTA! – “SUMIDOURO” E “RIBEIRINHOS DO ASFALTO” (filme)
Dia 04 de março, quarta, às 20h
Horários alternativos: quinta, à 0h e às 14h / sexta, às 8h / domingo, à 1h15
A faixa “A Vida é Curta” exibe dois curtas com temáticas sociais. O curta-metragem “Sumidouro”, estreia de Cris Azzi na direção, aborda a história da construção da barragem de Irapé, localizada no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. O documentário fala sobre a migração de duas comunidades, Porto dos Coris e Peixe Cru, situadas na região que foi inundada pelo reservatório de água da Usina Hidrelétrica de Irapé. O filme tem como foco o impacto social gerado com este deslocamento, traçando um paralelo entre diferentes visões sobre esta situação. Em seguida, Dira Paes estrela “Ribeirinhos do Asfalto”. Dirigido por Jorane Castro, o filme surgiu a partir da relação contrastante entre a capital Belém e as 39 ilhas fluviais que a circundam. A ficção conta a história de Deisy, que mora na ilha do Combu, em frente a Belém, do outro lado do rio e tem o sonho de migrar para a cidade grande.
PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
“GLAUBER O FILME, LABIRINTO DO BRASIL” (documentário)
Dia 04 de março, quarta, às 21h
Horários alternativos: quinta, à 1h e às 15h / sexta, às 9h / sábado, à 12h / domingo, às 19h15
O documentário dirigido por Silvio Tendler redescobre o cinema e as ideias do cineasta brasileiro Glauber Rocha. O filme de 2003 repercutiu de forma positiva no festival de Brasília.
PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“OS DIRETORES: SYDNEY POLLACK” (série)
Dia 04 de março, quarta, às 23h
Horários alternativos: quinta, às 3h e às 17h / sexta, às 11h
O documentário mostra curiosidades sobre Sydney Pollack. Ator, diretor e produtor executivo, o americano esteve envolvido com algumas das obras mais aclamadas de Hollywood, incluindo "Tootsie, Out of Africa", e "Three Days of the Condor".
QUINTAS DO PENSAMENTO – 05/03
PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“LIVROS QUE AMEI: ADRIANA CALCANHOTO” (série)
Dia 05 de março, quinta, às 20h
Horários alternativos: sexta, à 0h e às 14h / sábado, às 10h30 / domingo, às 17h30 / segunda, às 8h
No episódio desta semana da série “Livros Que Amei” o convidado é a cantora Adriana Calcanhoto. As obras escolhidas da compositora são: "O Primeiro Caderno do Aluno de Poesia Oswald de Andrade", de Oswald de Andrade; "Não", de Augusto de Campos e o dicionário Aurélio. O professor Evanildo Bechara, membro da ABL, e o poeta Chacal comentam as escolhas.
PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
“POR QUE A GENTE É ASSIM?: AUTORIDADE” (série)
Dia 05 de março, quinta, às 20h30
Horários alternativos: sexta, à 0h30 e às 14h30 / sábado, às 19h / domingo, às 5h / segunda, às 8h30
A série “Por que a Gente é Assim” aborda os valores que norteiam as escolhas dos brasileiros. O tema central desta quinta discute sobre as relações de poder na sociedade. A cineasta Ines Linke, o urbanista Mozart Serra, o advogado Luiz Cláudio Grazinoli e a atriz Clarisse Miranda dão seus pontos de vista sobre o assunto. “Feudos da República” (2011), de Kleber Bechara, “Como Pular a Cerca” (2010), de Ines Linke e Louise Ganz, e “Limite do Ideal” (2011), assinado por Thiago Briglia, são os curtas analisados. O primeiro mostra a disputa pela utilização dos recursos naturais públicos nas unidades brasileiras de conservação; o segundo discute o poder das empresas e suas relações sociais; e, por fim, o terceiro aborda o tráfico de combustível na fronteira entre Brasil e Venezuela.
PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“CIENTISTAS BRASILEIROS” (filme)
Dia 05 de março, quinta, às 21h
Horários alternativos: sexta, à 1h e às 15h / sábado, às 20h / domingo, às 7h30 / segunda, às 4h e às 9h
Com direção de José Mariani, o filme mostra a trajetória dos físicos brasileiros José Leite Lopes e César Lattes e sua contribuição para o desenvolvimento da Física no Brasil. O documentário apresenta a carreira científica dos dois cientistas no Brasil e no exterior, com destaque para a descoberta do Méson Pi e para a participação de Lattes e Leite Lopes na fundação do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas em 1949 e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em 1951.
PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
“CHOMSKY & CIA: PARTE 1”(série)
Dia 05 de março, quinta, às 22h
Horários alternativos: sexta, às 2h e às 16h / domingo, à 0h e às 11h / segunda, à 0h e às 10h
O documentário francês de Olivier Azam e Daniel Mermet fala sobre o linguista, filósofo e ativista político estadunidense Noam Chomsky, que, possivelmente, se tornou um dos pensadores mais influentes desde a segunda metade do século XX. O filme foca nos seus ideais políticos e traz uma entrevista do próprio Chomsky, figura dificilmente disponível. Os diretores embarcam em uma viagem através de muitas cidades americanas e europeias, a fim de encontrar seguidores diferentes de uma forma libertária de pensamento. Com uma dose de humor, o documentário usa imagens de arquivo e montagens eloquentes, além de trazer entrevistas expositivas com intelectuais.
PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“O BRASIL DE DARCY RIBEIRO: O PARAÍSO PERDIDO”(série)
Dia 05 de março, quinta, às 23h
Horários alternativos: sexta, às 3h e às 17h / domingo, às 21h30 / segunda, às 11h
O programa traça a trajetória do antropólogo Darcy Ribeiro. O telespectador confere as etapas de sua vida, desde Montes Claros e o ambiente familiar, passando pela influência da II Guerra em sua definição política no meio universitário, e o despertar para a literatura em Belo Horizonte.
SEXTAS DA SOCIEDADE – 06/03
PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
“CIDADÃO BOILESEN” (documentário)
Dia 06 de março, sexta, às 20h
Horários alternativos: sábado, à 0h30 / domingo, às 2h30 / segunda, às 13h30 / terça, às 7h30
Por meio de depoimentos, o documentário revela as ligações do dinamarquês Henning Albert Boilesen (1916-1971), presidente do famoso grupo Ultra, da Ultragás, com a ditadura militar. O filme, dirigido por Chaim Litewski , fala de seu apoio financeiro ao movimento de repressão violenta - assim como de muitos outros empresários - e também a sua participação na criação da temível Oban (Operação Bandeirante), espécie de pedra fundamental do Doi-Codi. O filme traz entrevistas de figuras como Fernando Henrique Cardoso, o ex-governador de São Paulo Paulo Egídio Martins, o cardeal Dom Paulo Evaristo Arns e outras figuras importantes da época.
PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“TANCREDO NEVES - A TRAVESSIA” (documentário)
Dia 06 de março, sexta, às 21h40
Horários alternativos: sábado, às 2h10 e às 15h / segunda, às 15h10 / terça, às 9h10
Dirigido por Silvio Tendler, “Tancredo Neves - A Travessia” é um documentário que retrata a biografia do ex-presidente Tancredo Neves através de depoimentos. O filme conta a história do homem firme em suas decisões e sereno nas atitudes, do político moderado, mas que durante a sua vida pública enfrentou com ética, retidão e extraordinária coragem grandes desafios em momentos cruciais da história do país.
PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
“CARTAS VIOLADAS” (documentário)
Dia 06 de março, sexta, às 23h30
Horários alternativos: sábado, às 4h / segunda, à 1h / terça, às 11h
Depois da Segunda Guerra Mundial, a Polônia entra para o bloco comunista contra a maior parte da sociedade. O filme, de Maciej J. Drygas, é uma tentativa de mostrar a alma da sociedade polonesa através de cartas pessoais que foram censuradas. O filme em preto e branco é um mosaico de imagens de arquivo nunca antes exibidas com mensagens internas do Serviço Secreto que mostram a organização do lado de Orwell em ação nos anos entre 1945 e 1989.
Comentários