“Jornal da Band” exibe série especial sobre o Japão

 

São Paulo, 15 de junho de 2015 – Nesta semana, o Jornal da Band exibe a série especial "Japão, Vivendo no Futuro". As reportagens vão transportar os telespectadores para um país que vive situações reais que parecem ficção.

Nas ruas, em qualquer esquina, máquinas de venda de alimentos oferecem todo tipo de refeição. Num shopping, os protótipos são expostos para que o público teste as novidades tecnológicas antes de chegarem ao mercado.

Mulheres podem fazer a prova virtual de vestidos na vitrine-espelho sem entrar na loja. Se faltar força para carregar muito peso, um homem pode pedir ajuda a um braço robótico.

As primeiras lições se aprendem na escola. E vão muito além das matérias curriculares. Desde pequenas, as crianças ajudam a manter a escola limpa. E, na hora do almoço, são elas mesmas que servem os colegas, num sistema de rodízio. Lições que ajudam a formar um povo que se mostra solidário,  organizado e com grande capacidade de recuperação em situações extremas - como o terremoto seguido de tsunami que devastou a costa leste do Japão quatro anos atrás.

Exemplos de organização e competência vêm também dos responsáveis pela infraestrutura de serviços públicos. Carente de recursos hídricos e exposto a fenômenos climáticos como secas e grandes inundações, o Japão precisou de ousadia e muito investimento para garantir água potável a 100% da população. Hoje, eles dão exemplos de economia e reuso.

Já quando se trata de energia, o Japão precisa importar a maior parte do que consome. Por isso mesmo, investe em projetos avançados de fontes alternativas para impulsionar a economia e dar segurança energética a sua gente.

Mas esse país que quer crescer ainda mais vive um dilema: precisa de gente, porque a população está diminuindo. Para virar o jogo, ao mesmo tempo em que trata de cuidar de seus idosos, o governo japonês faz campanhas e projetos para convencer os jovens a casar e... ter filhos.

Jornal da Band vai ao ar de segunda a sábado, às 19h20, na tela da Band.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado