Cientistas criam formigueiro em laboratório para entender os segredos da organização das formigas, tema de programa inédito do canal BBC Earth, no ar dia 30 de dezembro

Planet Ant mostra o comportamento das formigas com imagens
incríveis da divisão de tarefas nas colônias e de como elas
se comunicam e se organizam

 


As formigas despertam grande interesse no mundo científico. O comportamento destes animais e sua complexa composição social são temas de teses e observações de especialistas como os zoólogos George McGavin e Adam Hart. Os dois construíram um formigueiro em laboratório para criar uma colônia e estudar a vida destes insetos e como eles se organizam. As conclusões da experiência, com curiosidades impressionantes e aprendizados que podem servir para os humanos, estão no programa Planet Ant, que estreia no canal BBC Earth no dia 30 de dezembro, quarta-feira, à meia-noite, com reapresentação dia 31 de dezembro, às 11h55 e às 18h05.

Após construir o formigueiro artificial, McGavin e Hart vão à natureza procurar um tipo de formiga cortadora de folhas para colonizá-lo. Enfrentam um árduo trabalho de dois dias para achar uma delas em especial: a rainha. Sem ela, as formigas não sobrevivem. É dela a responsabilidade por toda reprodução da colônia, mas, apesar disto, não é a rainha quem comanda as atividades. Cada formiga desempenha um papel específico e utiliza formas de comunicação para manter a ordem da colônia sem que haja um comando central.

A organização social é essencial para a vida desses animais. De acordo com McGavin, cada colônia funciona como um superorganismo. Para exemplificar isto, o documentário vai ao Georgia Institute of Technology, nos Estados Unidos, onde o cientista Nathan Mlot mostra a formiga-de-fogo. Muito popular no Norte do Brasil, esta espécie tem uma capacidade de agrupamento que permite que seus exemplares flutuem na água, impedindo a morte de uma colônia inteira e possibilitando a sobrevivência em áreas úmidas como a Amazônia.

A vida em sociedade também ajudou as formigas a atravessar Eras Geológicas e é um fator essencial para entender como elas chegaram até os dias de hoje. O programa visita o Museu Americano de História Natural onde o biólogo David Grimaldi mostra fósseis formados pela solidificação de âmbar de árvores. Neles, fora encontradas formigas em uma quantidade que leva a crer que elas já se organizavam em colônias há milhões de anos.

Viver de forma extremamente organizada, com seres que sabem seus papeis e vivem de forma eficiente em razão de um bem comum, faz das formigas um exemplo para os humanos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado