De volta aos palcos: Julia Palmeira estrela espetáculo “15 Cenas de Romeu e Julieta”


A atriz e cantora Julia Palmeira voltará aos palcos no próximo final de semana no grande papel de Julieta, de "Romeu e Julieta".

Depois de papéis marcantes em novelas do SBT como "Maria Esperança" e "Seus Olhos" e o curta metragem "O Mistério do Cachorrinho Perdido", Julia volta aos palcos neste final de semana com o espetáculo "15 Cenas de Romeu e Julieta", com adaptação e direção da respeitada Eliete Cigaarini.

O espetáculo "15 cenas de Romeu e Julieta", dirigido por Eliete Cigaarini, não surgiu por acaso: em parceria com o Teatro Garagem (espaço com mais de 10 anos de existência, comandado pela Anette Naiman), Eliete Cigaarini criou em 2015 o workshop "Processos em Shakespeare – estudo da peça Romeu e Julieta" -  direcionado para atores profissionais. O processo principal deste curso foi a construção dos personagens da obra seguido do estudo da contextualização do autor e de sua época. Conforme as cenas surgiam, eram interligadas umas às outras para melhor poder contar uma das mais belas histórias conhecidas de todos os tempos.

Após este percurso, o grupo de atores, apoiados por Eliete Cigaarini, decidiu fazer uma montagem de Romeu e Julieta. Nasceu, então, a ShakeCena Companhia de Pesquisa Teatral que tem por objetivos, além da pesquisa de novas linguagens de interpretação, investigar novos e consagrados autores dos gêneros dramático e literário, tanto nacionais quanto internacionais.

A formação da ShakeCena surgiu no desejo de Eliete Cigaarini, atriz com uma carreira de 30 anos no teatro, cinema e televisão de formar, aos moldes do CPT – Centro de Pesquisa Teatral (coordenado por Antunes), local onde estreou profissionalmente (1985) -, uma companhia de pesquisa teatral que pudesse produzir um teatro de repertório e visitar os maiores dramaturgos mundiais. Sua experiência como docente nas cadeiras de interpretação teatral e de TV por mais de 15 anos, também contribuíram para que ela realizasse esse antigo desejo: oferecer ao público um espetáculo que refletisse um estudo mais aprofundado, com novas metodologias e linguagens de interpretação.




O processo de adaptação e tradução
Como o espetáculo surgiu a partir de um workshop onde os atores "dobravam" os papéis, (já que a proposta era o estudo da construção de personagens), a ShakeCena Companhia de Pesquisa Teatral percebeu que esta seria uma escolha interessante que poderia atrair o público: dois "Romeus" e duas "Julietas". Esse processo possibilitou um estudo de linguagem de interpretação rico e visível ao público, comprovando-se que uma história pode ser contada de inúmeras maneiras.

Devido a esse processo de ensaios bem peculiar, a tradução e adaptação do texto se deu a cada cena. Várias traduções e textos na língua inglesa foram consultados para se escolher a melhor palavra para cada diálogo que traduzisse com fidedignidade o entendimento da trama e os conflitos dos personagens.

Quatro séculos sem Shakespeare
2016 encerra 400 anos da morte do autor e a Companhia ShakeCena acredita que a tradução dessa versão de Romeu e Julieta sempre estará "in progress" porque não há como traduzir as incontáveis metáforas expressas nos textos do "bardo", maneira como carinhosamente é chamado William Shakespeare até os dias de hoje por todos os amantes de sua obra.
 
Ficha técnica:
Tradução, direção e concepção – Eliete Cigaarini
 
Elenco:
Ator Personagens
Bruno Mikulskas Teobaldo
Cristian Nicolas Frei Lourenço 1
Gabriela Mendes Ama
José Pina Frei Lourenço 2
Jullia Palmeira Julieta 1
Lucas Saporetti   Benvólio
Ruan Pereira Romeu 1
Suelen Gonçalves Julieta 2
Tiago De La Rosa Romeu 2
Vinicius Franzolini Mercúcio
Figurinos – Lia Balieiro e Rozi Augusto
Iluminação – Cia. de Pesquisa Teatral ShakeCena
Concepção cênica – Eliete Cigaarini
Fotos – Tiago De la Rosa
Designer – Naya Nakamura e Ítalo Mendes
Direção de Produção – Gabriela Mendes
 
Realização – Cia. de Pesquisa Teatral ShakeCena
 
SERVIÇO:
15 cenas de Romeu e Julieta - livre adaptação da obra de William Shakespeare

Onde: Teatro Garagem (www.teatrogaragem.com.br) – Rua Silveira Rodrigues, 331 – Vl. Romana – a uma quadra da Rua Aurélia | Telefone: 11 - 98682-3333

Quando: de 27 de fevereiro a 27 de março, aos sábados e domingos às 16 e 21 horas

Quanto: R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia entrada) | Pagamento em dinheiro, cheque e débito.
Capacidade do espaço: 50 lugares

Duração: 1h15 min.

Classificação etária: Sessão vespertina (16 horas): livre | Sessão noturna (21 horas) – a partir de 12 anos

facebook.com/shakecena
facebook.com/teatrogaragem
 
Agradecimentos: Oficina de Atores Nilton Travesso, Restaurantes Planetas e Luna de Capri.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado