“Os Náufragos do Louca Esperança”, do Théâtre du Soleil, é exibido no SescTV

Com direção de Ariane Mnouchkine, o espetáculo vai ao ar pela primeira vez na televisão, em duas partes, nos dias 26 e 27/2, às 22h 

 
Foto: Alexandre Nunis

SescTV apresenta a versão audiovisual da dramaturgia Os Náufragos do Louca Esperança, da diretora francesa Ariane Mnouchkine, uma das mais importantes diretoras de teatro no mundo.  A peça, encenada pelo grupo Théâtre du Soleil, foi livremente inspirada no romance póstumo Les Naufragés du Jonathan (Os Náufragos do Jonathan), de Júlio Verne. Inédito, com duração de 182 minutos, o filme será exibido em duas partes e irá ao ar nos dias 26, sexta, e 27/2, sábado, sempre às 22h.

Escrita em parceria com Hélène Cixous e musicada por Jean-Jacques Lemêtre, a peça se passa em 1914, quando um grupo de amigos decide fazer um filme às vésperas da Primeira Guerra Mundial.  Eles se reúnem no sótão do Cabaré-restaurante chamado "Louca Esperança", que fica à margem do rio Marne, para filmar um longa-metragem mudo, dirigido por um cineasta socialista.

O roteiro do filme mudo narra a história de pessoas que deixaram o País de Gales e estavam seguindo em direção à Austrália, quando o navio, também chamado "Louca Esperança", naufragou na região da Terra do Fogo. Ali, eles tentam construir um modelo de comunidade em meio aos discursos políticos e utópicos sobre o futuro da Europa.

O filme foi gravado em outubro de 2011 no Sesc Belenzinho, na capital paulista, quando a trupe francesa esteve ali para uma temporada de 15 apresentações da peça. A versão filmada foi exibida no CineSesc, em outubro de 2013, durante a 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, com a presença de  Ariane Mnouchkine. A obra também foi lançada em DVD triplo pelo Selo Sesc, em 2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado