Documentário, dirigido por Cristiano Burlan, é gravado durante o MIRADA - Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos


 

Realizado pelo SescTV, a produção intitulada "No se Mira Impunemente" acompanha as atividades apresentadas durante o festival



Gravação do documentário No se Mira Impunemente. Foto: Divulgação.


No mês em que o Sesc completa 70 anos, o SescTV participa da 4ª edição do MIRADA - Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos, realizado de 08 a 18/09. A convite do festival, o diretor de cinema e teatro Cristiano Burlan está na cidade litorânea para preparar seu mais novo documentário, No se Mira Impunemente. Realizada pelo SescTV, a produção acompanha as atividades apresentadas no MIRADA, bem como o trânsito das pessoas pelos espaços públicos de Santos. O título do documentário, que será exibido pelo canal em 2017, ainda sem data definida, é inspirado na pintura No se Mira Impunemente pela Ventana, do diretor teatral e artista polonês Tadeusz Kantor.  

 

Burlan e sua equipe constroem o documentário à medida que o festival se desenrola. Ao longo de dez dias, acompanham espetáculos e performances, processos criativos dos artistas, atividades formativas, o trânsito das pessoas pelos espaços públicos de Santos e a contribuição provocada por esses encontros. "A busca é captar instantes em que a relação de som e imagem possam conduzir a uma materialidade audiviosual imersiva", explica Burlan. "É por isso que também optamos por planos de cobertura da cidade de Santos e pela filmagem de alguns ensaios gerais, na busca por capturar a relação do diretor com a obra em ato de ensaio, em ato de direção", completa.

 

Partindo dos 42 espetáculos e 12 países presentes no festival, o diretor escolhe obras que dialogam com a realidade social e política das nações e que provocam questões estéticas e peculiares, a exemplo dos dramaturgos Antunes Filho, do Brasil; Angélica Liddel, da Espanha; Rodrigo García, da Argentina, entre outros. A 4ª edição do MIRADA homenageia a Espanha e se relaciona com contextos sociais ibero-americanos e as dificuldades vividas nos dias de hoje.

 

Além da gravação do documentário, o SescTV está presente no MIRADA com a Videoinstalação Olho-Urubu, que mostra 26 videopoemas com duração entre um minuto e meio e cinco minutos cada, realizados na última edição do festival, com direção de André Gerreiro Lopes. Os filmes trazem o trabalho de participantes da oficina Imersão Olho-Urubu - Laboratório Audiovisual SescTV, promovida pelo canal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado