Produzido pela Unnova, documentário mostra história e luta do povo Krenak

História, resistência e luta contra o extermínio do povo indígena tem lançamento digital em 15 de setembro


Em 15 de setembro, o documentário "Guerra Sem Fim: Resistência e Luta do Povo Krenak" será lançado nas plataformas digitais. Feito pela Unnova Produções em parceria com o Ministério Público Federal, o documentário narra a história, resistência e luta contra o extermínio, em especial no período da ditadura militar, do povo indígena Krenak.

O filme traz depoimentos de membros da etnia Krenak e de especialistas, colhidos pelo Ministério Público Federal de Minas Gerais e pelo GT sobre povos indígenas da 6ª Câmara do MPF, que têm proposto ações em defesa dos direitos do povo Krenak.

A partir dos registros, o documentário aborda as origens do povo Krenak, os encontros violentos com os brancos, e as campanhas de extermínio que ocorreram desde a colônia até durante a ditadura militar de 1964-1985. Os Krenak são sobreviventes e resistem a políticas estatais de extermínio desde a colônia - de ordens oficiais genocidas até torturas, presídios, remoções, trabalhos forçados etc. Isso só foi acirrado no século XX com a ditadura. Os depoimentos mostrados na parte 2 do documentário exemplificam essas questões e mostram inclusive que os índios foram proibidos de falar sua língua e manter seus costumes, uma violência cultural que deixa marcas até hoje.

Além de assinar a direção, roteiro e edição, a Unnova produziu uma marcante trilha sonora original para o documentário. O filme foi lançado na Semana de Anistia e fez parte da Virada Sustentável 2016.

O documentário será transmitido pela primeira vez às 17h do dia 15 de setembro. Já a partir das 17h30, a Unnova fará um debate online por meio de sua página oficial do Facebook - https://www.facebook.com/unnovaprod, e contará com o apoio e participação da Rede Cidadão do Mundo, direto do evento Cine Clube Ciber + Cultura, organizado por Vinícius Mendonça na Universidade Federal do Espírito Santo.

Confira o teaser do documentário: https://www.youtube.com/watch?v=ogMaI--Zdug


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado