Oi Futuro apresenta “Vila dos Mistérios”, de Julia Debasse, no Projeto Tech-Nô


 

·         Obra baseada no afresco "Villa dei Misteri" de Pompeia estará na área externa do centro cultural no Flamengo a partir de 20 de setembro

 

 

O Oi Futuro apresenta, a partir do dia 20 de setembro, o trabalho da carioca Julia Debasse. Baseada na obra "Villa dei Misteri", um dos afrescos mais famosos da Arte Romana, a artista produziu "Vila dos Mistérios". O trabalho faz parte do Projeto Tech-Nô, que transforma a vitrine externa do Oi Futuro no Flamengo em suporte permanente para intervenções artísticas.

 

Orixás, papangus e bate-bolas, beduínos eguns, índios com máscaras Tucuna, personagens da Commedia Dell'arte, todos eles convivem na pintura de 12 metros de comprimento "Vila dos Mistérios". Em sua obra, a artista recria a arte de Pompeia com figuras que usam adereços de diferentes culturas, onde a única coisa em comum é o fato de que todos têm o rosto coberto de alguma forma. "É um trabalho que fala sobre a apropriação cultural, sobre como ela é algo inescapável e como tudo que somos é permeado por camadas de trocas ao longo de séculos.", explica Julia.

 

Nascida no Rio de Janeiro, Julia Debasse é uma artista e compositora que trabalha principalmente com pintura e desenho. Sua principal formação foram os cursos livres do Parque Lage até ser selecionada para um programa para jovens artistas da Casa Daros, onde participou de uma série de workshops com artistas e curadores latino-americanos. Julia já participou de dezenas de exposições coletivas e salões. Este ano foi convidada à Itália para a realização de um mural em uma cidade na Sicília. Sua pintura mescla referências populares com a alta cultura, abordando a criação da imagem em um mundo além da arte contemporânea.  A artista é representada pela Artur Fidalgo Galeria, onde realizou sua primeira exposição individual, denominada "Ao meu Prezado Predador", em 2014

 

 

Sobre o Projeto Tech_Nô

 

 O Projeto Tech_Nô, título da ocupação de uma vitrine de 13 metros lineares na área externa do corresponde a uma iniciativa que pretende dar ao público a oportunidade de conhecer melhor a produção contemporânea, seja dos novos talentos ou de nomes já consagrados. A proposta se constitui num incentivo à criação artística voltada às experiências unindo arte e tecnologia, contrapondo ou articulando "alta tecnologia" com a tradição, expressa pela metáfora do "teatro Nô" japonês.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado