MOSTRA ARQ.FUTURO - A CIDADE E O CINEMA terá sessões gratuitas em São Paulo e no Rio de Janeiro
Entre os 20 títulos que serão exibidos de 29 de setembro a 05 de outubro, estão nove documentários inéditos no Brasil
O evento propõe refletir sobre a relação cidadão-cidade, a partir retratos e relatos construídos por renomados cineastas
No período de 29 de setembro a 05 de outubro, quinta a quarta-feira, será realizada a Mostra Arq.Futuro – A Cidade e o Cinema,com exibições gratuitas nas unidades Augusta e Botafogo do Espaço Itaú de Cinema. O evento vai apresentar sessões especiais de documentários sobre arquitetura, muitos deles inéditos no Brasil,com apresentação de especialistas antecedendo as sessões das 19h30.
Na programação estão os documentários inéditos no Brasil: The Competition, de Angel Borrego Cubero (Espanha,2013);The Human Scale, de Andreas Dalsgaard (Dinamarca,2012); Kochuu, de Jesper Wachtmeister (Suécia,2003);Detropia, deHeidi Ewing/Rachel Grady, (EUA,2012);Gehry's Vertigo, de Ila Bêka & Louise Lemoine, (França,2013); The Architect, deJonathan Paker, (EUA,2016); Arab Women in Architecture, produzido por Omrania and Associates e Center for the Study of the Built Environment, (Jordânia,2014); Unfinished Spaces, de Benjamin Murray/Alysa Nahmias (EUA,2011) e My Playground, de Kaspar Astrup Schröder (Dinamarca,2009).
A Mostra Arq.Futuro – A Cidade e o Cinema exibirá também os clássicosCasanova, de Federico Fellini; Playtime, de Jacques Tati e Cidade Oculta, de Chico Botelho.
Impossível falar em "cidade" sem recorrer às diferentes linguagens que a traduzem. O cinema é uma delas. Desde seu advento como indústria, o cinema "olha" o ambiente urbano, seus personagens, suas pulsões e interações.
A Mostra Arq.Futuro – A Cidade e o Cinema pretende captar esses olhares múltiplos, numa curadoria que destaca longas de ficção novos e antigos, além de documentários, em produções nacionais e estrangeiras. O evento tem curadoria deWashington Fajardo, arquiteto, urbanista e presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, e Ugo Giorgetti, premiado cineasta brasileiro, diretor de Uma Outra Cidade e Boleiros, entre outros filmes.
A mostra consolida o diálogo que oArq.Futuro vem construindo com o cinema. Em 2014 foi realizada a mostra Arq.Futuro A Cidade e a Água, com lançamento do documentário Marcas da Água, dirigido por Jennifer Baichwal e Edward Burtynsky. Em 2015, o Arq.Futuro promoveu o concurso de argumentos cinematográficos#Inquietações_SP, em parceria com a Academia de Filmes.
Comentários