Surfistas e transexuais falam sobre preconceito, rivalidade e ética em programa inédito no SescTV


 

Com direção de Kiko Goifman, a atração será exibida no dia 06/10, quinta, às 22h


Vanessa Spears. Foto: Divulgação.

Último episódio da série EstilhaçosNa Passarela e na Prancha, conversa com surfista e candidatas de concurso de Miss Gay e Miss Trans sobre temas como preconceito, rivalidade e ética em suas trajetórias. Dirigida pelo cineasta Kiko Goifman, a atração inédita vai ao no dia 06/10, quinta, às 22h, no SescTV (assista emsesctv.org.br/avivo).

 

Honestidade, transparência e respeito são os principais elementos éticos que surfistas e transexuais acreditam que devem estar presentes em todos os campeonatos e concursos. "A gente entende que não é ético uma pessoa tirar a coroa da outra só porque ela ganhou", expõe o bancário Tay Ferreira, um dos organizadores do Miss Gay e Miss Trans, em Araraquara (SP). Já para o surfista Cisco Araña, a disputa em campeonatos, como o de surf, aumenta quando há câmera filmando, devido ao ego dos surfistas.

 

Seja na água ou na passarela, esses grupos estão certos da existência da rivalidade. A surfista Diana Carbone fala sobre as brigas entre surfistas, que, segundo ela, já foi pior; e a chef de cozinha Daniela Moreira, candidata em concursos de beleza gay, confirma essa rivalidade. "É uma querendo ser melhor que a outra. Você tem que ter humildade", assegura.

 

Estigmatizados, os dois grupos lembram momentos de dificuldade, preconceito e superação que passaram em suas trajetórias. Araña conta que, na época da repressão no Brasil, se alguém tentasse surfar tinha a prancha apreendida e quebrada. "Nós não podíamos usar cabelos compridos e nem camiseta flower", diz. Ele recorda que a situação deixou os surfistas rebeldes. "O que a gente queria era liberdade", articula. "A gente lutou muito contra isso até que o surf se tornou profissional", completa.

 

A cabeleireira e maquiadora Mariana Roxy chama a atenção para o preconceito que muitas pessoas têm em associar o fato de se vestirem – ou se "montarem" - com roupas e maquiagens femininas com prostituição. "Não veem que ser drag é ser um palhaço. A gente pinta a cara para alegrar à noite com mais luxo", esclarece. A professora de dança Vanessa Spears, cujo sobrenome tomou emprestado de Britney Spears por fazer cover da cantora, comenta que recebeu o apoio do pai, da mãe e da avó quando lhes contou sobre a sua sexualidade, e para ela apenas isso é o que importa.

 

O episódio discute ainda temas como as marcas que patrocinam o surf; praias que não aceitam surfistas turistas; diferença entre Miss Gay e Miss Trans; além de narrar como os transexuais começaram a fazer shows e a modificarem seus corpos.

 

Sobre a série Estilhaços:

 

Formada por 52 episódios de 30' cada, a série reflete sobre a ética aplicada no cotidiano de diferentes grupos sociais. Dentre os entrevistados estão publicitários, como Washington Olivetto e Duda Fernandez, atores como Hugo Possolo, um dos fundadores do grupo Parlapatões, a cartunista Laerte, porteiros, presidiários, motoboys, moradores de rua, restauradores de arte e vendedores ambulantes. Cada programa tem a participação de dois grupos distintos de personalidades conhecidas ou não, que são intercalados, no processo de edição, permitindo ao espectador traçar paralelos e identificar diferentes modos éticos de lidar com as questões cotidianas.

Sent with SndLatr for Gmail

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado