Oi Futuro recebe a 14ª edição do Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens
· Programação no centro cultural no Flamengo terá artistas da Bélgica, Peru, Bósnia, França, Quebec e Brasil
Rio de Janeiro, 30 de setembro de 2016 – De 1 a 8 de outubro, o Oi Futuro no Flamengo recebe o 14º Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens (FIL), que este ano traz o questionamento "quantos mundos cabem em nossas mãos?". O FIL recebe artistas da França, Bélgica, Peru, Bósnia, Finlândia, Dinamarca e do Brasil e o centro cultural no Flamengo terá em sua programação performances, espetáculos e mesas redondas.
"O FIL convida o público a se divertir, experimentar, e desafia você a refletir sobre sua identidade e sobre o lugar que deseja ocupar no mundo. O Festival poderá acontecer a seus pés, em todos os sentidos e também ao pé dos seus ouvidos", diz Karen Acioly, diretora do Festival.
PROGRAMAÇÃO DO FIL NO OI FUTURO:
LE PETIT PENCHANT – Bélgica
Eu estava lá em cima... era novidade.
Alguém mais também... quem?
Podíamos cair... o que é esse "podíamos"? Estávamos com medo, nos divertíamos,
Inventávamos, misturávamo-nos,
Brincávamos, encontrávamo-nos.
Um espetáculo sobre desafetos, afetos, descobertas.
"O que fazer quando existe o outro? O que fazer quando o outro existe no mesmo espaço limitado que o seu? Até quando o outro pode despertar em nós a raiva, o medo e o desejo da rivalidade? Até quando o outro nos provoca o desejo de amar, de proteger e de cuidar? Um poema em forma de espetáculo para bebês. Um bijou do FIL." (Karen Acioly)
Petit Penchant
Oi Futuro Flamengo
Dia 1/10, sábado, às 16h
Dia 2/10, domingo, às 16h
Teatro visual
Classificação: + 2 anos
Assista ao vídeo em: https://www.youtube.com/watch?
ODISSEIA - Peru / Bósnia
Odisea é um conto que tem alma universal. Há um herói que empreende uma viagem iniciática lidando com distâncias físicas e metafísicas. No final regressa para compartilhar suas conquistas com seus entes amados.
Mas o que fazem os seres amados, esperam o grande viajante? Acaso ficam parados e imutáveis? A espera não é uma viagem?
"Sou suspeitíssima para falar desse espetáculo, pois ainda não vi. É uma aposta certeira do FIL. Inês Pasic é aquela multi-artista que veio da Bósnia e reinventou o teatro de marionetes ao usar o corpo como lugar do teatro de animação. Seus espetáculos Cuentos Pequeños e Desde o Azul fizeram iluminado sucesso em edições anteriores do FIL. Posso dizer que é coloco minha imaginação no fogo por ela e por tudo o que ela faz. O espetáculo veio quentinho do forno, pois acabou de estrear em Lima." (Karen Acioly)
Oi Futuro Flamengo
Dia 7/10, sexta-feira
Mesa – O processo criativo – companhia Hugo e Ines, das 17h às 19h.
Odisseia
Dia 7/10, sexta-feira, às 20h
Dia 8/10, sábado, às 11h
Linguagens: marionetes corporais, teatro do objeto, mix
Classificação: + 5 anos
Assista ao vídeo em: https://vimeo.com/178814855
SHAPE OF LIGHT - França
Forma da Luz. É uma performance visual e sonora em torno da exploração da luz como um corpo espacial e suas possíveis interações com o corpo que dança . É um espetáculo contemplativo que experimenta a questão da luz no espaço , mudando e interagindo com o corpo vivo de um dançarino.
"Thomas Pachoud é um gênio! Inventa programas onde o digital contracena com o humano. Não se trata somente de projetar o programado, mas de interagir fortemente com ele. Convidamos Thomas para encontrar a bailarina francesa Eleonore Guisnet , para dançar a forma da luz. Uma belezura só." (Karen Acioly)
Shape of light
Oi Futuro Flamengo
Dia 1/10, sábado, às 18h e às 20h
Dia 2/10, domingo, às 20h
Linguagens: arte digital + dança contemporânea
Classificação: + 7 anos.
Assista ao vídeo em: https://vimeo.com/178897546
MESAS REDONDAS
Thomas Pachoud - França
"Thomas Pachoud é um gênio! Inventa programas onde o digital contracena com o humano. Não se trata somente de projetar o programado, mas de interagir fortemente com ele. No Brasil, conceituou toda a parte digital do espetáculo Cabelos Arrepiados. Atualmente completou seu doutorado em artes digitais e criou Shape of Light, seu primeiro espetáculo também como diretor." (Karen Acioly)
O que vai fazer no FIL?
- Criar toda a concepção digital para o espetáculo Benja.
- Dar uma master class após a apresentação de Shape of Light.
- Bater um papo com os outros artistas convidados do FIL e platéia.
Oi Futuro Flamengo
Dia 4/10, terça-feira
Mesa Redonda Artistas Visuais, das 19h às 21h.
Gilmar Machado - SP / Brasil
É cartunista, publica seus desenhos em jornais, revistas e livros do Brasil e Portugal. É autor de oito álbuns de tiras/quadrinhos, três deles adotados pelo governo para distribuição em bibliotecas públicas. O livro mais recente: "Mistifório". Recebeu o prêmio HQ MIX de melhor cartunista brasileiro e conquistou o Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog.
O que vai fazer no FIL?
- Pintar uma mesa gigante, durante uma tarde.
- Lançar seu mais recente livro de HQ.
- Bater um papo com os outros artistas convidados do FIL e platéia.
Oi Futuro Flamengo
Dia 4/10, terça-feira
Mesa redonda Artistas Visuais, das 19h às 21h
Ruis Vargas SP - Brasil
Ruis é quadrinista e designer gráfico. Começou a publicar em Recife, em 1990, na imprensa alternativa e algo esporádico no Jornal do Commercio e na Folha de Pernambuco. Voltou para São Paulo após dois anos de fuga de sua cidade natal e publicou suas tiras de humor, entre elas o Bobo da Corte, no Jornal da USP, O Butantã, Página Central e Revista E (SESC). Entre 2002 e 2013, esteve preso numa geleira no Alasca que o impediu de desenhar quadrinhos, retomando apenas em 2013, por conta aquecimento global em estágio avançado. Atualmente, publica tiras dominicais nos jornais A Cidade, de Ribeirão Preto eTribuna Impressa de Araraquara. A tira Bobo da Corte está presente também no tabloide de tiras "O Tiraço" e na Revista do Sesi.
O que vai fazer no FIL?
- Pintar uma mesa gigante com Gilmar Machado, durante uma tarde.
- Lançar seu mais recente livro de HQ.
- Bater um papo com os outros artistas convidados do FIL e platéia.
Oi Futuro Flamengo
Dia 4/10, terça-feira
Mesa redonda Artistas Visuais, das 19h às 21h
Suzanne Lebeau - Quebec
Uma das mais importantes e atuantes autoras do teatro contemporâneo para crianças e jovens a dramaturga "quebecoise" escreveu mais de 30 peças teatrais originais, além de adaptações , traduções. É reconhecida mundialmente como figura chave da nova dramaturgia, onde questões de relevância da infância de hoje são colocadas através do olhar da criança. Seus textos fortes e de estrutura dramática ousada e impecável já foram traduzidos para mais de 23 idiomas diferentes. No Brasil, o FIL foi pioneiro em apresentar Suzanne através do espetáculo O Ogroleto; vencedor do Prêmio Zilka Salaberry como melhor espetáculo, direção, ator e atriz, em 2009.
O que vai fazer no FIL?
- Participar de uma roda de conversa onde 3 diretores que encenaram O Ogroleto mostrarão seus pontos de vista e encenações para um bate-papo com o público
- Bater um papo com os outros artistas convidados do FIL e plateia
Oi Futuro Flamengo
Dia 4/10, terça-feira
Mesa redonda com Suzanne Lebeau, das 16h às 18h
Sent with SndLatr for Gmail
Comentários