História de Hillary Clinton é destaque na programação do BIO durante o feriado de 12 de outubro

 

Atual Secretária de Estado da gestão Barack Obama, Hilary Clinton é uma figura pública que já faz parte da história de seu país. Prestes a completar 65 anos (nasceu em 26/10), a mulher de Bill Clinton terá sua trajetória repassada no Biography: Hillary Clinton, exibido pelo BIO no dia 12/10, sexta-feira, às 15h.

 

Nascida em Chicago, mas criada em Ilinois (EUA), Hilary desde muito jovem foi atraída pela política. Nos anos 60, curiosamente, era afiliada ao Partido Republicano. Porém, sua vertente mais conservadora logo deu lugar a ideais liberais e em 1968 se uniu à oposição, o Partido Democrata. A deputada, senadora e ex-primeira dama, participou de momentos marcantes da política norte-americana, como da campanha do ex-presidente Jimmy Carter (que governou entre 1977-1981), assim como do processo judiciário durante o caso Watergate (que resultou na renúncia do presidente Richard Nixon em 1974). Durante os anos 80, além de ser a primeira dama do estado de Arkansas, do qual seu marido foi governador por 12 anos, também trilhou uma carreira de sucesso como advogada. Em 1993, tornou-se primeira dama do país, quando Bill Clinton tomou posse como presidente dos Estados Unidos – cargo que ocupou por dois mandatos, até 2011.

 

O programa também mostrará as dificuldades enfrentadas por Hilary quando as esferas de sua vida pessoal e política colidiram. Em 1998, a Casa Branca foi abalada pelo escândalo Mônica Lewinsky, uma ex-estagiária que alegou ter tido relações sexuais com Bill Clinton. Humilhada diante da opinião pública internacional, Hilary não se deixou abater e manteve-se firme ao lado do marido. Tal postura se mostrou assertiva quando Hilary ganhou o pleito para senadora por Nova York, sendo a primeira mulher a representar o estado no senado, e seu marido deixou a Casa Branca como um dos presidentes norte-americanos mais bem avaliados da história.

 

Em 2007, anunciou sua candidatura à presidência dos EUA, mas seu colega de partido, Barack Obama foi eleito o candidato dos Democratas durante as eleições primárias. Uma vez empossado como a autoridade executiva do país, Obama a nomeou Secretária de Estado, cargo que ela ainda ocupa.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado