Cocoricó estará nos cinemas com clássicos infantis durante a Semana da Criança
Filme Cocoricó Conta Clássicos, que será exibido exclusivamente entre os dias 12 e 18 de outubro, apresenta adaptação de cinco histórias com interpretação dos personagens da série
A Turma do Cocoricó, série infantil de sucesso da TV Cultura, volta aos cinemas, agora com o filme Cocoricó Conta Clássicos, longa com adaptação de cinco grandes clássicos infantis internacionais, interpretados pelos personagens Júlio, Lilica, Caco, Zazá, Mimosa, Alípio e seus amigos. O longa será exibido exclusivamente durante a Semana da Criança, de 12 a 18 de outubro, em São Paulo, Salvador (BA), Juiz de Fora (MG), Rio de Janeiro, Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Brasília (DF), Sorocaba (SP), Tubarão (SC), João Pessoa (PB), entre outras cidades.
Pela primeira vez no cinema esses personagens vão contar, à maneira deles, alguns dos mais importantes contos da literatura mundial infantil. O Corcunda de Notre Dame, Rapunzel, A Cigarra e a Formiga, A Bela e A Fera e O Flautista de Hamelin são apresentados de um jeito nunca visto antes. O paiol da fazenda vira a Catedral de Notre Dame, o castelo da fera ou a torre de Rapunzel. A cigarra e a formiga se passa no velho oeste e O Flautista de Hamelin acontece no nordeste brasileiro.
E as surpresas não acabam por aí. A TV Cultura aproveita o momento e coloca, gratuitamente, um conto exclusivo, que não estará no cinema, à disposição no Itunes Brasil: Oribela Adormecida é a versão de nossos heróis para a clássica A Bela Adormecida e pode ser vista pelo link WWW.oribela.mobz.me. João narra a história na forma de rap. Uma jovem princesa vivida por Oriba recebe a maldição de uma bruxa que a fará dormir para sempre ou até que um príncipe apaixonado a beije. Tarefa para o príncipe Júlio.
Sinopse
A Turma da Fazenda mais divertida do Brasil resolveu interpretar alguns clássicos infantis para a criançada. Como se isso não bastasse, Júlio e seus amigos ainda deram uma leve mexida nas histórias, deixando-as muito mais engraçadas. Confira os clássicos: Cocoricunda, com o Feito no papel de Corcunda; Rapunzilica, com a Lilica e suas lindas tranças; Os Cigarras e As Formigas, onde Lilica, Caco e Júlio são as cigarras e Zazá, Mimosa e Lola interpretam as formigas; Belalilica e Ditofera, com a Lilica no papel da Bela e o Dito, da Fera; e O Gaitista de Quixeramobim, onde o Júlio encanta todos com sua gaita. Não perca!
Storyline dos contos:
Cocoricunda de Notre Dame
Essa versão infantil do clássico de Victor Hugo, O corcunda de Notre Dame, traz nosso querido Feito no papel principal. São as desventuras do corcunda até ser coroado como herói.
Rapunzilica
Lilica ganha longas trança para viver Rapunzilica. Nessa versão do clássico Rapunzel, dos irmãos Grimm, uma jovem princesa vive aprisionada em uma torre e usa o comprimento de seus cabelos para se comunicar com o príncipe Júlio.
Os Cigarras e As Formigas
Adaptação livre da fábula A Cigarra e a Formiga, de La Fontaine. Os heróis vivem numa cidade do velho oeste e se dividem em duas turmas opostas: os artistas e músicos que só pensam em cantar e se divertir, e os operários que só querem trabalhar.
Belalilica e Ditofera
A Turma da Fazenda conta a história de A Bela e a Fera, onde Lilica faz o papel de Bela e Júlio interpreta o príncipe rebelde, que é punido e transformado em fera. Dito assume o personagem como Fera e tem de conquistar o coração de Lilica antes que a última pétala de rosa caia.
O Gaitista de Quixeramobim
A clássica história O Flautista de Hamelin, dos irmãos Grimm é adaptada para o nordeste brasileiro. Completamente narrada na forma de um repente, os personagens precisam da ajuda de um gaitista para resolver o problema da invasão de ratos. Ou seria a invasão de um rato?
Trailler Cocoricó Conta Clássicos
http://www.youtube.com/watch?v=tbEGjbeKB-A
Histórico do Cocoricó
Há 16 anos no ar, em 1995 a equipe do Departamento infanto-juvenil da TV Cultura criou o Cororicó, que entrou no ar no ano seguinte, com os personagens Júlio, Lilica, Lola, Zazá, Alípio, Caco, Mimosa e mais dois personagens que não existem mais: Kiko (papagaio, tio do Caco) e Galo Galileu. Outros personagens, como Oriba, Dito e Feito, Toquinho, Astolfo, o Avô, Avó, Pato Torquato Pata Vina, Sapo Martelo e João também passaram a compor o programa ao decorrer dos anos.
Além dos episódios na fazendo, o Cocoricó também criou o Cocoricó na Cidade, onde o personagem principal, Júlio, visita seu primo João, que mora em um centro urbano. Em 2010 foi exibido Cocoricó – O Ano da França no Brasil – onde a turma da fazenda recebeu a visita de Chanteclair, um galo francês, que traz a tona vários costumes, objetos, palavras e atitudes provenientes da influência da cultura francesa no Brasil.
Recentemente um novo modelo de programa entrou no ar na TV Cultura de segunda a sexta-feira. O Cocoricó Ao Vivo tem duração de uma hora diária e conta com convidados especiais. O cantor Daniel, a apresentadora Palmirinha, o jogador Raí e o apresentador Ronnie Von são algumas dessas personalidades que já participaram da série.
A série COCORICÓ tem como objetivo propor às crianças conteúdos ou temas relativos às áreas cognitiva, emocional, física e social. Procura despertar a atenção das crianças e estimular sua curiosidade e interesse pelo conhecimento nas áreas mencionadas, além de incluir informações básicas para facilitar sua assimilação.
Também está sempre presente a preocupação com conceitos universais de saúde, com a aprendizagem de valores e o desenvolvimento de atitudes sustentáveis que levem a uma vida melhor.
A Mobz, companhia especializada em distribuição de conteúdo especial nos cinemas, realiza a distribuição do filme.
Ficha técnica
Elenco
Álvaro Petersen Junior - Vovó, Dito, Oriba
Eduardo Alves – Lola, João, Pato Torquato
Enrique Serrano – Feito, Martelo, Toquinho, Astolfo
Falcon Mantovani – Dorivaldo
Fernando Gomes – Júlio, Vovô, Roto
Kelly Guidotti – Lilica, Mimosa, Pata Vina
Leo Abel - Alípio
Neusa de Souza – Zazá, Caco
Assistentes de manipulação
Carlota Joaquina
Rubinho Louzada
Figurinos
Edson Braga
Thais Cerajolli
Trilha sonora
Fernando Salem
Hélio Ziskind
Direção musical
Fernando Salem
Assessoria pedagógica
Fernanda Colonnese
Myrian Appel
Produção executiva
Fernanda Pedroso
Patrícia Barretos
Roteiro
Andréa Midori Simão
Enéas Carlos Pereira
Regina Soler
Comentários