BBC HD ESTREIA STARGAZING

 

Professor Brian Cox e Dara O Briain

 

Na segunda-feira, dia 18 de março, às 21h horas, a BBC HD estreia exclusivamente para a América Latina o programa Stargazingprograma exibido em três episódios que traz as maravilhas do céu noturno às salas de estar dos telespectadores.

 

Apresentado por um líder cientista, o Professor Brian Cox, e um conhecido apresentador de TV, Dara O BriainStargazing traz a ciência mais recente do Universo, e oferece dicas e sugestões sobre como começar a observar as estrelas e navegar em torno dos céus. O público poderá encontrar várias respostas para algumas das grandes questões do universo!

 

Criado com a audiência internacional em mente, Stargazing será composta por três episódios, cada um com 50 minutos de duração, transmitidos a partir da sala de controle do Jodrell Bank, rádio observatório, em Cheshire, no Reino Unido. Além do Professor Brian Cox e de Dara O Briain, a equipe de apresentação é composta por Liz Bonnin (Bang Goes The Theory), o renomado astrônomo Mark Thompson, assim como algumas celebridades muito conhecidas, incluindo o músico Brian May da banda de rock Queen, que é também um astrofísico.

 

Cada episódio é focado em uma área diferente de discussão e interesse astronômico – "Marte", "Terra" e "O Big Bang"Dara O Briain e o Professor Brian Coxvão ancorar a transmissão em um estúdio em Jodrell, enquanto Mark Thompson Liz Bonnin relatam diferentes tópicos ao redor de todo o mundo. No final de cada episódio, os colaboradores do programa – um astronauta, um cientista ou uma celebridade convidada – participam de um debate bem humorado, uma discussão no sofá sobre o Universo.

 

Na segunda-feira, dia 8 de março, às 21h a BBC HD vai exibir o primeiro episódio, intitulado "Marte", que vai investigar por que os cientistas acreditam que pode ter havido vida no Planeta Vermelho há três bilhões de anos. O Professor Brian Cox vai explorar a história do planeta, o motivo dele ser vermelho, das suas luas não serem esféricas e de não tem uma atmosfera.  Liz Bonnin também dará uma olhada nos tipos de Rovers que foram enviados a Marte antes da Curiosity. A audiência global mostrará como detectar planetas como Marte à noite e o projeto 'Mars Zooniverse' será lançado, assim, os espectadores podem ajudar a rastrear locais em potencial para a existência de água líquida em Marte – um bom indício de que a vida poderia ter existido no passado e um alvo para futuras missões a Marte.

 

No segundo episódio de Stargazing"Terra", o público vai descobrir o que pode aprender sobre o planeta, olhando para o espaço, bem como olhar para a Terra a partir do espaço. Mark Thompson demonstrará aos espectadores como, de fato, estamos arremessados através da terra a uma velocidade vertiginosa e demonstrará como tirar fotos de lapso de tempo para provar isso. Da Austrália, o professor Brian Cox mostrará como os céus do sul fornecem pistas vitais sobre como encontramos a nossa posição no universo e Liz Bonnin viajará aos EUA para descobrir como a NASA rastreia asteroides que colocam a Terra em perigo. Ela também apresentará um relatório sobre como a agência espacial planeja pousar asteroides para extrair suas riquezas minerais. O episódio também vai mostrar aos telespectadores os locais de satélites e monitorar o maior sistema solar, revelando o que eles nos ensinaram sobre a Terra.

 

O capítulo final, "O Big Bang", fará com que os assinantes mergulhem na história do universo simplesmente olhando para o céu à noite. No local, em Maryland, Liz Bonnin examinará telescópios espaciais da NASA que nos permitem ver um passado distante e dar uma olhada na mais recente peça do aparelho que está sendo construído – o telescópio espacial James Webb Space – que deverá ser lançado em 2018. A equipe também estará caçando a Supernova e descobrindo mais sobre as estrelas moribundas que colocaram as maiores telas de fogos de artifício no universo.  Da Austrália, o professor Brian Cox irá revelar mais segredos do Big Bang e mostrar aos telespectadores como eles podem ouvir seus ecos ainda hoje.

 

Sobre os apresentadores:

·                    Dara O'Briain

Dara O Briain é um comediante stand-up e apresentador de televisão, conhecido no Reino Unido por protagonizar o programa Mock the Week da BBC e The Panel na RTÉ 2 da Irlanda. Dara é um dos poucos artistas a protagonizar programas de comédia de sucesso, tanto no Reino Unido quanto na Irlanda, sua terra natal. Ele começou sua carreira na televisão como apresentador mirim no RTÉ e realizou seu primeiro show stand-up no circuito de comédia irlandesa, depois de estudar na University College, de Dublin, onde cursou Física Matemática.

 

Dara ganhou destaque na Irlanda como anfitrião do game show Don't Feed The Gondolas (1998-2000). Depois, Dara co-fundou a produtora de televisão Happy Endings Productions, cujo programa mais famoso na Irlanda é The Panel (2003 a atual). O programa tornou-se um dos mais comentados na Irlanda e foi duas vezes nomeado na categoria de melhor programa de entretenimento no IFTA (Irish Film and Television Award).

 

Sua grande chance na televisão foi em 2003, quando se tornou anfitrião do Live Floor Show da BBC2. Dara esgotou ingressos, em Edimburgo, em 2002, um feito que se repetiu nos próximos três anos. Em 2005, foi o solo de comédia stand-up mais vendido no Fringe de Edimburgo. Protagonizou nove temporadas de sucesso do jogo Mock the Week for BBC e também pode ser visto no BBC 2, BBC 2′s The Apprentice:  You're Fired.

 

Em outro notável trabalho na televisão, Dara aparecia como membro integrante dos Three Men in a Boat, ao lado de Griff Rhys Jones e Rory McGrath – o programa está agora na quarta temporada. Em 2007, Dara liderou também o programa de entrevistas e comédia da BBC, Turn Back Time, e em 2011 co-apresentou o show astronômico Stargazing Live, na BBC1, ao lado do Professor Brian Cox.

 

 

·                    Professor Brian Cox Obe

 

O Professor Brian Cox OBE começou sua carreira não como físico, mas como uma estrela do rock, quando sua banda Dare assinou um a cordo com A&M Records em 1986.  Dare gravou dois álbuns e fez uma turnê com Jimmy Page, Gary Moore e Europa antes de se separarem em 1992. Brian então juntou-se a D-Ream. Durante os anos de D-Ream, Brian obteve uma licenciatura em física com honores da Universidade de Manchester, e um doutoramento em Física de partículas de alta energia no laboratório DESY em Hamburgo.

 

Em 2005, Brian foi concedido um Royal Society University Research Fellowship, e em 2009 tornou-se professor de Física de partículas na Universidade de Manchester. Trabalha no laboratório CERN, em Genebra, na Suíça, no experimento ATLAS no Large Hadron Collider.

 

Brian recebeu inúmeros prêmios por seu trabalho na divulgação da ciência. Em 2002, foi eleito International Fellow do Clube de Exploradores, e em 2006, recebeu o prestigioso prêmio da Associação britânica Lord Kevin por seu trabalho na promoção da ciência para o público. Em outubro de 2010, Brian visitou o Palácio de Buckingham para recolher o seu OBE por seu trabalho em ciências. Além de influir nos jovens do Reino Unido, suas palestras têm inspirado muitas audiências ao redor do globo.

 

Como autor, seus livros incluem 'Why Does E=mc2?' (DaCapo 2009), 'Quantum Universe: Anything that Can Happen Does' (Penguin 2011) e 'Wonders of the Solar System' (Harper Collins 2010), 'Wonders of the Universe' (Harper Collins 2011) e seu próximo lançamento, 'Wonders of Life' (Harper Collins 2012). Em 2011, Brian irrompeu na cena com colegas cientistas e comediantes perfilados para desfrutar de passeios de grande sucesso no Reino Unido como 'Uncaged Monkeys' e 'A Night of 200 Billion Stars'.

 

 

O canal BBC HD exibe a estreia do programa Stargazing, na segunda-feira, dia 18 de março, às 21h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado