Programa inédito mostra como o ritmo do Tecnobrega se tornou símbolo cultural no Norte do Brasil. A exibição é na próxima quinta-feira, dia 21, no Canal Futura


SALA DE NOTÍCIAS

Segunda a sexta-feira – 14h30

Reprises – 21h, exceto segundas e quartas

 

 

18/03 - segunda-feira – Aloha

Direção: Nildo Ferreira e Paula Luana Maia

O documentário "Aloha" mostra a vida de surfistas que têm necessidades especiais. Os avanços tecnológicos e a paixão pelo mar ajudaram esses personagens a superar barreiras e, com pranchas adaptadas, eles buscam as melhores ondas.

 

19/03– terça-feira - Tooro Nagashi - Luzes ao vento

Direção: Éster Marçal Fér

Dia 2 de novembro é uma data especial na cidade de Registro, em São Paulo. Há mais de um século, instalou-se no local a primeira colônia de imigração japonesa no Brasil. O Sala de Notícias acompanha uma cerimônia que homenageia os antepassados e transforma o rio Ribeira de Iguape em um espetáculo de luz e cor. A festa representa o resgate da memória dos moradores da região que ainda hoje valorizam as tradições japonesas e suas influências sobre a cultura brasileira.

 

20/03- quarta-feira – De braços Nem Tão Abertos

Direção: Repórter Brasil

Com a economia aquecida, o Brasil vem atraindo um número cada vez maior de imigrantes. Apesar de o país ser conhecido como uma nação que recebe os estrangeiros de braços abertos, a realidade se mostra diferente: muitos sofrem com a burocracia da Polícia Federal para conseguir o visto de permanência. A dificuldade que os imigrantes em situação irregular enfrentam para obter o documento brasileiro oficial é o principal assunto deste programa. "De braços nem tão abertos" também lança um olhar sobre outros desafios que os estrangeiros enfrentam para consolidar a plena cidadania no país, como a conquista do direito ao voto.

 

21/03– quinta-feira – Tecnobrega

Direção: Rafael Bacelar

O documentário mostra a vertiginosa produção musical do Tecnobrega, ritmo que conquistou as regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil. A partir da experiência de seus criadores, o programa mostra um movimento marcado pela diversidade e pela popularização do uso de novas tecnologias. Jovens artistas reinventam tendências estéticas e ajudam a converter o Tecnobrega em símbolo contemporâneo da cena cultural do Norte do país.

 

22/03 - sexta-feira – Rio Paraíba do Sul

Produção: Equipe Futura
Roteiro e reportagem: Jorge Melo

O rio Paraíba do Sul percorre três dos mais importantes e ricos estados do país, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, e atravessa mais de 180 municípios. O curso de água é responsável pelo abastecimento de mais de 14 milhões de pessoas, a maior parte na região metropolitana do Rio de Janeiro, embora os cariocas acreditem que usam a água do Rio Guandu. Na realidade, nos anos 1950 uma ousada obra de engenharia tornou possível a transposição de dois terços da água do Paraíba para o Gundu, que na realidade funciona apenas como um canal. Além disso, uma boa parte do Paraíba é acompanhada pela rodovia Presidente Dutra, que liga o Rio a São Paulo, umas das mais movimentadas do país. Percorrendo uma região que sediou grandes plantações de café e cana-de-açúcar até meados do século XX e um dos polos da industrialização brasileira, o Paraíba sofreu as consequências do crescimento e hoje conta com a mobilização da sociedade civil para sobreviver.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado