DISCOVERY CHANNEL ANALISA O “CASO COLOSIO”


DISCOVERY CHANNEL ANALISA O "CASO COLOSIO"

 

Produção original busca respostas para as causas do crime – conspiração eleitoral ou razões pessoais do assassino?

 

No domingo, 25 de outubro, às 20h, o Discovery Channel expõe fatos e teorias sobre o assassinato mais investigado da história do México, que permanece ainda hoje sem respostas. Com depoimentos, dramatizações e imagens digitais, o especial de uma hora de duração, O CASO COLOSIO analisa as possíveis motivações para um dos crimes que marcaram a história da América Latina. Passados 15 anos do ocorrido, o Discovery Channel põe à prova as hipóteses e evidências, interroga testemunhas, pondera os dados e tenta desvendar o mistério do assassinato.

 

O dia 23 de março de 1994 marca um dos acontecimentos mais importantes da história política do México. Naquele dia, Luis Donaldo Colosio, candidato presidencial do Partido Revolucionário Institucional (PRI) e favorito na disputa das eleições daquele mesmo ano, foi baleado. Dois disparos foram feitos durante uma de suas visitas da campanha eleitoral, em um dos bairros mais pobres e perigosos na fronteira da cidade de Tijuana. O tiro fatal no candidato foi registrado por uma câmera de vídeo, mas é impossível identificar o rosto do assassino entre a multidão presente ao evento. Em meio ao tumulto e confusão, Mario Aburto Martinez, trabalhador de uma fábrica local, é preso e conduzido a uma delegacia onde confessa e se declara culpado.

 

O Ministério Público admite o caso por encerrado, mas os mexicanos não se contentam com o desfecho das investigações. Como poderia um simples operário fazer um disparo a queima-roupa, tendo como alvo um candidato presidencial rodeado de seguranças, guardas, policiais e milhares de pessoas? As provas inconsistentes apresentadas pelas autoridades e a análise detalhada do vídeo realizada pela mídia, alimentam as suspeitas. Como é possível a vítima ter recebido dois tiros, um diretamente na cabeça e outro no abdome, no lado oposto do corpo, da mesma arma? E por que os orifícios produzidos pela entrada das balas, em ambos os disparos, parecem ser de diferentes calibres? Para confundir ainda mais a situação, com poucos minutos após a prisão de Aburto, aparecem novas evidências sobre o possível autor do crime.

 

Realizada ao longo de sete meses, esta produção analisa pela primeira vez a história, as provas, as motivações e outros fatores relacionados ao assassinato. Existe uma explicação científica que sustente a hipótese de uma só arma? O crime foi uma conspiração política com a contribuição da polícia local em uma tentativa de barrar Colosio e de impedir o candidato de realizar as reformas que comprometeriam o sistema do então governo no País? Se o assassinato foi o resultado de um ato isolado, quem foram os mandantes? Estas são apenas algumas das perguntas que o documentário procura responder.

 

Até o momento, quatro diferentes procuradores foram nomeados por dois diferentes presidentes para investigação oficial do caso. No entanto, nenhum conseguiu chegar a uma conclusão. Além disso, nenhum documentário conseguiu recriar as circunstâncias e evidências em torno da morte de Colosio e retratar toda a complexidade dos acontecimentos que marcaram este importante marco na história do país. O CASO COLOSIO disseca a evidência e interpreta as provas, tendo em conta os relatos dos protagonistas, jornalistas e testemunhos chaves de personagens como Antonio Cano, ex-presidente do PRI em Tijuana, Jesús Zambrano, membro da Comissão Parlamentar de Inquérito do Congresso, Othon Cortés, militante do PRI em Tijuana e um dos envolvidos no caso do assassinato e Miguel Montes, o primeiro promotor que ganhou notoriedade ao sustentar a hipótese do pistoleiro solitário. Desta forma, O CASO COLOSIO reúne ampla gama de perspectivas, provas e elementos que facilitam a análise de diversas hipóteses e permite que os telespectadores formem sua própria opinião sobre o crime.

 

O CASO COLOSIO foi executado para o Discovery Channel pela Onis Productions, com direção de Alan Tomlinson. Michela Giorelli, diretora de produção, e Irune Ariztoy, supervisora de produção, assinam o projeto por parte da Discovery Networks Latin America / US Hispanic.

 


O CASO COLOSIO

 Discovery Channel

Estreia: Domingo, 25 de outubro, às 20h

Classificação Indicativa: 14 anos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado