Documentário sobre menstruação é narrado por Astrid Fontenelle
'MULHER EM FASES' MOSTRA TABUS RELACIONADOS AO CICLO FEMININO
Neste domingo, dia 25, a faixa "GNT.doc" exibe o documentário inédito "Mulher em Fases", que trata sobre menstruação. A narração em português fica por conta da apresentadora do "Happy Hour", Astrid Fontenelle. O filme desvenda os ciclos menstruais sob uma nova perspectiva. Mostra os tabus sociais ligados ao tema e a dificuldade das mulheres em lidar com a dor física e emocional.
A direção é da eslovaca Diana Fabiánová, que, como muitas mulheres, sofre de ciclos menstruais problemáticos há anos. A cada novo ciclo, a mesma questão: "Por que esta dor e irritação se sou saudável? Ser mulher é como pagar por um crime que não cometi". A curiosidade dela acaba se tornando uma viagem às raízes de sua feminilidade e de sua vida.
Nas ruas, Diana pergunta a diversos homens o que eles sabem e como veem a menstruação e já constata o estranhamento com o tema. A diretora se recorda ainda que aprendeu em família que nenhum homem deve saber que ela está menstruada. Como dizem especialistas, entrevistados no documentário, a menina cresce em um mundo onde a menstruação é pouco percebida e ficam atordoadas ao se depararem com ela. Um dos médicos entrevistados é o ginecologista brasileiro Elzimar Coutinho, Professor Doutor da Universidade Federal da Bahia e autor do livro "Menstruação, a sangria inútil", de 1996.
Mulher em Fases – INÉDITO
GNT – Canal Globosat
No ar domingo, dia 25, às 0h30
Horário alternativo: terça-feira, dia 27, às 21h
Comentários