Especial inédito do THC analisa grande mistério arqueológico da Costa Rica
Vestígios importantes da história da Costa Rica, as esferas de pedras encontradas na região despertam interesse e admiração ao redor do mundo. Descobertas curiosamente em 1939, elas se tornaram objeto de estudo de pesquisadores e arqueólogos, destinados a desvendar a civilização por trás de sua criação e finalidade. O grande mistério que cerca esses objetos é analisado no especial inédito As Esferas da Costa Rica, que o The History Channel apresenta dia 6/12, domingo, às 19h.
Depois de séculos em segredo, as esferas de pedra foram localizadas pela companhia bananeira United Fruit Company, responsável pelo cultivo e exportação da fruta no país. A procura por novas terras para as plantações, que estavam sendo devastadas por uma doença, deu lugar a um enigma que ainda segue sem resposta. Ao longo dos anos, as esferas foram examinadas por renomados arqueólogos e cientistas, como Doris Stone, Samuel Lothrop e Ivar Zapp, que levantaram pistas sobre sua origem e composição. Além do alinhamento especial das pedras, que sugere uma relação com a astronomia, as primeiras descobertas apontaram que elas teriam surgido entre os anos 800 e 1.500 depois de Cristo.
Entre os fatos, teorias e mitos envolvendo esses objetos, o programa revela a perfeição das pedras e as etapas minuciosas de sua produção, além da indicação de hierarquia e limitação de espaço como hipóteses de sua utilidade, assim como uma possível associação com uma cultura marítima. Embora não tenham existência comprovada, os extraterrestres também são descritos nas teorias. Mesmo sem saber quem produziu as esferas, e se elas de fato tinham alguma finalidade, os habitantes da Costa Rica tratam com respeito esse mistério que abriga um período importante da história do país. Em meio às teorias sobre seu significado, que continuam sendo elaboradas, existe uma preocupação latente com a sua preservação, seja em sítios arqueológicos ou lugares destinados ao seu estudo.
As Esferas da Costa Rica
Estreia dia 6/12, domingo, às 19h, no The History Channel
Comentários