Cineasta russo Aleksander Sokurov é homenageado em especial inédito do Eurochannel

 

Dia 7/12, segunda-feira, às 20h, o Eurochannel homenageia o talento do diretor russo Aleksander Sokurov com um especial inédito e exclusivo. Em Aleksander Sokurov – Questões de Cinema, o canal relembra vida e obra do diretor, hoje com 58 anos, responsável por um dos maiores filmes da década: Arca Russa(Russkiy kovcheg, 2002), seu trabalho mais famoso. Foi rodado em um só plano-sequência com pouco mais de uma hora e meia de duração. A câmera de Sokurov passeia por diversas salas de um museu, transmitindo ao público a sensação de que o filme é um quadro vivo repleto de personagens da história humana.

 

Aleksander Sokurov nasceu em Podorvikha e passou sua infância viajando com sua família pela Rússia, já que seu pai, soldado russo, era constantemente transferido de um lugar para outro. Essas mudanças de ambientes transformaram o pequeno Sokurov em um menino solitário, sem amigos. Após concluir seus estudos, formando-se em História, entrou para um curso de cinema (1974) em um conceituado Instituto em Moscou, onde obteve diploma em 1979. Daquele momento em diante, Sokurov fez vários curtas, que não costumavam cair no gosto de seus professores. Pior ainda: foi acusado de formalismo e de assumir uma postura anti-soviética, inaceitáveis para a burocracia russa da época.

 

 A Voz Solitária do Homem (Odinokiy golos cheloveka, 1987), seu primeiro longa, foi recusado como projeto de graduação e não foi lançado até o início dos anos 1990. Mas Sokurov seguiu adiante com o importante apoio do consagrado cineasta Andrey Tarkovsky, que gostou muito de seu filme de estreia. Com isso, Sokurov começou a trabalhar nos estúdios Lenfilm, onde realizou diversos filmes. Com a reforma democrática, o público pôde, finalmente, ver os filmes de Aleksander Sokurov nos cinemas.

 

Seus filmes encantam os cinéfilos, que testemunham um número cada vez mais reduzido de produções voltadas para a arte. Entre os mais celebrados, destaque para a trilogia que o reconciliou com sua vocação como estudioso da História da humanidade. São três envolvendo relativos a importantes líderes políticos: Moloch(1999), sobre um dia na vida de Hitler, Taurus (Telets, 2001), os últimos dias de Lênin, e O Sol (Solntse, 2005), sobre o Imperador Hirohito.

 

Eurocinema: Aleksander Sokurov – Questões de Cinema

Estreia dia 7/12 (segunda-feira), às 20h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado