Maratona especial de Coleção de Artistas é o destaque de sábado no Eurochannel



No dia 5/12, sábado a partir das 13h, o Eurochannel apresenta maratona especial de Coleção de Artistas, série que revela o universo, a trajetória e as obras de pintores e escultores que marcaram a história.

Além das motivações, ambições e objetivos que fizeram desses artistas personalidades únicas, os programas mostram, de forma exclusiva, as particularidades e os encantos de suas produções.

Euromagazine: Maratona "Coleção de Artistas"

Dia 5/12 (sábado), às 13h

Bruegel

Sinopse: Pouco se sabe da vida do flamengo Bruegel. As únicas informações substanciais vêm dos seus mais de quarenta desenhos e pinturas, cheios de detalhes e vida. Afastado das pessoas, o artista conseguiu observá-las de maneira única. Em suas obras, estão camponeses, crianças e dualidades surpreendentes. Em seu mundo, o imaginário e o real andam de mãos dadas, loucos e sábios dialogam e há liberdade para todos.

Chardin

Sinopse: Nascido em Paris, em 1699, Jean-Baptiste Siméon Chardin foi um dos mais célebres pintores do barroco francês e um precursor dos artistas impressionistas. Na época considerada um gênero menor e de fácil execução, a natureza-morta ganhou destaque em sua produção, que também passou pela pintura de gênero, um estilo que faz referência às representações da vida cotidiana, com personagens em cenas domésticas – em geral com modelos femininos representando a burguesia francesa, que se tornava cada vez mais influente. Durante os últimos anos de vida, trabalhou a técnica do pastel, utilizada em obras como Auto-retrato. Chardin faleceu, quase cego, em seu apartamento parisiense, onde residia, em 1779.

Goya

Sinopse: Nascido em 1746, em Zaragoza, Francisco Goya viveu muito tempo em Madri, capital da então poderosa Espanha. Contestador, ele passou seus últimos dias exilado em Bordeaux, na França. À serviço do rei espanhol, Goya registrou aspectos psicológicos de inúmeras figuras políticas do império. Precursor da pintura moderna, ele foi do alegre colorido do cotidiano espanhol, em seu auge, à natureza sombria dos quadros de seus últimos e tristes anos de vida. O motivo dessa ruptura tão contrastante foi a súbita surdez que o acometeu em 1793, e que rapidamente ficou refletida na amargura de seus trabalhos. Intenso, Goya é o homem que foi das paisagens e do alegre povo espanhol a cenas angustiantes de tortura.

Ingres

Sinopse: Jean-Auguste Dominique Ingres conquistou, com leveza, seu espaço definitivo entre os maiores expoentes da arte no século XIX. Ao contrário de Delacroix, gênio do romantismo que trouxe o triunfo da cor às telas, ele preferiu seguir os grandes mestres do classicismo, dando a seus desenhos uma certa "superioridade moral". Reduzido pelos críticos, Ingres antes de mais nada foi um revolucionário, responsável por propor um ousado retorno, na contramão dos progressistas pintores de seu tempo. Retomou os contornos de Poussin, Raphael e dos pioneiros artistas italianos. Com isso, cercou sua vida e sua obra da mais profunda beleza.

Cézanne

Sinopse: O prestigiado pintor francês Paul Cézanne (1839-1906) introduziu em suas obras distorções formais e alterações do ponto de visão em benefício da composição para ressaltar o volume e peso dos objetos. Cézannereconstruiu a arte dos grandes classicistas, modulando a cor em curtas pinceladas para dar a impressão de volume. O pintor é reconhecido pela crítica e também por seus contemporâneos por sua capacidade de executar uma arte fundada em valores, despidos de ornamentalismos – ao mesmo tempo em que expressa o desenho e a construção rigorosa. Cézanne é tido como o verdadeiro fundador da arte moderna.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado