PRODUÇÃO DO DISCOVERY CHANNEL REVIVE TRAGÉDIA NA DANCETERIA ‘CROMAÑON’


Documentário 'Inferno em Cromagnon' relata os fatos daquela que é considerada uma das maiores tragédias da história recente da Argentina


No sábado, 12 de dezembro, às 22h, o Discovery Channel relembra uma tragédia que chocou o mundo: o incêndio que causou a morte de 194 pessoas na discoteca "República Cromañón". INFERNO EM CROMAGNON, produção original com uma hora de duração, conta com relatos de seis dos sobreviventes, além de entrevistas com familiares das vítimas, membros das equipes de resgate e peritos forenses, para reconstituir o que aconteceu na noite de 30 de dezembro de 2004 na conhecida casa de shows em Buenos Aires.


O telespectador terá acesso aos fatos ocorridos no interior da danceteria nos momentos de desespero que antecederam a destruição do local.


Entre os entrevistados, estão o então gerente da casa noturna, Omar Chabán (recentemente condenado a 20 anos de prisão) e o ex-guitarrista da banda "Callejeros", Maximiliano Djerfy, em seu primeiro depoimento para a televisão desde o dia do desastre (cinco de seus familiares foram vítimas da tragédia).


Em uma reconstrução cronológica dos fatos INFERNO EM CROMAGNON conta também com cenas de arquivo, dramatizações e animações em 3D para mostrar a sequência de eventos que configuraram o desastre.

Três mil pessoas festejavam o final de ano. A banda "Callejeros" iniciava sua apresentação quando, de repente, alguém do público dispara um foguete, iniciando um incêndio no teto. O fogo se alastra pelos fios e provoca um curto-circuito. Em questão de segundos há a escuridão absoluta, o pânico, a fumaça. Desesperadas, as pessoas tentam buscar uma saída – esforço em vão para muitos.

A casa de shows, com autorização para receber 1.031 pessoas, abrigava um público correspondente a quase o triplo de sua capacidade. A única porta de emergência do local estava fechada durante todo o tumulto. Os quatro exaustores de ar apresentavam problemas (de acordo com laudos da perícia, dois deles tinham os orifícios de saída de ar obstruídos; os outros dois pararam de funcionar devido à falta de energia elétrica provocada pelos curtos-circuitos). Sem nenhum tipo de ventilação, a fumaça altamente tóxica proveniente do teto acústico foi um dos principais motivos das mortes dos jovens que hoje são lembrados em uma espécie de santuário montado na antiga fachada da "República Cromañón", onde estão afixadas fotografias, mensagens e lembranças das vítimas.


INFERNO EM CROMAGNON é uma produção realizada para o Discovery Channel pela casa produtora argentina Eyeworks Cuatro Cabezas, sob a produção executiva de Gerardo Brandy. Michela Giorelli, diretora de produção, e a produtora Irune Ariztoy, supervisionaram o projeto por parte da Discovery Networks Latin America/US Hispanic.



INFERNO EM CROMAGNON

Estreia: Sábado, 12 de dezembro, às 22h

Classificação Indicativa: 14 anos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado