TV Rá Tim Bum: cinco anos de sucesso


 

Com 2,5 milhões de assinantes, a emissora comprova que um canal infantil brasileiro pode ter êxito num mercado tão competitivo

 

Em 12 de dezembro a TV Rá Tim Bum celebra cinco anos e o balanço é dos mais positivos. Hoje, o primeiro canal infantil brasileiro da TV por assinatura conta com mais de 2,5 milhões de assinantes em todo Brasil e é transmitido por 30 operadoras, entre elas Net, Sky, TVA, Oi e Embratel.

 

Na grade de programação do canal a garotada encontra, além de atrações consagradas como Castelo Rá Tim Bum e Mundo da Lua, produções inéditas e animações que estimulam a imaginação. Somente este ano, a emissora levou ao ar 11 novas atrações – O papel das históriasEscola de princesinhas, Kiara e os Luminitos,GelêTraçando artePortuguesitos Esporte ClubeCocoricó 2009Quarto de JobiRecicladosÁlbum da natureza e Bichos.

 

Em 2010 está prevista a estreia de 12 séries inéditas, incluindo dez animações, sete produções próprias e quatro co-produções, o que confirma a aposta do canal na animação brasileira. No próximo ano, as crianças vão curtir os infantis: CarrinhosMeu bebêIsso dissoFisica divertidaA mansão assombrada do professor AmbrósioNilba e os desastronautasAs aventuras de SidneyO papel das histórias – 2ª temporadaViagem ao corpo humanoDr. Raio XPequenos cientistas – 2ª temporada e Arrepiando a música.

 

O segredo para manter o sucesso, segundo Mauro Garcia, diretor do canal, é "apostar numa programação que mescla educação, cultura, informação e entretenimento". A meta para daqui a cinco anos, segundo Garcia, é transformar a TV RTB em referência no que diz respeito à animação. "Vamos continuar investindo fortemente nesse segmento, buscando novas linguagens e texturas, como em O papel das histórias (em que papel cortado dá vida aos personagens)".

 

 

Comemorações

Uma campanha publicitária institucional foi criada pela house da Fundação Padre Anchieta, a Cultura Feita em Casa, para comemorar o quinto aniversário do canal, reforçando as estreias e os conteúdos 100% brasileiros.

 

Ainda em dezembro, o site da TV Rá Tim Bum ganha novo layout e dois novos jogos do Cocoricó: um do Astolfinho, que trabalha números e letras; e o outro com diversos personagens da turma do paiol em uma sequência que testa a capacidade de memorização do jogador.

 

A TV RTB ainda preparou a estreia da animação Traçando Arte, no dia 5/12, e uma grade de programação totalmente repaginada, dividida em blocos temáticos. Assim, de segunda a sexta-feira, os programas da TV Rá Tim Bum estarão reunidos em diferentes faixas de interesse – Pais e filhosRá Tim Bum históriasRá Tim Bum mundo animalRá Tim Bum respondeFamília Rá Tim BumRá Tim Bum criatividadeHora animadaRá Tim Bum é da hora – Novas temporadas e Especiais Rá Tim Bum.

 

Já aos sábados, a disposição da grade permanece inalterada, mas com uma grande novidade a partir do dia 5/12: a estreia da animação Traçando Arte, uma série que busca apresentar ao público infantil um pouco da obra e da biografia de grandes pintores brasileiros. Para isso, o programa se vale de dois protagonistas: Trácio e Jean Pierre - traças de personalidades opostas que vivem em um museu. Cada programa trata de um artista diferente, mas com uma estrutura similar: Jean Pierre – uma traça culta e conhecedora de arte – percorre os corredores do museu ao lado de Trácio – uma traça glutona e artisticamente ignorante que tenta comer toda e qualquer tela que aparece pela frente. Para desviá-lo da idéia de devorar as obras, Jean Pierre conta a história do artista responsável e explica sua importância para a arte.

 

A série, apresentada aos sábados e domingos em quatro horários - 10h, 15h, 20h05 e 4h (madrugada) -, conta com a dublagem do chef francês Oliver Anquier (como Jean Pierre) e do ator Nestor Chiesse (como Trácio).

 

Administrada pela Fundação Padre Anchieta, a TV Rá Tim Bum é o primeiro canal infantil brasileiro da TV por assinatura. Com produção inteiramente nacional, sua programação mescla educação, cultura, informação e entretenimento. No ar desde dezembro de 2004, o canal conta com a expertise de consagrados roteiristas, diretores, atores, pedagogos e técnicos que deram à TV Cultura mais de 200 prêmios nacionais e internacionais - entre eles três Emmys pela programação infantil - e também com o talento e a criatividade de produtores independentes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado