TV Rá Tim Bum: cinco anos de sucesso
Com 2,5 milhões de assinantes, a emissora comprova que um canal infantil brasileiro pode ter êxito num mercado tão competitivo
Em 12 de dezembro a TV Rá Tim Bum celebra cinco anos e o balanço é dos mais positivos. Hoje, o primeiro canal infantil brasileiro da TV por assinatura conta com mais de 2,5 milhões de assinantes em todo Brasil e é transmitido por 30 operadoras, entre elas Net, Sky, TVA, Oi e Embratel.
Na grade de programação do canal a garotada encontra, além de atrações consagradas como Castelo Rá Tim Bum e Mundo da Lua, produções inéditas e animações que estimulam a imaginação. Somente este ano, a emissora levou ao ar 11 novas atrações – O papel das histórias, Escola de princesinhas, Kiara e os Luminitos,Gelê, Traçando arte, Portuguesitos Esporte Clube, Cocoricó 2009, Quarto de Jobi, Reciclados, Álbum da natureza e Bichos.
Em 2010 está prevista a estreia de 12 séries inéditas, incluindo dez animações, sete produções próprias e quatro co-produções, o que confirma a aposta do canal na animação brasileira. No próximo ano, as crianças vão curtir os infantis: Carrinhos, Meu bebê, Isso disso, Fisica divertida, A mansão assombrada do professor Ambrósio, Nilba e os desastronautas, As aventuras de Sidney, O papel das histórias – 2ª temporada, Viagem ao corpo humano, Dr. Raio X, Pequenos cientistas – 2ª temporada e Arrepiando a música.
O segredo para manter o sucesso, segundo Mauro Garcia, diretor do canal, é "apostar numa programação que mescla educação, cultura, informação e entretenimento". A meta para daqui a cinco anos, segundo Garcia, é transformar a TV RTB em referência no que diz respeito à animação. "Vamos continuar investindo fortemente nesse segmento, buscando novas linguagens e texturas, como em O papel das histórias (em que papel cortado dá vida aos personagens)".
Comemorações
Uma campanha publicitária institucional foi criada pela house da Fundação Padre Anchieta, a Cultura Feita em Casa, para comemorar o quinto aniversário do canal, reforçando as estreias e os conteúdos 100% brasileiros.
Ainda em dezembro, o site da TV Rá Tim Bum ganha novo layout e dois novos jogos do Cocoricó: um do Astolfinho, que trabalha números e letras; e o outro com diversos personagens da turma do paiol em uma sequência que testa a capacidade de memorização do jogador.
A TV RTB ainda preparou a estreia da animação Traçando Arte, no dia 5/12, e uma grade de programação totalmente repaginada, dividida em blocos temáticos. Assim, de segunda a sexta-feira, os programas da TV Rá Tim Bum estarão reunidos em diferentes faixas de interesse – Pais e filhos, Rá Tim Bum histórias, Rá Tim Bum mundo animal, Rá Tim Bum responde, Família Rá Tim Bum, Rá Tim Bum criatividade, Hora animada, Rá Tim Bum é da hora – Novas temporadas e Especiais Rá Tim Bum.
Já aos sábados, a disposição da grade permanece inalterada, mas com uma grande novidade a partir do dia 5/12: a estreia da animação Traçando Arte, uma série que busca apresentar ao público infantil um pouco da obra e da biografia de grandes pintores brasileiros. Para isso, o programa se vale de dois protagonistas: Trácio e Jean Pierre - traças de personalidades opostas que vivem em um museu. Cada programa trata de um artista diferente, mas com uma estrutura similar: Jean Pierre – uma traça culta e conhecedora de arte – percorre os corredores do museu ao lado de Trácio – uma traça glutona e artisticamente ignorante que tenta comer toda e qualquer tela que aparece pela frente. Para desviá-lo da idéia de devorar as obras, Jean Pierre conta a história do artista responsável e explica sua importância para a arte.
A série, apresentada aos sábados e domingos em quatro horários - 10h, 15h, 20h05 e 4h (madrugada) -, conta com a dublagem do chef francês Oliver Anquier (como Jean Pierre) e do ator Nestor Chiesse (como Trácio).
Administrada pela Fundação Padre Anchieta, a TV Rá Tim Bum é o primeiro canal infantil brasileiro da TV por assinatura. Com produção inteiramente nacional, sua programação mescla educação, cultura, informação e entretenimento. No ar desde dezembro de 2004, o canal conta com a expertise de consagrados roteiristas, diretores, atores, pedagogos e técnicos que deram à TV Cultura mais de 200 prêmios nacionais e internacionais - entre eles três Emmys pela programação infantil - e também com o talento e a criatividade de produtores independentes.
Comentários