BANDNEWS FM COMPLETA SETE ANOS NO AR

Âncoras da emissora distribuirão o jornal Metro e comandarão programas especiais nesta sexta-feira

Criada em maio de 2005, a rádio BandNews FM faz aniversário no próximo domingo, dia 20 de maio. Mas a comemoração acontece antes, nesta sexta-feira. Para celebrar a data, os principais âncoras da emissora distribuirão o jornal Metro - veículo impresso do Grupo Bandeirantes no Rio Grande do Sul - na esquina da Rua 24 de Outubro com a Avenida Goethe. Os ouvintes e leitores receberão o jornal das mãos de Diego Casagrande, Guilherme Baumhardt, Oziris Marins, Nathalia Fruet e Lúcia Mattos. Todos eles devidamente "uniformizados", vestindo a mesma camiseta utilizada pelos distribuidores. "Trata-se de mais uma ação para integrar os apresentadores com o grande público. É algo que buscamos sempre", afirma o Diretor de Jornalismo do grupo no Rio Grande do Sul, Renato Martins. 

Na seqüência, a emissora fará uma programação especial. No mesmo dia, o BandNews Porto Alegre 1a Edição e o Redação BandNews serão transmitidos do Press Café, no bairro Moinhos de Vento. As duas atrações receberão autoridades das áreas política, econômica e empresarial, a partir das 9h. Já o BandNews Porto Alegre 2a Edição também será externo, mas do Press Café da Fundação Iberê Camargo. O programa terá convidados que são referência na área cultural: do cinema à literatura, passando pelo teatro e pela música. Tudo isso a partir das 18h.

 

Histórico 

Sete anos. No dia 20 de maio de 2005, os gaúchos ligaram o rádio e encontraram uma nova emissora. Uma alternativa às tradicionais rádios jornalísticas, com um formato novo, mais ágil e dinâmico. Era a BandNews FM, que completa agora mais um ano de história, levando informação, opinião e entretenimento aos ouvintes. "A proposta era audaciosa. Colocar no ar uma rádio cuja programação tinha 24 horas de jornalismo, 7 dias por semana. E feita apenas para o FM. Tudo isso em noticiários atualizados a cada 20 minutos. A tarefa parecia difícil, mas hoje temos a certeza de que atingimos o objetivo", avalia o coordenador de jornalismo da rádio, Guilherme Baumhardt.

De lá para cá, a emissora conquistou público, o reconhecimento do mercado e prêmios. A BandNews FM recebeu duas vezes o Prêmio Colunistas de Veículo Eletrônico do Ano, Prêmio ARI de Revelação Jornalística, Prêmio Veículo do Ano da Associação Riograndense de Propaganda, Prêmio Açorianos e Prêmio Amigo do Livro, além dos prêmios nacionais que obteve com a rede. Além disso, inovou na interatividade. Foi a primeira rádio de Porto Alegre a utilizar o torpedo como ferramenta de comunicação com os ouvintes. Hoje, além das mensagens de celular, são utilizadas também as redes sociais, como Twitter e Facebook, além do e-mail e telefone. Outro projeto pioneiro criado pela BandNews foi o Primeira Página, que duas vezes por dia leva ao ar apenas a primeira página de um livro, incentivando as pessoas a buscarem a obra para completar a leitura.

Porto Alegre integra a rede desde o início, juntamente com São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Depois vieram Curitiba, Brasília, Salvador, Campinas, Ribeirão Preto. A programação é voltada para o jornalismo, com destaque para economia, política, cultura, esporte, entrevistas, debates, reportagens e colunistas de todas as regiões do Brasil. Três horas diárias são produzidas pela redação local: BandNews POA 1a Edição (9h às 10h - com Diego Casagrande e Guilherme Baumhardt), Redação BandNews (10h às 11h - com Oziris Marins e Nathalia Fruet) e BandNews POA 2a Edição (18h às 18h40min - com Lúcia Mattos). O BandNews Edição de Sábado (9h às 10h), assim como o 2a Edição, dedicado exclusivamente à cultura, também merece destaque, além dos noticiários regionais de 20 em 20 minutos.

Além dos âncoras locais, destacam-se no dia-a-dia da rádio os colunistas especializados, como Ana Cássia Hennrich, Cláudia Aragón, João Garcia, Lizemara Prates, Henrique Raizler, Deborah Finocchiaro, Sérgio Couto, Renato Martins, Luiz Paulo Faccioli, entre outros. No cenário nacional, a rede conta com nomes como Ricardo Boechat, Dora Kramer, José Simão, Milton Neves, Mônica Bergamo e tantos outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado