Oi FUTURO APRESENTA MOSTRA RETROSPECTIVA DO ARTISTA NORTE-AMERICANO BILL LUNDBERG

 

·         Pioneiro da videoinstalação ganha exposição e livro bilíngue dia 22 de maio, no centro cultural do Flamengo

·         Evento tem patrocínio da Oi e da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, com apoio cultural do Oi Futuro

 

O norte-americano Bill Lundberg, pioneiro na arte das videoinstalações, ganha exposição retrospectiva no Oi Futuro de 22 de maio a 15 de julho. Na mostra, o público poderá conferir algumas das principais obras das diversas fases da carreira de Lundberg, que usa, desde o início dos anos 1970, suportes audiovisuais para tratar questões humanas.  Com curadoria de Alberto Saraiva e Ivair Reinaldim, a mostra é produzida pela Fase 10 Ação Contemporânea e tem patrocínio da Oi e da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, com apoio cultural do Oi Futuro. A abertura também vai marcar o lançamento do primeiro livro bilíngue sobre a obra do

 

Conhecido entre seus pares como "o mago do coração humano", Bill Lundberg tem a projeção de vídeos e filmes como matéria-prima de sua investigação estética. No campo da crítica de arte, seu trabalho foi definido como "filme-escultura", termo cunhado pelo britânico Guy Brett, veterano da crítica de artes visuais. "Bill lida em sua obra com a ilusão, com o inusitado, caso das videoinstalações Game (sobre uma mesa de ping-pong, são projetadas, dos dois lados, mãos com raquetes que jogam indefinidamente) e Stolen Kisses (a projeção de mãos femininas sobre as costas de uma camisa masculina, pendurada em um cabide, simula o afago entre um homem e uma mulher)", explica Ivair Reinaldim.

 

 Professor titular do Departamento de Arte e História da Arte da Universidade do Texas, Bill Lundberg tem uma extensa carreira de exposições internacionais e prêmios. Suas obras fazem parte de importantes coleções, como a do Museu Guggenheim, de Nova York. Segundo o curador Alberto Saraiva, "Lundberg mudou o paradigma do olhar sobre o objeto artístico, partindo de suas pesquisas sobre a projeção de imagens em direção a novos caminhos nas artes visuais contemporâneas".

 

 Sobre o seu trabalho, o artista afirma: "É uma obra simples, que contém uma complexidade, pois se debruça sobre o presente e o passado, sobre o que a arte já foi e é hoje em dia. Baseia-se no desejo secreto dos artistas, durante muitos séculos de arte, que sempre foi o de impregnar com vida a imagem enquadrada".

 

SERVIÇO

Bill Lundberg

De 22 de maio a 15 de julho

Oi Futuro Flamengo - Nível 2

Rua Dois de Dezembro, 63 - Flamengo - Rio de Janeiro

Tel.: (21) 3131 3060

De terça a domingo, das 11h às 20h

Entrada franca

Classificação etária: Livre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado