NATGEO: MARATONA “MAYDAY! DESASTRES AÉREOS”

Sábado, dia 23, das 21h às 23h45


Às 21h, "Pouso no Rio Hudson"- 15 de janeiro de 2009. Menos de dois minutos depois de decolar do aeroporto de La Guardia, em Nova York, o vôo 1549 da US Airways colide com um bando de pássaros. Os dois motores subitamente perdem todo a propulsão, levando o Airbus A-320 a começar a cair. A tripulação tenta desesperadamente religar os motores, mas não consegue. Com Nova York de um lado e Nova Jersey do outro, o capitão Chesley Sullenberger fica sem opções. Procurando desesperadamente por um lugar para aterrissar, Sullenberger manda os passageiros e tripulantes se prepararem para o impacto e informa a torre de controle que fará um pouso forçado nas águas congeladas do rio Hudson. Surpreendentemente, todos os 155 ocupantes sobrevivem. Em seguida, os investigadores tentam descobrir como as aves podem ter avariado dois dos motores a jato mais avançados do mundo. Será que eles podem evitar que isso aconteça novamente?

Às 21h45, "Pânico Sobre o Pacífico"- 19 de fevereiro de 1985. O vôo 006 da China Airlines se aproxima da costa da Califórnia quando é surpreendido por um incidente. Uma série de pequenos problemas que começa com a falha do motor 4 dá início a uma completa situação de emergência. De repente, o avião pára e começa a cair no Oceano Pacífico. À medida que ele gira, as forças G fazem da queda algo infernal para os tripulantes e passageiros que ficam imobilizados em seus assentos. As asas entortam, as portas do trem de pouso se rompem e partes da cauda se desprendem. Óleo hidráulico, essencial para a aterrissagem, é perdido. Girando desenfreadamente através de nuvens espessas, a tripulação não consegue distinguir o solo do céu. Em apenas dois minutos, o avião cai 30 mil pés (9 quilômetros). Então, à medida que ele ultrapassa as nuvens, os pilotos finalmente conseguem ver o horizonte. Utilizando o horizonte como referência, eles conseguem nivelar a aeronave e tirá-la de seu terrível mergulho. Mesmo diante do vazamento de fluído hidráulico e voando com a asa deteriorada, eles conseguem aterrissar o avião em segurança. O capitão é saudado como herói pelos passageiros. Porém, na análise dos extraordinários eventos ocorridos com o vôo 006, os investigadores contam uma história bem diferente. Embora o piloto e os tripulantes tenham conseguido salvar a vida de todos a bordo, foram os erros que eles cometeram durante o vôo que quase provocou um desastre. Pela primeira vez, a NTSB, agência americana que controla a segurança nos transportes, examina  como o padrão de sono em um período de 24 horas contribuiu para colocar tripulantes  e passageiros em uma posição perigosa.

ESTREIA - Às 22h30, "Momento Decisivo"- Voo 85 de Northwest Airlines.Boeing 747-400. O voo 85 de Northwest Airlines está a meio caminho entre Detroit e o Aeroporto de Narita, no Japão. Com mais de 400 pessoas a bordo, o Boeing 747 está voando a 10.600 metros sobre o Mar de Bering quando repentinamente o avião tomba violentamente par a esquerda e começa a perder altitude. Os pilotos conseguem nivelar o avião mas têm dificuldade para controlar as sacudidas. Depois de declarar uma emergência, dão a volta com a esperança de chegar a Anchorage, a mil e trezentos quilômetros de distância. Quase duas horas depois, a aterradora odisseia termina quando o avião aterrissa a salvo. Os hábeis pilotos salvaram o 747 de um acidente fatal. Agora são os investigadores que devem determinar o que provocou o descontrole do avião inicialmente.

Às 23h15, "Motores em Chama"- 27 de dezembro de 1991. O vôo 751 da Scandinavian Airlines tenta transpor a neve e a lama na pista de pouso e decolagem do aeroporto Stockholm-Arlanda. O gelo acumulado na fuselagem do DC-9 é retirado duas vezes para garantir que o avião decole em segurança. Apesar das condições climáticas, o avião tem uma decolagem tranqüila. Mas em poucos segundos, os motores começam a emitir uma série de ruídos de fogo contínuo e a cabine começa a ser tomada pela fumaça. Menos de dois minutos depois, os dois motores falham. Conforme os pilotos tentam religá-los, o motor da esquerda irrompe em chamas. A 3.200 pés de altitude, a aeronave perde toda a força e começa a cair rápida e silenciosamente. Pouco depois ela atinge o solo e se parte em três pedaços. Contudo, surpreendentemente todos a bordo sobrevivem. Mas será que os investigadores conseguirão descobrir o que derrubou este jato moderno e quase novo?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado