ARTISTAS JAUME PLENSA E RYOJI IKEDA FAZEM PALESTRAS NO Oi FUTURO

 

·         Espanhol e japonês participam da mostra internacional de arte pública OiR – outras ideias para o Rio, que começa dia 7 de setembro;

 

·         Projeto tem patrocínio do HSBC, Oi, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, e apoio cultural do Oi Futuro e MinC

 

Dois dos principais nomes da arte contemporânea mundial, Jaume Plensa e Ryoji Ikeda, farão palestras gratuitas no Oi Futuro em Ipanema, nos dias 5 e 8 de setembro, às 19h30 e 11h, respectivamente. O espanhol e o japonês falarão sobre carreira, processo criativo, e suas participações na mostra internacional de arte urbana OiR – outras ideias para o Rio, que a partir do dia 7 de setembro, espalhará obras inéditas de seis artistas por locais emblemáticos da capital carioca. Além dos trabalhos de Ikeda e Plensa, a cidade receberá instalações de Brian EnoAndy GoldsworthyHenrique Oliveira e Robert Morris.

 

Jaume Plensa construiu uma reputação internacional através de suas peças monumentais de arte pública, como a Crown Fountain de Chicago, que virou símbolo da cidade. Suas envolventes obras estão distribuídas mundialmente e seu trabalho vem sendo exposto em museus e galerias da Europa, Estados Unidos e Japão. A instalação Awilda, uma cabeça flutuante de 12 metros de altura, criada especialmente para a OiR, será hospedada nas águas da Enseada de Botafogo e fica em cartaz até o dia 2 de novembro.

 

Ryoiji Ikeda é um artista japonês baseado em Paris. Seu trabalho lida com as características essenciais do som, manipuladas em concertos, gravações, publicações e instalações. Para Ikeda, a música e a matemática são irmãs, e ouvir música equivale a um mergulho no mundo dos números. Em seu trabalho, o público é ator, e a interação com o som e a música, um veículo para a verdadeira experiência. Para o OiR, o artista promoverá um espetáculo audiovisual na Praia do Diabo, no Arpoador:  um sistema de projeção suspenso por uma torre de cerca de 15 metros de altura transformará as areias do local numa grande tela durante três noites consecutivas, de 7 a 9 de setembro.   

 

OiR tem patrocínio do banco HSBC, da Oi, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e apoio cultural do Oi Futuro e do Ministério da Cultura (MinC).

 

Serviço:

 

PALESTRA DE JAUME PLENSA

DATA: 5 de setembro

HORÁRIO: 19h30

LOCAL: Oi Futuro (Rua Visconde de Pirajá, 54 – Ipanema)

 

 

PALESTRA DE RYOJI IKEDA

DATA: 8 de setembro

HORÁRIO: 11h

LOCAL: Oi Futuro (Rua Visconde de Pirajá, 54 – Ipanema)

 

Entrada Franca (as senhas serão distribuídas 30 minutos antes)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado