Documentário inédito traça retrato de Wesley Duke Lee

 
Com narração poética, a produção tem como fio condutor uma viagem que o pintor fez à Alemanha
 
 
No dia em que completa dois anos de sua morte, 12/09, quarta, o polêmico pintor paulista Welesy Duke Lee tem seu perfil contado no documentário A Última Viagem de Arkadin D´Y Saint Amér, que o SescTV estreia às 20h. Com direção de Cacilda Texeira da Costa e Sérgio Kleigle, a produção é apresentada em três atos e se envereda pelas aventuras de Lee, se apoiando em uma viagem que ele fez à Alemanha.
 
O poeta, diplomata e amigo de Lee, Carlos Felipe Saldanha, ou Zuca Sardan, como é conhecido, utiliza os próprios poemas - Mestre Arkadin; Theatro Morpheu e Só Sobraram Serpentinas - para narrar a produção.
 
No primeiro ato do documentário, intitulado O Retrato de Uma Viagem, Wesley Duke Lee se define como um realista mágico e discorre sobre a viagem que fez para a Alemanha, em 2001, em companhia de Sabine Berg, musa da série O Thriumpho de Maximiliano I e sua amante.  Relaciona sua vida a uma tragédia, já que pensava em uma lua-de-mel e no segundo dia que estava naquele país, Sabine o abandonou alegando que ele era velho para ela que já tinha cuidado do pai, da mãe e de uma tia.
 
Na Alemanha, Lee visita o monumento A Batalha entre Deuses e os Gigantes, no Museu Pergamon, em Berlim. Em sua casa, o artista plástico faz uma analogia dessa obra com a tragédia do 11 de setembro,  que aconteceu naquele ano nos Estados Unidos. "Zeus estava consolidando o império dele e ai os talibãs resolveram atacar", interpreta. Ele também mostra vídeos e a obra que estava trabalhando inspirada no monumento.
 
No segundo ato, já em 2004, Lee conversa sobre seus interesses amorosos na juventude e na velhice; e sobre a decadência, que apesar de triste, para ele, pode ser maravilhosa, e cita, como exemplo, a energia contida na queda do Império Romano.
 
No terceiro ato, Lee relata o medo e a insegurança que sente com a perda de memória; a necessidade de morar sozinho e a preferência por amantes ao invés de esposas. Acreditando que o amor é extraordinário e "não desaparece", o pintor comenta sua amizade com Lydia Chams.
 
No epílogo, o documentário acompanha a chegada do artista plástico ao lançamento da exposição Wesley Duke Lee, em 2005, que aconteceu na Pinacoteca do Estado de São Paulo, em sua reabertura após restauração.
 
O documentário é pontuado por cenas dos filmes Aviso: e a Guerra (1966), de Thomas Farkas, e Realismo Fantástico (1986), de Tadeu Jungle e Walter Silveira, além da música A Vida é Doce, de Lobão.
 
 
Sobre o SescTV:
 
Um canal de televisão, 24 horas por dia dedicado à cultura, credenciado pelo Ministério da Cultura como canal de programação composto exclusivamente por obras cinematográficas e audiovisuais brasileiras de produção independente, conforme Portaria nº 137, publicada em 27 de outubro de 2010.
 
Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.
 
 
SERVIÇO:
 
Documentário
A Última Viagem de Arkadin D´Y Saint Amér
Estreia: 12/09, às 20h
Reapresentações: 15/09, sábado, às 14h; 16/09, domingo, às 20h; e 18/09, terça, às 19h.
Classificação Indicativa: 14 anos
Direção: Cacilda Texeira da Costa e Sérgio Kleigle
Produtora: Quark Produtora Audiovisual
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado