Oi apresenta mostra Live Cinema de 6 a 9 de setembro

 

·         Mostra chega a sua 5ª edição e apresenta 13 trabalhos de Live Cinema no Oi Futuro em Ipanema

 

·         Este ano o evento expande seu território: além da sala do teatro, os artistas se apresentam no espaço expositivo e na rua

 

·         Na abertura (quinta, 6, às 20h) VjSuave e Luiz Vianna fazem intervenções urbanas utilizando a fachada e os arredores do centro cultural

 

Da convergência entre as tecnologias surge uma nova forma de se fazer cinema, em que artistas visuais misturam sons, imagens e dados apresentados ao vivo diante da plateia. É o Live Cinema (ou "cinema vivo") que apresenta ao público uma nova experiência: apresentações onde a improvisação e o acaso fazem parte de um processo. O resultado é a possibilidade de criação de uma experiência audiovisual expandida. Entre os dias 6 e 9 de setembro, o público carioca poderá imergir nessa ideia, por meio dos 13 trabalhos apresentados durante a 5ª Mostra LIVE CINEMA, que vai ocupar o teatro, o espaço expositivo e a fachada do Oi Futuro em Ipanema.

 

Com patrocínio da Oi e apoio cultural do Oi Futuro, a 5ª Mostra LIVE CINEMA contará com a apresentação da obra de 13 artistas que ocuparão o teatro, o espaço expositivo e a fachada do prédio. Também fazem parte da programação debates com especialistas e artistas. Em 2012, foram inscritos 78 trabalhos, dos quais 51 produções do Brasil e 27 estrangeiros, de países como Estados Unidos, Colômbia, Polônia, México, Espanha, Argentina, Reino Unido, Finlândia, Chile, Canadá, Tailândia e Quirguistão.

 

Na abertura do evento (quinta-feira, 6, às 19h) um dos integrantes do duo VjSuave – composto por Ygor Marotta e Ceci Soloaga –  sairá de bicicleta pelos arredores do prédio com uma intervenção urbana chamada suaveciclo. O projeto vai usar um projetor como ferramenta para o grafite digital. A arte é levada ao espaço público em forma de projeção sobre uma bicicleta, e através da luz, são transmitidas poesias e mensagens acompanhadas de música.

 

A fachada do prédio também será usada como palco para apresentação do duo. Na performance intitulada Light Painting, os artistas usam música eletrônica experimental, manipulada ao vivo, sincronizada com projeções para transportar o espectador a um universo lúdico. Também usando a arquitetura do Oi Futuro, a obra Morro P.41 será apresentada pelo artista plástico e músico Luiz Vianna, que vai executar trechos musicais em um violino elétrico, acompanhado da projeção de imagens de sua autoria que se transformam e interagem com as ações desempenhadas.

 

No trabalho Ótica Abstrata / Cinema Manual, de Nadam Guerra, câmeras são manipuladas ao vivo, improvisando imagens que misturam o que é captado no momento com seu repertório de objetos, lentes e artimanhas performáticas. Na obra, que é aberta ao que vai acontecer durante a apresentação, Nadam dispensa o uso de computadores e o espectador pode observar como tecnologias artesanais combinadas geram resultados surpreendentes.

 

A força do pensamento também gera novas obras. Na performance NeuralScapedo Vjpalm, uma máquina-organismo sensorial se alimenta de pequenos impulsos elétricos emitidos pelo cérebro humano, proporcionando uma experiência contemplativa, onde o conceito de o quê e como você pensa é revertido em imagens-paisagens, num misto de pinturas abstratas, quase geométricas, acompanhadas de uma textura de fotografia analógica que se transformam de acordo com o movimento do pensamento. O público também poderá experimentar a obra.

 

Mindscapes, de Fernando Velázquez, é uma performance audiovisual generativa que explora a ideia de paisagem relacionada a atividade cerebral, ao pensamento e ao imaginário. A pesquisa recorre a algoritmos para especular a respeito dos processos, fluxos e relacionamentos entre os diversos dispositivos e sistemas que nos conformam, e influenciam o modo como percebemos o mundo, construímos o conhecimento e articulamos memórias.

MOSTRA LIVE CINEMA

V MOSTRA LIVE CINEMA (mLC 2012) é uma mostra expositiva de performances audiovisuais, de Live Cinema, Live Images e de qualquer outro tipo de manifestação que utilize a performance e elementos audiovisuais manipulados em tempo real em sua apresentação. 

Nascida como um evento paralelo do Festival do Rio, em 2007, a Mostra Live Cinema chega a sua 5ª edição se estabelecendo como referência entre artistas, críticos e pesquisadores de performances audiovisuais e como fomento de reflexão e intercâmbio entre os realizadores e trabalhos de Live Cinema.

Além de exibir o que há de mais instigante e atual em matéria de performances audiovisuais, a 5ª Mostra Live Cinema abre um espaço-oficina de experimentação, em que artistas e público poderão interagir e trocar informações de forma mais ampla.

 

Performances e artistas selecionados:

 

 

 


Fernando Velázquez l BRA l Classificação: Livre

Fernando Velázquez é artista multidisciplinar. Suas obras incluem vídeos, instalações, objetos interativos e performances audiovisuais. Doutorando em Comunicação e semiótica pela PUC-SP, participa de exposições no Brasil e no exterior. Atualmente é professor de pós-graduação na FAAP - SP (Brasil). blogart.com

 

Performance: Mindscapes

Da série Mindscapes, esta performance audiovisual generativa explora a ideia de paisagem relacionada a atividade cerebral, ao pensamento e ao imaginário.

Mais do que buscar uma literalidade, a pesquisa recorre a algoritmos generativos para especular a respeito dos processos, fluxos e relacionamentos entre os diversos dispositivos e sistemas que nos conformam, e influenciam o modo como percebemos o mundo, construímos o conhecimento e articulamos memórias.

 

 

 

 


(demo)lição – Lucio Agra e Paulo Hartmann l BR l Classificação: Livre

 

(demo)lição é um duo criado em 2006/07, formado por Lucio Agra (percussão eletrônica, animações e poemas) e Paulo Hartmann (guitarra preparada, teclados, samples e vídeos), que trabalha com improviso musical livre, instrumentos eletrônicos e imagens digitais de poesia produzida com softwares obsoletos e material coletado da rede. myspace.com/lucioagra / paulohartmann.com/pt

Performance: Trilhas Horrorosas

Trilhas Horrorosas é o novo experimento do duo, produzido exclusivamente com material descartado das mídias. Trabalhando com um tema – trilhas do gênero de horror clássico do cinema – a performance vai buscar o que corresponde formalmente à exclusão simbólica que os monstros do cinema de horror sempre buscaram representar. O que fica posto no "limbo" ou "inferno" das mídias: fitas VHS, fitas cassete com dados armazenados que podem ser lidos por vias diversas de sua produção; gifs animados, que na linguagem HTML eram o elemento fundamental de dinamização da primeira era da Internet.

 

 

 

 


Nadam Guerra l BRA l Classificação: Livre 

Nadam Guerra é formado em artes cênicas. Em 2001, iniciou pesquisa em artes visuais e performance. Vem realizando ações, instalações, vídeos, esculturas, jogos e encontros. Atualmente vive no Rio de Janeiro e em Liberdade (MG) onde coordena o programa de residência para artistas 'Interações Florestais'. Trabalha em colaboração com artistas visuais como Michel Groisman  e Domingos Guimaraens, com quem criou o Grupo UM. grupoum.art.br/nadam

Performance: ótica abstrata / cinema manual

Uma coisa é uma coisa. Uma imagem é uma imagem. Coisas não são visíveis, tudo que vemos são imagens.

Nadam manipula câmeras ao vivo, improvisando imagens que misturam o que é captado no momento com seu repertório de objetos, lentes e artimanhas. A ótica abstrata, um cinema mais que direto, é uma performance mista de VJ artesanal, de  teatro de objetos e cinema experimental.  Nadam dispensa o uso de computadores e o espectador pode observar como tecnologias artesanais convivem em harmonioso delírio e geram resultados surpreendentes.

 

 


Matheus Leston l BRA l Classificação: Livre

 

Matheus Leston é músico, artista, produtor musical e professor. Além de desenvolver o projeto solo Ré, é membro da Patife Band e já participou de exposições como Caos e Efeito, no Itaú Cultural, e do projeto Ao Redor de 4'33'', da 7ª Bienal do Mercosul. É formado em Letras pela Universidade de São Paulo. matheusleston.com

Performance: Ré

No show Ré, instrumentos como guitarra, baixo e teclado são utilizados ao lado do computador para construir as músicas ao vivo, acompanhadas por imagens que respondem ao som. A apresentação conta com a participação de músicos, como Arrigo Barnabé, Eddu Ferreira e Romulo Fróes, que não estão no palco e que se fazem presentes através de vídeos.

 

 


Paola Barreto, Marlus Araújo, Guto Nóbrega l BRA l Classificação: Livre

 

Paola Barreto apresentou na II Mostra Live Cinema a performance "Cabine de Pensamentos" (2008), primeira da série de "composições para circuito de vídeo-vigilância". Co-dirigiu o projeto de intervenção urbana "Coreografia para prédios, pedestres e pombos" que ocupou o espaço público do Largo do Machado (2010). Realizou em 2011 a vídeo-instalação "Tá tudo bem #1", apresentada no Circuito Arte.mov/RJ (2012). Atualmente é Doutoranda na EBA/UFRJ. paoleb.wordpress.com  

Marlus Araújo é designer, artista visual e desenvolvedor de software,

formado em Design pela Escola de Belas Artes da UFRJ. É diretor de criação do estúdio Ultraleve e um dos idealizadores da rede Encontros Digitais, um grupo aberto que promove discussões e projetos em cultura, tecnologia e design.

 

Carlos (Guto) Nóbrega é Doutor pelo programa Planetary Collegium, University of Plymouth (Inglaterra). É artista, pesquisador, coordenador e fundador do NANO - Núcleo de Arte e Novos Organismos, espaço de pesquisa para investigação na intersecção entre arte, ciência e tecnologia.

 

Performance: Cine Planta

Cine Planta é um experimento que associa as folhas de um dragoeiro (planta conhecida desde a Antiguidade por seus poderes medicinais) a uma interface de edição de imagens em tempo real, criando um organismo híbrido. Formado por uma rede de captação e projeção audiovisual que se retroalimenta com o sistema vivo do vegetal, o experimento integra a planta a circuitos elétricos, eletrônicos e digitais e recoloca a questão dos limites entre vivos e não vivos.

 

 

 


Ricardo Palmieri (aka vjpalm) l BRA l Classificação: Livre

Ricardo Palmieri (aka vjpalm) é artista, produtor multimídia e pesquisador de ferramentas livres para produção artística. Desde 1998 vem dialogando com as potencialidades do uso do computador nos processos de produção de sistemas ubíquos e interativos. Atua como consultor de mídias interativas customizadas para artistas multimídia e eventos de publicidade, e é artista residente do programa DIGIBAP, do AMI Centre (Marseille, França).

vjpalm.blogspot.com

 

Performance: NeuralScape

NeuralScape é uma máquina-organismo sensorial que se alimenta de pequenos impulsos elétricos emitidos pelo cérebro humano, proporcionando uma experiência autocontemplativa, onde o conceito de "o que?" e "como?" você pensa (penso, logo existo) é revertido em imagens-paisagens, num misto de pinturas abstratas, quase geométricas, acompanhadas de uma textura de fotografia analógica que se transformam de acordo com o movimento do seu pensar.

 

 

 


VjSuave l BRA l Classificação: Livre

VjSuave é Ygor Marotta e Ceci Soloaga, um duo especializado em intervenções urbanas, performances audiovisuais e curta metragens. Combina artes plásticas com animação digital, arte de rua com video mapping, em uma constante busca pelo amor. www.vjsuave.com

Performance: suaveciclo

O projeto propõe a utilização do projetor como ferramenta para o graffite digital, comunicando pensamentos sem contaminar o ambiente. A arte é levada ao espaço público em forma de projeção sobre uma bicicleta. Através da luz são transmitidas poesias e mensagens para o bem, acompanhadas por música ambiente.

Performance: Ilumina Suave

A performance audiovisual busca conscientizar sobre a filosofia "mais amor" através de música sincronizada com projeções. Transporta o espectador a um universo lúdico, onde encontrará com forças do bem, luz, equilíbrio, o infinito amor. A música eletrônica experimental é manipulada ao vivo. A projeção combina poesia, personagens animados, luzes que brilham, momentos capturados que, acompanhados da música, dão vida a uma performance multi-sensorial.

 

 


Mirella Brandi e Muepetmo l BRA l Classificação: Livre

Mirella Brandi e Muepetmo pesquisam e criam projetos de experimentação audiovisual desde 2006, sempre explorando, na imagem e no som, a capacidade de transformação perceptiva, seja no desenvolvimento de instalações imersivas programadas, ou de performances que se apropriam da tecnologia, para realizações ao vivo de imersão. A dupla é também integrante do coletivo audiovisual Zilch. mirellabrandi.comzilch.com.br

Performance: Cinza

CINZA é uma performance audiovisual realizada ao vivo, que explora caminhos de imagem através da luz, suportes de projeção etéreos e uma ambientação sonora manipulada para gerar percursos narrativos. Mirella e Muep têm por princípio subverter o uso convencional de equipamentos de áudio e luz para novos propósitos audiovisuais. Nesta nova performance, a dupla cria um jogo imersivo que se apropria do roteiro somado ao instante do imprevisto, transformando seus percursos constantemente, alterando caminhos e conexões que se concluem na experiência individual de cada espectador.

 

 

 


Daniel Nunes (Lise) + Chico de Paula l BRA l Classificação: Livre

Lise + Chico de Paula é a associação de Daniel Nunes e Chico de Paula para a produção de experimentos em música e artes visuais. Estes experimentos resultam em shows ou instalações multimídia que exploram as hibridações entre os sons da música contemporânea e imagens gráficas geradas por computador. projetolise.com

Performance: ASDFG

ASDFG propõe uma performance interativa híbrida, no qual o diálogo entre literatura e grafismos tem o intuito de criar um ambiente imerso de sonoridades, palavras e imagens, que serão acionados por uma máquina datilográfica.

 

 

 


henrique iwao & marcelo muniz + VJ Danilo Barros l BRA l Classificação: Livre

O duo henrique iwao & marcelo muniz foi formado em 2010, com o intuito de viabilizar iniciativas, dentro de um contexto de música experimental, envolvendo concepção, construção e engenharia de instrumentos e instrumentários particulares. O duo, juntamente com o Vj Danilo Barros, tem explorado intensamente aspectos visuais e da arte de performance em seus projetos. henriqueiwao.posterous.com / iwao-muniz.posterous.com

Performance: P-blob vva

P-blob vva envolve a criação de campos de luz, utilizando padrão rgb. Seu instrumentário inclui abajures, lanternas e brinquedos luminosos. A obra pensa a operação de luz a partir de práticas tidas como musicais. Inspirada na poética de Abraham Palatinik, busca uma relação de mão dupla, onde as atmosferas de cor e som mesclam-se formando um único corpo perceptivo em constante movimento.

 

 

 

 


Luiz Vianna l BRA l Classificação: Livre

Luiz Vianna é mineiro, formado em Música (Composição) e Belas Artes (Pintura), e parece se alimentar destas duas linguagens em uma sinergia possível entre um intérprete, seus instrumentos sonoros, imagens e computador pessoal. oficinadoluiz.wordpress.com.br 

Sinopse: Morro P.41

O resultado desta construção - ou contraponto sonoro-visual - nascido da parceria de um músico-pintor-programador e seu equipamento multimídia low-tech, é uma obra audiovisual de cerca de 25 minutos de duração, onde um músico-performer é acompanhado por seu cenário-filme, ao longo das 41 seções de Morro P.41.

 

 

 


Monóculo l BRA l Classificação: Livre

Monóculo é um grupo formado pelos performers e artistas multimídia Lali Krotoszynski, Nina Giovelli e Roger Salatini. O grupo experimenta cruzamentos entre linguagens do corpo, arte sonora e manipulação de imagens em tempo real, em concepções instalativas. Em I dance as a dinosaur, o grupo convida o artista Ihon Yadoya, numa participação especial.

Performance: I dance as a dinosaur

I dance as a dinosaur é uma performance multimídia que experimenta o cruzamento entre linguagens do corpo, arte sonora e manipulação de imagens em tempo real, com interesse em poéticas emergentes e em imagens de desconforto, livremente inspiradas nos textos sobre a sociedade de consumo de Zygmunt Bauman, sobre a supervalorização da imagem de Vilém Flusser, nos jogos de edição cut-up technique, de Brion Gysin e William Burroughs, e nas canções melancólicas sobre o ser humano de plástico, do grupo inglês Radiohead, com seus timbres e estruturas rítmicas de difícil digestão.

 

 

 


Hyenas Collective l BRA l Classificação

Hyenas Collective, formado por Leo Teixeira, Luciano Rocha e sempre aberto a convidados, busca a investigação de trabalhos realizados exclusivamente ao vivo, que demonstram narrativa e experimentalismo; projetos em tensão contínua com a experiência perceptiva e o ato performático. 

O coletivo estuda as tensões de gênero na arte contemporânea: a visão do corpo, a identidade sexual desconectada do estereótipo de LGBT e a linguagem de vídeo e projeção como instrumento de emancipação de uma nova proposta artística. hyenascollective.com

 

Performance: Mercúrio

O grupo realiza a performance <Mercúrio> do próprio atelier e transmite ao vivo para o lobby da Mostra Live Cinema, direto para as telas. Esse trabalho é uma pesquisa sensorial com música, projeções, trocas de figurino, webcams, internet, chat, interatividade, stream, corte, foco, luz e sensualidade onde o grande destaque é a Go-go Lourdes Maria.

Sobre o Oi Futuro

O Oi Futuro é o instituto de responsabilidade social da Oi, que emprega novas tecnologias de comunicação e informação no desenvolvimento de projetos de educação, cultura, esporte, meio ambiente e desenvolvimento social. Desde 2001, suas ações visam democratizar o acesso ao conhecimento e reduzir distânciasgeográficas e sociais, com especial atenção à população jovem.

 

Na educação, os programas NAVE e Oi Kabum! usam as tecnologias da informação e da comunicação, capacitando jovens para profissões na área digital, fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de educadores da rede pública, e fomentando o desenvolvimento de modelos inovadores. Já na área cultural, o Oi Futuro mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), com programação nacional e internacional de qualidade reconhecida e apreços acessíveis, além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades.

 

O esporte é apoiado através de projetos aprovados pelas Leis de Incentivo ao Esporte, tendo sido a Oi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos socioeducativos inseridos na Lei Federal. Em 2010, a Oi ainda lançou,por meio do Oi Futuro, seu primeiro edital para patrocínios de projetos de preservação e conservação do meio ambiente, reforçando ainda mais o compromisso com iniciativas sustentáveis. O programa Oi Novos Brasis completa seu escopo de atuação, apoiando e desenvolvendo parcerias com organizações sem fins lucrativos para a viabilização de ideias inovadoras que utilizem a tecnologia da informação e comunicação para acelerar o desenvolvimento humano.

 

 

Ficha Técnica:

Idealização: Luiz Duva e Marcia Derraik

Direção geral: Marcia Derraik

Direção artística: Luiz Duva

Direção de produção: Juliana Maldonado

Patrocínio: Oi

Apoio: Oi Futuro

Realização: Antenna produtora

 

Serviço:

IV MOSTRA LIVE CINEMA
De 6 a 9 de setembro
Oi Futuro (Rua Visconde de Pirajá, 54, Ipanema)
Tel.: (21) 3131-9333
Entrada: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia) 
Classificação etária: Livre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado