SescTV exibe novos programas na série “Teatro e Circunstância, desta vez focando o teatro no Brasil

 
No episódio "A Ideologia da Rua", integrantes dos coletivos Ói Nóis Aqui Traveiz, de Porto Alegre, Grupo Galpão, de Belo Horizonte, e Grupo Tá na Rua, do Rio de Janeiro, falam sobre o teatro de rua  
  Dia 11/09, terça, às 22h
  
Abordando diferentes aspectos do teatro contemporâneo e apresentando temporadas temáticas, a série Teatro e Circunstância exibe novos programas todas as terças, às 22, no SescTV, desta vez mostrando grupos teatrais de todo o território nacional. A série tem pesquisa, roteiro e entrevistas de Sebastião Milaré e direção de Amilcar M. Claro. O primeiro episódio a ser exibido, A Ideologia da Ruaestreia no dia 11/09, quarta, e expõe o trabalho de importantes coletivos de teatro de rua. São eles: Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, de Porto Alegre - RS; Tá na Rua, do Rio de Janeiro – RJ; e o Grupo Galpão, de Belo Horizonte – MG, que completa neste ano 30 anos de existência. 
  
A série, que já tratou dos temas O Teatro e a Cidade; a Desconstrução do Espaço CênicoTerritórios do ImaginárioEntre Técnicas e Estilos; e Paradigmas, coloca em pauta Teatro Infanto-juvenilA História se ReinventaTeatro Comunitário e Teatro ÉtnicoTradição e ContemporaneidadeRua, o Grande Encontro do Mundo; entre outros. 
  
No episódio A Ideologia da Rua, coletivos de teatro de rua, que atuam tanto na rua quanto em espaços fechados, discorrem sobre suas trajetórias na cena teatral e o processo de criação de seus espetáculos. Criados nos anos 1970 e 1980, quando a o Brasil vivia a ditadura militar e movimentos pró-democracia invadiam as ruas, atuadores do teatro, insatisfeitos com a situação do país e também do teatro convencional, procuravam as ruas para apresentar suas artes e protestar. 
  
Um destes artistas foi Amir Haddad, diretor, fundador e ator do grupo carioca Tá na Rua. Ele afirma que depois de recolhimento, angustia e muito estudo, sentiu necessidade de sair das salas fechadas para apresentar o teatro em espaços onde não houvesse nada em seus entornos. Para ele, a atuação nas ruas o fez repensar o teatro e "a partir dali a dramaturgia e o ator começaram a se transformar". 
  
Paulo Flores, ator da gaúcha Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz lembra o início do coletivo, que surgiu em meio às manifestações políticas e populares. Esclarece Flores, que o grupo "experimentou diversas linguagens teatrais em sua trajetória de teatro de rua" e "havia uma crítica não só política, como também com o próprio teatro". 
  
Eduardo Moreira, ator do Grupo Galpão, criado em 1982, recorda como surgiu o coletivo e diz que, nos chamados anos de chumbo, o grupo esteve ativo nas ruas compartilhando com a sociedade os movimentos contra a ditadura. Moreira fala sobre a construção, nessa época, de uma rede de teatro de rua; e do frequente trabalho do grupo com diretores convidados, resultando em uma linguagem versátil ao coletivo que já esteve se apresentando por diversos países. 
  
O programa ainda contempla, entre outros temas, as pesquisas, o processo de construção de cada grupo e de criação dos textos; os espaços escolhidos para as encenações e as interferências destes nos trabalhos dos coletivos; o encontro do teatro com o público na rua e o trabalho em coletivo. Além disso, o episódio traz comentários sobre e trechos das peças dos grupos. 
  
  
Sobre a série Teatro e Circunstância: 
  
Constituída por temporadas temáticas, a série aborda o teatro contemporâneo nacional por meio de diferentes aspectos, como a relação dessa arte com a cidade; as técnicas interpretativas; as diferentes arquiteturas teatrais ou as exclusões delas; o espaço para a celebração dramática; o teatro para o público infanto-juvenil; a reinvenção da história; o teatro comunitário e étnico; o tradicional e o contemporâneo; o teatro de rua, entre outros. 
  
  
Sobre o SescTV
  
Um canal de televisão, 24 horas por dia dedicado à cultura, credenciado pelo Ministério da Cultura como canal de programação composto exclusivamente por obras cinematográficas e audiovisuais brasileiras de produção independente, conforme Portaria nº 137, publicada em 27 de outubro de 2010. 
  
Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação. 
  
SERVIÇO: 
  
Série: Teatro e Circunstância 
Título: A Ideologia da Rua 
Estreia: 11/09, terça, às 22h 
Reapresentações: 12/09, qua., às 16h; 13/09, qui., às 10h; e 16/09, dom., às 15h; 26/09, qua., às 16h; 27/09, quin.; às 10h; e 20/09, dom., às 15h.
Classificação indicativa: 12 anos 
Pesquisa, roteiro e entrevistas: Sebastião Milaré 
Direção: Amilcar M. Claro 
Produtora: Amilcar Claro Produções 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado