Grupos teatrais de diferentes regiões do País mostram novos temas e formas do teatro infantil, no SescTV

 
Inédito, o programa tem pesquisa, roteiro e entrevista de Sebastião Milaré e direção de Amilcar M. Claro
 
 
O episódio Novos Temas e Formas no Teatro para Crianças, que estreia no dia 02/10, terça, às 22h, na série Teatro e Circunstância, apresenta o trabalho dos grupos Etc e Tal, do Rio de Janeiro; Cia. Carona de Teatro, de Blumenau; Grupo Pé de Moleque, de São Paulo; e Cia. Stravaganza, de Porto Alegre. Integrantes dessas companhias falam sobre seus espetáculos permeados por temas e formas pouco usuais no teatro infantil, como ópera, mímica, cultura afro-brasileira e assuntos sérios.
 
A atração integra um grupo de programas com o tema O Teatro para Criança no Brasil, que compõe a série Teatro e Circunstância, cuja pesquisa, roteiro e entrevistas têm assinatura de Sebastião Milaré e direção, de Amilcar M. Claro.
 
Integrantes da Etc e Tal recordam o início da companhia, em 1993, quando com projetos de literatura realizados para escolas, editoras e livrarias; e os primeiros espetáculos produzidos pelo próprio grupo. Eles também abordam a escolha da mímica como linguagem, mesclada com a comicidade do palhaço e agregada, ultimamente, a elementos como animação e manipulação de bonecos; e os textos que utilizam. Alguns são adaptações de livros. Entre os espetáculos do Etc e Tal estão Draguinho – Diferente de Todos Parecido com Ninguém e O Macaco e a Boneca de Piche.
 
Fundada em 1995, por seu diretor Pépe Sedrez, a Cia. Carona, de Blumenau – SC, iniciou suas apresentações em escolas e tem como uma de suas características utilizar temas um pouco mais sérios, como o medo, a depressão e a insegurança. Trechos dos espetáculos Passarópolis e Renato, o Menino que Era Rato são exibidos nesse episódio.
 
Criado em 2007 pelo dramaturgo Bruno Gavranic, o Grupo Pé de Moleque, de São Paulo, tem a cultura afro-brasileira inserida em seus trabalhos, nos quais discutem orixás, Consciência Negra, musicalidade. As crianças aceitam com facilidade a cultura afro, porém o mesmo não acontece com seus acompanhantes, que demonstram um certo preconceito. O programa traz trechos dos espetáculos Coisa de Vó e Logun Edé – Uma Pequena Yorupóbera.
 
Um mundo de mistério e fantasia é construído pela Cia. Stravaganza, de Porto Alegre. Em suas peças, monstros, extraterrestres, ogros, e até mesmo elementos sem sentido ganham vida e encantam as crianças. Prova disso é o sucesso do grupo, Ópera Monstra, uma mistura de musical com projeção e animação, onde monstros, bruxas, princesas e detetives particulares travam uma luta, bem popular entre as crianças, entre o bem e o mau. 
 
 
Sobre a série Teatro e Circunstância:
 
Constituída por temporadas temáticas, a série aborda o teatro contemporâneo nacional por meio de diferentes aspectos, como a relação dessa arte com a cidade; as técnicas interpretativas; as diferentes arquiteturas teatrais ou as exclusões delas; o espaço para a celebração dramática; o teatro para o público infanto-juvenil; a reinvenção da história; o teatro comunitário e étnico; o tradicional e o contemporâneo; o teatro de rua, entre outros.
 
 
Sobre o SescTV:
 
Um canal de televisão, 24 horas por dia dedicado à cultura, credenciado pelo Ministério da Cultura como canal de programação composto exclusivamente por obras cinematográficas e audiovisuais brasileiras de produção independente, conforme Portaria nº 137, publicada em 27 de outubro de 2010.
 
Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.
 
SERVIÇO:
 
Série: Teatro e Circunstância
Tema: O Teatro para Criança no Brasil
 
Título: Pioneiros do Moderno Faz de Conta,
Estreia: 02/10, terça, às 22h
Reapresentações: 03/10, às 16h; 04/10, às 10h; 07/10, às 15h.
Classificação indicativa: Livre
Pesquisa, roteiro e entrevistas: Sebastião Milaré
Direção: Amilcar M. Claro
Produtora: Amilcar Claro Produções

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado