Segunda temporada da série Nova África conta com depoimentos de Nelson Mandela e Leymah Gbowee

Com uma linguagem jornalística e objetiva, continuação da série da TV Brasil privilegia o olhar africano e revela aos telespectadores uma África sem estereótipos

 

Apresentadora guineense Dina Adão descontraindo os bastidores


 

A segunda temporada da série Nova África estreia no dia 28 de setembro, às 22h, no canal TV Brasil. O programa, criado em 2009, pretende em seus 26 episódios, aproximar os brasileiros do continente africano misturando a linguagem documental com o tratamento jornalístico dos conteúdos. Diferente da primeira, a nova temporada pretende mostrar aos telespectadores do Brasil uma África vista através dos olhos de seus africanos. Os brasileiros conhecerão uma África jamais vista, sem estereótipos, sem as visões pessimistas que exaltam a pobreza, a guerra, a fome e a violência. A nova temporada mostrará o lado do continente conhecido apenas por aqueles que os vivem todos os dias.

 

A série é uma verdadeira viagem à África e permitirá aos telespectadores revisitar o passado e conectar, em poucos minutos, o Brasil ao terceiro maior continente do mundo. Longe de estereótipos, os brasileiros poderão sentir-se mais próximos de uma terra que faz parte das nossas origens e da construção de nosso futuro.

Muitas novidades vêm com a nova temporada. Relatos de entrevistados ilustres como Nelson Mandela, o escritor JM Coetzee, o poeta Gabriel Mariano, a ativista vencedora do Prêmio Nobel da Paz, Leymah Gbowee, e de cidadãos comuns, irão traçar um panorama da política, economia, cultura, tecnologia, meio ambiente, turismo e saúde do continente.

Os temas serão explorados por três repórteres que visitaram 30 países africanos, entre eles, Guiné-Bissau, Quênia, Libéria, Moçambique, Gana, Uganda, Angola e Cabo Verde. Dina Adão, a primeira repórter africana atuando em uma TV no Brasil, se junta aos brasileiros Aline Maccari e Márcio Werneck para formar o time de apresentadores da série.

 

Sobre os apresentadores:

Dina Adão - Africana, natural de Guiné-Bissau, é portadora do título de melhor interprete feminina dos países da CEDEAO- Estados da África Ocidental e vencedora do "Premio Canal Horizont". Atuou em dois longas metragens de Flora Gomes: "Olhos Azuis de Yonta" e"Nha Fala". Ainda como atriz, participou da série portuguesa "O Grande Ira". Durante quase dez anos foi apresentadora do Jornal da Noite na TV da Guine-Bissau, e ainda participou do documentário "A mascara", sobre a origem do carnaval no país.

Aline Macari - Brasiliense, atuou como apresentadora, repórter e editora nas TVs Justiça, Câmara e Senado. De 2000 a 2003 trabalhou na TV Globo, em Brasília. Em 2003 e 2004 morou na Nova Zelândia, onde atuou como atriz para comerciais, vídeo clipes e cinema. Em 2004 voltou à TV Globo, desta vez em São Paulo, onde fez reportagens para alguns dos jornais da emissora no Brasil e na Globo Internacional. Ganhou prêmio da Câmara Municipal de São Paulo pela melhor reportagem televisiva do ano. Em 2006 foi apresentadora da campanha do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

 

Marcio Werneck - Músico, apresentador e documentarista, viajou grande parte do Brasil com o Programa "O Brasil é aqui", do GNT-Globosat. Realizou pesquisa musical no nordeste do país, principalmente nos estados de Pernambuco e Bahia, onde manteve contato com artistas e artesãos populares. Foi à Índia, onde tomou aulas de cítara; tocou pandeiro nas praças de Barcelona e Marrakesh, nos templos egípcios, nos bares de Havana Velha e assistiu a diversos espetáculos de dança na Indonésia. Foi apresentador do programa "Receita Pop", da RedeTV, e participou de centenas de campanhas publicitárias.

 

Ficha Técnica:

Direção Geral: Alê Braga

Diretores: Diana Svintiskas, Fábio Brasil e Sérgio Raposo

Diretores de Fotografia: Marcela Bourseau, Pedro Semanovschi e Zé Chico

Editor Chefe: Aluízio Oliveira

Produção Executiva: Luciana Pires

Produtores: Leo Branco, Camilo Cavalcanti, Carlos Noronha

Auxiliares de Câmera/Áudio: Diego Buratti, Amilsson Lessa, Jailson Lessa


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado