HISTORY investiga segredos e mitos da civilização inca em produção original
Exploração é a série do History que viaja pelas profundezas das culturas e civilizações mais antigas do continente americano, como a maia a asteca. No dia 26/1, sábado, a partir das 16h30, o canal dedica uma maratona especial à civilização inca. Durante quatro episódios, o aventureiro peruano Felipe Varela guia as câmeras do canal por mistérios incas nunca antes revelados.
Exploração Inca atravessa as belezas e os segredos de sítios arqueológicos famosos e regiões representativas dos incas. Com base nos conhecimentos da humanidade já revelados a respeito dessa civilização, Varela questiona a "verdade" e discute o que deve ser encarado como fato, hipótese ou lenda. Para isso, o aventureiro do HISTORY não abre mão de técnicas profissionais e investigações exaustivas.
Confira as sinopses e horários dos episódios abaixo:
Às 16h30, no episódio Collasuyo (Sul), os incas dominam a técnica impressionante de transportar e cortar pedras de várias toneladas com as quais construíram muros perfeitos. Ainda hoje é um mistério como eles fizeram isso sem ferramentas de metal e sem o uso da roda.
Em Constituyo (Oeste), às 17h30, é erguido o maior império da América, em apenas 95 anos. Para tanto, usaram a sabedoria acumulada por mais de 10 mil anos na América do Sul. Algumas importantes questões são analisadas. Entre elas, a relação entre as linhas misteriosas de Nazca e o desenho das cidades incas; de quem eles herdaram a rede de oito mil quilômetros de estradas que permitiu o controle de um território de mais de cinco milhões de quilômetros quadrados; e qual teria sido a formação militar da elite guerreira inca.
Em seguida, às 18h15, em Chinchasuyo (Norte), o episódio especula sobre Spondylus ou Mullu, um molusco de água quente, que, para os incas, valia mais que ouro – e para controlá-lo, eles conquistaram os povos do norte do Peru e das costas do Equador. O que não se sabe é qual teria sido a razão oculta para que só os sacerdotes e os próprios Incas soubessem por que um simples molusco era tão valioso. Que conhecimentos transcendentais eles teriam recebido graças aos dois mil quilômetros de domínio sobre a Rota do Spondylus?
Finalmente, às 19h, em Antisuyo (Leste), o programa mostra como as florestas orientais do império eram fonte inesgotável de ouro Inca. Para conquistá-las, os incas tiveram que enfrentar seu pior inimigo, os Chachapoyas, que depois seriam aliados decisivos dos invasores europeus.
Comentários