Oi Futuro apresenta mostra de cinema polonês contemporâneo


·         Festival será promovido de 25 a 27 de janeiro, no Oi Futuro em Ipanema, com entrada franca

·         Evento traz ao Rio os cineastas poloneses Jacek Bromski, Wojciech Lepianka e Greg Zgliński, além da vice-ministra da Cultura e Herança Nacional da Polônia

·         Programação reúne longas-metragens recentes e inéditos no Brasil, com curadoria do Instituto Polonês de Cinema

 

De 25 a 27 de janeiro, o Oi Futuro apresenta a Mostra de Cinema Polonês Contemporâneo, que traz uma seleção de longas-metragens de destaque na produção recente da Polônia e inéditos no Brasil.

 

A programação, que tem curadoria do Instituto Polonês de Cinema, inclui o suspense "O emaranhado" (2011), dirigido por Jacek Bromski, a comédia "A minha bicicleta" (2012), dirigida por Piotr Trzaskalski, e o drama "Coragem" (2011), dirigido por Greg Zgliński e vencedor do Prêmio do Júri e de Melhor Ator no Festival Internacional de Cinema de Varsóvia. A entrada é franca, e as sessões têm legendas eletrônicas em português.

 

O evento traz ao Rio os cineastas Jacek Bromski, Greg Zgliński e o roteirista Wojciech Lepianka, de "A minha bicicleta", a além da vice-ministra da Cultura e Herança Nacional da Polônia, Monika Smoleń, e da diretora do Instituto Polonês de Cinema, Agnieszka Odorowicz.

 

Programação Completa

 

25 de janeiro - a abertura

20h - "A minha bicicleta", dir. Piotr Trzaskalski

 

26 de janeiro

18h – "Coragem", dir. Greg Zgliński

20h – "O emaranhado", dir. Jacek Bromski

 

27 de janeiro 

18h – "A minha bicicleta", dir. Piotr Trzaskalski

20h – "Coragem", dir. Greg Zgliński 

 

Sobre os filmes

 

"O Emaranhado" ("Uwikłanie")

Dir. Jacek Bromski

Sinopse: Há segredos que deveriam ficar guardados num cofre de banco, mistérios tão terríveis que não deveriam ser descobertos. O que pode ter acontecido para despertar num homem comum um assassino? Será possível matar alguém, num transe hipnótico, e no dia seguinte não lembrar de nada? Na filmagem do best-seller de Zygmunt Miłoszewski os passos de um assassino inteligente são seguidos pelo cínico comissário Smolar (Marek Bukowski) e pela tenaz delegada Agata Szacka (Maja Ostaszewska).

País: Polônia

Ano: 2011

Duração: 125 min

Direção: Jacek Bromski

Roteiro: Jacek Bromski, Juliusz Machulski

Fotografia e Câmera: Marcin Koszałka PSC

Música: Ludek Drizhal

Elenco: Maja Ostaszewska (delegada Szacka), Marek Bukowski (comissário Smolar), Olgierd Łukaszewicz (Rudzki), Krzysztof Globisz Henryk Telak), Andrzej Seweryn (Witold)

Produtor Executivo: Juliusz Machulski

Produtora: ZEBRA Film Studio

 

"Coragem" ("Wymyk") 

Dir. Greg Zgliński

Sinopse: Alfred (Robert Więckiewicz) gosta de viver no limite, adora velocidade e adrenalina, mas é o seu irmão mais jovem Jerzy (Łukasz Simlat) quem corajosamente toma conta da empresa deles. Mulher, negócios, atenção dos pais, tudo os separa. O ciúme de Alfred leva a um conflito aberto, que mudará sua vida para sempre.

País: Polônia

Ano: 2011

Duração: 85 min

Direção: Greg Zgliński

Roteiro: Janusz Margański, Greg Zgliński

Fotografia e Câmera: Witold Płóciennik

Música: Jacek Grudzień, Mariusz Ziemba

Elenco: Robert Więckiewicz (Alfred), Gabriela Muskała (Viola), Łukasz Simlat (Jerzy), Marian Dziędziel (ojciec) , Anna Tomaszewska (matka),  Karolina Kominek (Klara).

Produção: Łukasz Dięcioł, Piotr Dzięcioł

 

"A Minha Bicicleta" ("Mój Rower")

Dir. Piotr Trzaskalski

Sinopse: Avô, pai e filho, morando em diferentes partes da Europa, se encontram depois de anos sem se ver para procurar a avó desaparecida. A tarefa torna-se a oportunidade de uma reconciliação de gerações.

País: Polônia

Ano: 2012

Duração: 90 min

Direção:  Piotr Trzaskalski

Roteiro: Piotr Trzaskalski, Wojciech Lepianka

Fotografia e Câmera: Piotr Śliskowski PSC

Música: Przemysław Stangierski, Wojciech Lemański

Elenco: Artur Żmijewski (Paweł),            Michał Urbaniak (Włodek, pai do Paweł), Krzysztof Chodorowski (Maciek, filho do Paweł), Anna Nehrebecka (Barbara), Witold Dębicki (Franc), Sawa Fałkowska (namorada do Maciek)

Produtores Executivos: Marta Laryssa Plucinska, Paweł Pluciński

Co-prodção: Dariusz Gąsiorowski

Produtora: Federico Film / www.federicofilm.com

Co-produtora: TVN (emissora)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado