Programa inédito mostra a rua como espaço alternativo para encenação de espetáculos teatrais, no SescTV

 
A atração integra a série Teatro e Circunstância, que tem direção de Amilcar M. Claro e curadoria e entrevista de Sebastião Milaré 
 
  
  
Com o título Espaços Ressignificados pelo Drama, novo episódio da série Teatro e Circunstância trata de diferentes espaços que, ao serem utilizados por companhias de teatro para encenação de suas peças, ganham novas significações. O programa ainda ressalta a pesquisa de recepção do espectador para inseri-lo na narrativa, e tem a participação dos grupos: Depósito de Teatro, de Porto Alegre - RS; Grupo Teatro Invertido, de Belo Horizonte - MG; Teatro do Concreto, de Brasília - DF; e Grupo Os Dezequilibrados, do Rio de Janeiro - RJ. Com direção de Amilcar M. Claro e curadoria e entrevistas de Sebastião Milaré, a estreia acontece no dia 29/01, terça, às 22h, no SescTV. 
  
O diretor do Grupo Depósito de Teatro, Roberto Oliveira, fala sobre o início da companhia, em 1997, encenando peças de Plínio Marcos e, logo depois, de Nelson Rodrigues. Já nessa época, a trupe apresentava seus espetáculos em espaços não-convencionais., como escadaria de igrejas, depósitos e parte interno de hospício. Para atriz Elisa Heidrich, essa é uma forma de manter o público mais próximo. 
  
O Grupo Teatro Invertido também se insere entre os adeptos a ambientes incomuns para encenações. Fundado em 2004 a partir de outra companhia de pesquisa teatral na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, ele faz uso de espaços, muitas vezes abandonados, como casarões das cidades históricas de Minas Gerais e laboratório de engenharia sanitária, que ganham novos significados ao abrigarem peças de teatro. O programa revela uma das preocupações desse grupo: trabalhar a criatividade em conjunto. 
  
O processo de criação colaborativa ainda está presente no trabalho do grupo Teatro do Concreto, desde sua criação, em 2004, com atores da Universidade de Brasília (UNB), conta o diretor da companhia Francis Whilker.  Além disso, a companhia utiliza espaços não-convencionais, como rodoviária, oficina mecânica e faixas de pedestres 
  
O Grupo carioca Os Dezequilibrados igualmente busca se apresentar em espaços alternativos. Um quarto já serviu de cenário para encenação da peçaUm Quarto de Crime e Castigo, dirigida por Ivan Sugahara e adaptada da obra Crime e Castigo, do escritor russo Fiódor Dostoiévski; e uma casa foi palco da adaptação de Bonitinha, mas Ordinária, de Nelson Rodrigues.   
  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado