Futura: “Entre Fronteiras” visita a República Democrática do Congo no dia 25
No próximo episódio de "Entre Fronteiras", dia 25 (sexta-feira), às 19h30, o documentarista Luís Nachbin viaja até Lubumbashi, a maior cidade e também a capital da província Haut-Catanga, na República Democrática do Congo. Lá, ele encontra Moise Katumbi Chapwe, grande empresário local, multimilionário no ramo da mineração e presidente do time mais forte do país: o TP Mazembe, única equipe do continente que conseguiu chegar à final do Mundial de Clubes da FIFA, em 2010. Além de bem-sucedido em seus empreendimentos, Moise é também o governador de Haut-Catanga e conhecido como "o homem do povo".
Ao longo do programa, Nachbin apresenta uma região que sofreu durante anos com uma violenta guerra civil, mas que busca mudanças. O protagonista do episódio, Moise, dá um nítido exemplo da aura nacionalista que é compartilhada pela população: "Deus estava andando pelo mundo, deixando riqueza para todos os países. Quando chegou ao Congo, escorregou, Ele deixou tudo cair aqui. Nós temos boas chuvas, muitos rios, muitas florestas, muitos recursos minerais, terras muito férteis. Podemos ser um dos grandes países um dia", acredita o político.
Nesta edição africana, Entre Fronteiras apresenta histórias surpreendentes e heróis do cotidiano, que contribuem para a construção de um olhar original e sensível sobre um continente tão presente na história e na memória coletiva do Brasil.
Entre Fronteiras - África é fruto da parceria entre Canal Futura, Turner e Matrioska Filmes.
Entre Fronteiras – África
Às sextas-feiras, 19h30
Reprises: sábados, 21h30 e domingos, 13h30
Duração: 30 minutos
Classificação: livre
Comentários