6º CINE FEST BRASIL – CANUDOS PROMOVE MOSTRA COMPETITIVA COM O MELHOR DO CINEMA NACIONAL EM PLENO SERTÃO DA BAHIA




Festival, que faz parte do Circuito Inffinito de Festivais, promove sessões gratuitas de filme, reunindo diariamente milhares de pessoas que não tem acesso ao cinema.

 

Cine Fest Brasil-Canudos, ponto de partida do Circuito Inffinito de Festivais, chega a sua 6ª edição levando para a cidade histórica do sertão baiano o que há de melhor na recente safra audiovisual brasileira. As exibições ocorrem entre 15 e 19 de maio, e devem reunir diariamente cerca de 2,5 mil pessoas, na Praça Central de Canudos. Ao todo, serão exibidos 11 filmes (cinco longas e seis curtas), entre eles, dois curtas-metragens inéditos produzidos pelos alunos das oficinas de audiovisual promovidas pelo festival. Desde que chegou à cidade, em 2008, o Cine Fest Brasil Canudos, patrocinado pelo BNDES, reuniu cerca de 50 mil pessoas diante de sua tela. Seu sucesso cruzou fronteiras e também vem atraindo público de outras cidades vizinhas, como Uauá e Monte Santo. Ao fim de todas as sessões, a população de Canudos elege o melhor filme. O vencedor leva pra casa o prêmio "Lente de Cristal".

Em cada dia são exibidos dois filmes: um curta e um longa-metragem, respectivamente. Na estreia, quarta-feira, teremos a exibição deAluga-se, de Marcela Lordy; e Colegas, de Marcelo Galvão. Na quinta, a vez é de A dama do Estácio, de Eduardo Ades; e Vou rifar meu coração, de Ana Rieper. O terceiro dia, sexta-feira, é de Linear, de Amir Admoni; e Até que a sorte nos separe, de Roberto Santucci. No fim de semana, a programação segue com os filmes Que tudo termine como antes, de Mariana Martinez e Daniel Caselli; e Antonio Conselheiro, o taumaturgo do sertão, de José Walter Lima, fechando, no domingo, com a exibição dos dois curtas produzidos pelos jovens alunos da oficina, e do longa infantil Corda Bamba, de Eduardo Goldenstein.

Esta será a primeira vez que o povo canudense poderá assistir filmes que falam da cultura nordestina/sertaneja. Até então, a curadoria havia privilegiado títulos de temáticas diferentes, que não tivessem relação direta com o dia a dia do público local. Entre os selecionados, vale ressaltar o longa de Walter Lima, "Antonio Conselheiro, o taumaturgo dos sertões", que narra a saga de Antonio Conselheiro e da Guerra de Canudos. O filme foi rodado na cidade há mais de 20 anos e só ano passado pode ser lançado. E agora poderá ser visto por seus verdadeiros protagonistas.

Com o intuito de incentivar e revelar artistas da terra e garantir a continuidade das tradições culturais do sertão baiano, diariamente, antes das exibições, são promovidos shows de bandas locais que fazem parte do projeto A Música de Canudos. Em 2013, o 6º Cine Fest Brasil Canudos apresenta: Banda de Pífanos do Bendegó, João de Neguinho e Forró Pé de Serra, Landinho Pé de Bode, e Bião de Canudos, que todo o ano é a estrela do encerramento do festival.

OFICINAS:

Mantendo o compromisso e a tradição de dar atenção especial à formação no segmento audiovisual, utilizando o cinema como ferramenta de transformação social e capacitação profissional, desde sua segunda edição, o Cine Fest Brasil - Canudos promove, gratuitamente, as oficinas do B-a-Bá do Cinema Nacional sobre a carpintaria audiovisual direcionadas aos alunos da rede publica de ensino de Canudos. Nesta edição, o desafio dos alunos será: a linguagem televisiva. Eles irão produzir uma edição de um telejornal local e um "último capitulo" da minissérie de ficção "A saga de Canudos". Os filmes serão exibidos no telão, localizado na Praça Central, no encerramento do festival.

 

Dos oito filmes já produzidos nas oficinas 50% foram selecionados para festivais: três para a Mostra Geração, do Festival do Rio, e um deles ganhou menção honrosa do Festival Visões Periféricas 2011. Feito extraordinário para jovens que até seis anos atrás não sabiam nem o que era cinema.

 

Além da mostra de cinema e das oficinas o Cine Fest promove mais duas ações extras: Cineclubismo & Escola, que introduz o cinema dentro das salas de aula como ferramenta de ensino; e o Cine Sertão, que realiza exibições de cinema itinerantes em pequenos povoados da região.

 

Sobre o BNDES

O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) há seis anos patrocina o Cine Fest Brasil-Canudos, reafirmando seu comprometimento com a promoção da cultura e do desenvolvimento do país. Além da iniciativa de levar o cinema e a alfabetização audiovisual para uma região tão rica em histórias e potencialidades como Canudos, o patrocínio ao evento também deixa um importante legado: a fundação de um cineclube, que leva cultura não só para a cidade, mas para toda a região. A continuidade e o crescimento do Cine Fest Brasil - Canudos simbolizam o entusiasmo do BNDES com a força do cinema brasileiro e o povo de Canudos.  



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado