THE FIGHTER: novo documentário da série CNN FREEDOM PROJECT


 

Defensora pioneira dos direitos humanos, Cecilia Flores-Oebanda e o boxeador Manny Pacquiao se unem para lutar contra a escravidão moderna nas Filipinas

  Estreia nos dias 17 (parte 1) e 18 de maio (parte 2), às 8h*

O documentário THE FIGHTER é a nova ação da CNN International no combate às formas modernas de escravidão. Parte da iniciativa do canal batizada de FREEDOM PROJECT, a produção registra a atuação de Cecilia Flores-Oebanda, uma pioneira na defesa dos direitos humanos, que arrisca até sua própria vida para proteger crianças nas Filipinas. Cecilia convenceu, inclusive, o pugilista campeão Manny Pacquiao a abraçar sua causa. 

Estima-se que mais de 100 mil garotas estejam envolvidas no comércio de sexo na maior nação de língua inglesa da Ásia. Evitar que mais delas terminem como vítimas é a grande missão de Cecilia. A ação é perigosa, mas é parte do trabalho dela há vinte anos. Desde que fundou sua organização, a Visayan Forum, em 1991, cerca de 70 mil vítimas já foram salvas. 

O filme começa com a humanista se preparando para resgatar um grupo de quatro menores sob o controle de traficantes em uma embarcação comercial a caminho do porto de Manila. Com a ajuda de forças policiais, militares e de assistentes sociais, ela aguarda o momento certo para desarticular a missão criminosa. 

"THE FIGHTER é um filme marcante e representa a essência do FREEDOM PROJECT, que é jogar luz sobre a escuridão do tráfico humano e valorizar o trabalho de quem dedica sua vida pelo fim desse crime", afirma Tony Maddox, vice-presidente executivo e diretor da CNN International. 

"Este documentário também representa uma conquista jornalística formidável, que culmina após mais de dois anos de relatórios incansáveis. Parabenizo aqueles que trouxeram esse trabalho para as nossas telas e, com ele, a discussão sobre esta crítica questão em milhões de lares do mundo", acrescentou Maddox.

THE FIGHTER apresenta ainda outra frente de batalha de Oebanda: corrigir as brechas da lei anti-tráfico que dificultam a punição de envolvidos nesse crime.  E para chegar a esse objetivo, ela tem a ideia de convencer o pugilista campeão Manny Pacquiao a abraçar sua causa. Enquanto herói e ícone nacional, seu apoio traria a atenção da opinião pública ao problema; já como congressista eleito democraticamente, ele poderia levar o assunto à discussão e regulação necessárias. Apesar de disposto e comprometido a se envolver pessoalmente com a questão, a adesão de Pacquiao não fará o processo simples como Oebanda sonhou. Uma série de obstáculos e imprevistos surpreendentes se apresenta pelo caminho, exigindo dela ainda mais paciência e perseverança. 

Resultado de mais de dois anos de incansáveis investigações, o documentário ainda examina todos os fatores que contribuem para o problema, como injustiça social, pobreza e globalização. Segundo os produtores, a ideia é oferecer um instrumento de mudança e uma plataforma para dar voz e visibilidade a cidadãos que não são ouvidos nem vistos na sociedade.

Dividido em duas partes, THE FIGHTER é produzido e narrado por Leif Coorlim, editor executivo do CNN FREEDOM PROJECT, e vai ao ar na CNN International na sexta-feira, dia 17 de maio (parte 1), e no sábado, 18 (parte 2), às 8h*, com reexibições nos dias e horários a seguir: 

Parte 1

Sexta-feira, dia 17 de maio: às 17h* e 23h* 

Parte 2

Sábado, dia 18 de maio: às 17h* e 23h*   

*Horário de Brasília. Programação sujeita a alterações sem aviso prévio. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado