Jornal Futura estreia dia 13 série sobre abuso sexual de crianças e adolescentes

Cinco reportagens especiais aprofundam o tema na semana do Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil 

 

Entre os dias 13 e 17 deste mês, o Jornal Futura trata do abuso sexual de crianças e adolescentes no Brasil em uma série especial com cinco reportagens, exibida a partir das 17h. Com o intuito de ampliar as reflexões sobre o tema, a equipe do telejornal, em parceria com a Mobilização Comunitária do Canal, realizou um fórum que contou com a participação de assistentes sociais, psicólogos, jonalistas, lideranças comunitárias, especialistas e mobilizadores para orientar e qualificar a abordagem das reportagens.

A cada episódio, o Jornal Futura apresenta um viés diferente desse tipo de crime que, muitas vezes, assume dimensões subjetivas eé de difícil identificação, mostrando suas diferentes faces. Aspectos importantes, como o  fluxo de atendimento das vítimas, a responsabilização de todos no enfrentamento dessa prática e a importância do depoimento acolhedor para minimizar o impacto da revitimização, serão abordados. A série também acompanha um dia de atendimento no hospital público Pérola Byingtonem São Paulo, referência no atendimento a pessoas vítimas de violência sexualSó no ano passado, a instituição atendeu mais de 27 mil crianças e adolescentes.

Em 2012, cerca de 35 mil casos de crimes sexuais contra crianças e adolescentes foram denunciados pelo Disque 100. 87% desses crimes foram cometidos por uma pessoa conhecida da vítima e aconteceram de forma  persistente ao longo de anos. Somente 10% dos casos de abuso sexual chegam à Justiça e apenas 5% dos autores da violência são condenados. Para comentar esses dados e dar continuidade à série, o Conexão Futura do dia 17 de maio (a partir das 14h30) exibirá uma entrevista com 25 minutos de duração com a secretária nacional de Proteção à Criança e ao Adolescente, Ângela Goulart, e receberá, em estúdio e na internet, outros convidados.

O Canal Futura tem se dedicado a atuar no enfrentamento dessa questão desde 2007, através de sua programação e também com ações presenciais. Além de uma série de marionetes chamada "Que exploração é essa?" e diversas matérias jornalísticas de imersão sobre o tema, foram realizadas experiências piloto de implementação destes programas e atuação intersetorial em quatro municípios brasileiros (Jaboatão dos Guararapes / PE, Niterói, São Gonçalo e Arraial do Cabo / RJ), além da produção de dois mil kits sobre o assunto em parceria com a Childhood Brasil. Esta dedicação à temática fez com que o canal se tornasse membro permanente de fóruns de Direitos da Criança e do Adolescente nos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Rio de Janeiro e Ceará, além de apoiador de implementação de políticas públicas como o PAIR Mercosul – Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, na tríplice fronteira. Em 2011, o Canal ganhou o I Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos, concedido pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos, na Categoria Boas Práticas.

Sobre a área de Mobilização Comunitária do Canal Futura - Para além da tela da TV, o Futura estende seu compromisso com a transformação social atuando nos territórios de forma presencial. Através de uma equipe de educadores sociais, realiza uma série de ações que visam criar e fortalecer a articulação, o diálogo e a cooperação entre instituições públicas, privadas e não governamentais, ampliando a visibilidade na programação às causas mais prementes da agenda social brasileira.

 

 

CONFIRA AS SINOPSES DOS EPISÓDIOS DA SÉRIE

 

Episódio 1

Exibição: 13 de maio, às 17h (segunda-feira)

Trata da abordagem contextual e histórica do problema. O olhar sobre a criança tem mudado ao longo dos anos saindo de um contexto de desproteção para um contexto de proteção à criança e ao adolescente. Discute os conceitos de abuso sexual e pedofilia e mostra que o crime existe em todas as classes sociais e em todos os gêneros.

 

Episódio 2

Exibição: 14 de maio, às 17h (terça-feira)

Diagnósticos: como identificar os sinais do abuso sexual? É possível prevenir? Os casos de abuso sexual através das novas tecnologias. Como ONGs têm criado ferramentas para formar educadores e famílias sobre os riscos.

 

Episódio 3

Exibição: 15 de maio, às 17h (quarta-feira)

O abuso  que, além do passar pela dor, passa pela confiança e pelo prazer; A dificuldade da quebra do  silêncio e o desafio de se ouvir a vítima; O falar como ferramenta terapêutica; Vergonha, culpa e intimidação; Medo e solidão: palavras  comuns no relato de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual.

 

Episódio 4

Exibição: 16 de maio, às 17h (quinta-feira)

Atendimento e tratamento: como isso acontece hoje no Brasil. A importância do atendimento a quem comete o crime de abuso sexual como possibilidade de quebra deste ciclo; Consequências do abuso; Doenças sexualmente transmissíveis  e gravidez; Aborto legal; Como é um dia no hospital público de São Paulo, Pérola Byington, referência no atendimento a pessoas vítimas de violência sexual, que só no ano passado atendeu mais de 27 mil crianças e adolescentes.

 

Episódio 5

Exibição: 17 de maio, às 17h (sexta-feira)

Enfrentamento: como assegurar a responsabilização do autor de um crime onde muitas vezes não há testemunhas e a vítima, em sua maior parte é menor de idade? Somente 10% dos casos de abuso sexual chegam a justiça. A importância do depoimento acolhedor tanto na polícia quanto na justiça para não revitimização da criança.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado