Documentário sobre a dança Catira estreia no SescTV


 
 
A atração vai ao ar dia 26/09, quinta, às 21h30
  
 
  
Episódio da série ColeçõesCatira, fala sobre esta dança folclórica, também conhecida como Cateretê, surgida na época do Brasil colonial. Nas cidades de Guarulhos – SP, e Pirenópolis – GO, o programa mostra depoimentos sobre essa dança que traz sapateado, palmas e moda de viola. A atração integra um grupo de programas sobre danças populares brasileiras e estreia no dia 26/09, quinta, às 21h30no SescTV. Belisario Franca assina a direção geral. 
  
O documentário conversa com integrantes e professores dos grupos Os Favoritos da Catira, de Guarulhos, e Raízes de Pirenópolis, da cidade homônima; e com Cristina Benetti, pesquisadora de dança. Eles discorrem sobre o início desta dança tradicional caipira, quando apenas homens podiam participar. Hoje mulheres e crianças também se juntam a eles; e revelam que a Catira, que é passada de geração para geração, se diferencia na coreografia dependendo da região onde é bailada. 
  
As diversas histórias sobre a construção da dança; como eram as coreografias antes e como são atualmente; a música e o piso adequados para dançá-la; a preocupação com o visual dos dançarinos; e esta dança nas décadas de 60 e 70, em Votuporanga, no interior de São Paulo, também são temas abordados no programa. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado