Jornal da Cultura traz série inédita sobre situação da saúde e faz radiografia do SUS


A série Diagnóstico da Saúde, no ar durante a próxima semana, apresenta também reportagens sobre o ensino médico, os centros de referência, as novas tecnologias e casos dos que buscam tratamento

 

Criado há 25 anos, o SUS (Sistema Único de Saúde) será um dos principais temasda série especial Diagnóstico da Saúde, que o Jornal da Cultura leva ao ar, entre segunda (23/9) e sexta-feira (27). O telejornal, apresentado por Willian Corrêa, é exibido a partir das 21h, na TV Cultura.

Durante toda a semana, a repórter Andresa Boni vai mostrar com profundidade como funciona aquele que é considerado um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Hoje, 80% dos brasileiros dependem exclusivamente do SUS. A quantidade de consultas, cirurgias e internações, a forma de financiamento e distribuição da verba, os problemas enfrentados e a tecnologia utilizada nos hospitais conveniados são alguns dos temas abordados pela série. A equipe de reportagem ouviu quem utiliza o sistema, médicos e especialistas, que fazem um verdadeiro raio-x do SUS e seus serviços prestados à população brasileira.

 

Na primeira reportagem, Diagnóstico da Saúde explica como funciona esse sistema gigantesco e complexo para atender 160 milhões de brasileiros. Neste dia, serão entrevistados Aquilas Nogueira Mendes ( professor de Prática de Saúde Pública da USP), Giovanni Guido Cerri (diretor da Faculdade de Medicina da USP) e Renato Azevedo Junior (presidente do Conselho Regional de Medicina – SP).

 

Na terça-feira (24), a série conta histórias de pacientes que venceram a luta contra o câncer  graças ao tratamento gratuito e  também as de outras pessoas que têm o mesmo direito, mas que não recebem o mesmo atendimento. Alguns chegam a esperar três anos para realizar cirurgias simples. O JC traz uma entrevista com Mario Scheffer (professor de Medicina da USP). 

Na terceira reportagem, que vai ao ar na quarta (25), o especial foca a importância dos hospitais universitários na formação dos médicos e como a prática do dia a dia faz a diferença num aprendizado que os livros não trazem. Mostra ainda o que os futuros médicos do nosso país perdem quando não têm acesso a esse ensino. Entrevistas com Luiz Odorico Monteiro (secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde), Giovanni Guido Cerri (diretor da Faculdade de Medicina da USP) e Rossana Pulcineli Vieira Francisco (supervisora de residência médica obstetrícia e ginecologia do Hospital das Clínicas - HC).

 

Na quinta-feira (26), a série explica por que São Paulo é um centro de referência na saúde. Andressa Boni conta a história de pessoas que viajam quilômetros em busca de atendimento, incluindo estrangeiros que elegem a capital paulista para tratar doenças que exigem especialidade médica. Para falar sobre o assunto, traz Roberto Kalil Filho (cardiologista/ diretor da Divisão de Cardiologia Clinica Incor/ vice-presidente do Incor) e Libânia Paes (coordenadora de administração hospitalar FGV).

 

Na quinta reportagem, que será exibida na sexta (27), Diagnóstico da Saúde apresenta tecnologias que dão esperança à cura de pacientes, como o Robô da Vinci, utilizado no Hospital A.C.Camargo - um dos maiores centros de referência no tratamento, ensino e pesquisa do câncer -, que chega a lugares do cérebro para operar tumores, onde a mão do homem sozinha seria incapaz de chegar. O especial também mostra como a tecnologia atua na prevenção. O trabalho dos pesquisadores do Instituto Butantan na produção de vacinas, como a do HPV, vírus responsável pelo câncer de colo de útero, o segundo tipo de câncer que mais mata mulheres. O Instituto trabalha para oferecer a vacina gratuitamente, via SUS, para as mulheres. E para fechar, como uma simples tecnologia, que não envolve robôs e nem a complexidade de grandes cirurgias, contribui para evitar que o doente perca o que muitas vezes tem de mais precioso: o tempo. Serão entrevistados dr. Kaio Bin (diretor de Tecnologia da Informação do Icesp), dr. Paulo Lee Ho (diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Produção do Instituto Butantan), Eucinete Ventos de Moura (supervisora de Reabilitação Infantil) e Gustavo Cardoso Guimarães (cirugião oncológico e diretor de Urologia do A.C.Camargo). 

No sábado (28), o JC levará ao ar um resumo com os melhores momentos do especial. 

O Jornal da Cultura vai ao ar de segunda a sexta-feira às 21h; e aos sábados, às 21h15.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado