TV Cultura e ABPITV assinam acordo inédito de cooperação


Nesta terça-feira (17/9), presidentes das duas entidades firmaram compromisso que visa ampliar atividade da produção independente brasileira.

 

 

A Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV Cultura, e a Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPITV) assinaram, nesta terça-feira (17/9), um termo de cooperação inédito no Brasil. Inspirado no Canadian Broadcasting Corporation, o acordo estabelece algumas formas de coprodução entre a emissora e os produtores independentes.

 

Além do presidente da FPA, Marcos Mendonça, e do presidente da ABPITV, Marco Altberg, participaram da formalização do acordo Mauro Garcia, diretor da ABPITV; Kiko Mistrorigo, vice-presidente da associação; os membros do Conselho Federal da ABPITV Adriano Civita e Fernando Dias; Rita Okamura,  assessora especial da presidência, e Giselle Sass, gerente de produção, ambas da Fundação Padre Anchieta. 

 

A proposta é concretizar uma série de objetivos e estabelecer ações conjuntas em um projeto de longo prazo, permitindo a ampliação da atividade da produção independente brasileira.

 

Marcos Mendonça, presidente da Fundação Padre Anchieta, salienta que a parceria vai proporcionar resultados expressivos tanto para a produção independente como para a própria FPA. "Ao participar deste termo, a emissora dá um passo importante no fortalecimento de sua própria política de buscar produtos de alta qualidade e que representem a cultura do Brasil. Trabalhar com essa diversidade é extremamente importante e positivo", afirma.

Mendonça ainda sublinha que a TV Cultura continuará com seus programas próprios e, ao mesmo tempo, incentivará o trabalho das produtoras independentes.

 

Segundo Marco Altberg, presidente da ABPITV, o acordo pretende incluir a busca por modelos de negócio para a produção de conteúdo de animação, dramaturgia, ficção, factual e novos formatos. "Através da parceria, os canais da FPA poderão participar de maneira mais intensa do projeto de exportação de conteúdo audiovisual da entidade, o Brazilian TV Producers, desenvolvido em parceria com a Apex-Brasil, estreitando as relações com o mercado internacional", completa.

 

Dentro das várias metas do acordo, aumentar o público para as produções independentes e viabilizar mais formas de comercialização das obras são prioridades.

 

Após a formalização da assinatura do convênio será desenvolvido um plano de trabalho que irá incluir o detalhamento de como os projetos serão selecionados, modelos de negócio, busca de fontes de financiamento, além da divisão e envolvimento das estruturas – tanto da parte das produtoras independentes quanto da Fundação Padre Anchieta.

 

Sobre a Associação Brasileira de Produtoras Independentes de TV (ABPITV)

A ABPITV reúne produtoras independentes de conteúdo do audiovisual para televisão e novas mídias, e possui mais de 350 associados de diversas regiões do Brasil. Fundada em 1999, a associação comemora mais de uma década trabalhando pelos seus principais objetivos: auxiliar no desenvolvimento do mercado audiovisual brasileiro, representar o setor em diversos fóruns de debates, incentivar a produção e novos modelos de negócio, analisar e estimular a utilização da legislação do setor, participando ativamente de suas regulamentações e alterações; oferecer capacitação ao produtor e apoiar a atuação do empresário brasileiro no mercado internacional.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado