GloboNews estreia dois documentários inéditos no Festival de Cinema do Rio de Janeiro

 

Em parceria com o evento, canal de notícias convida o público para participação de palestras e workshops

 

Pela segunda vez consecutiva, o canal de notícias GloboNews fechou parceria com o Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro.  Além de palestras eworkshops abertos ao público, ministrados por jornalistas do canal, a GloboNews promove, durante o evento, noite de pré-estreia de dois documentários inéditos: o "Da cabeça aos Pés" no sábado, dia 28, e o "Dossiê 50: Comício a Favor dos Náufragos", do jornalista Geneton Moraes Neto, na terça-feira, dia 1º de outubro.  As exibições acontecem em sala de cinema no Armazém 6, no Cais do Porto, com distribuição gratuita de pipocas para a plateia.

 

A programação inicia no sábado, dia 28, com a palestra "Os Caminhos e Bastidores de uma Entrevista Exclusiva", às 16h30, dos jornalistas Gerson Camarotti e Marita Graça, que falam sobre a cobertura jornalística da Jornada Mundial da Juventude e da entrevista exclusiva feita com o Papa Francisco durante sua visita ao Brasil. Às 18 horas, um coquetel para convidados abre a primeira exibição do canal. Em "Da Cabeça aos Pés", a plateia conhece quem são os jovens que trocam de nome, dançam diferente e inventam um novo conceito de beleza através do chamado "passinho".  Juntos, essa turma dilui as fronteiras entre o masculino e o feminino e se transforma em um novo exemplo. Moradores das favelas do Rio Janeiro e de bairros populares, marcam encontros pelas redes sociais, ficam famosos na internet, lançam moda e tendência sem passar pela mídia tradicional. Depois do filme, Renée Castelo Branco, editora do documentário, e os jovens Rafael Dragaud, Rafael Naike e Leandra Perfect's, que fazem parte do movimento do "passinho", falam sobre os bastidores do curta e discutem essa nova estética da dança que conquistou as favelas e subúrbios cariocas.

 

No domingo, de 16h30 às 18 horas, a mesa de discussão do canal é comandada pelas jornalistas Monica Waldvogel e Renée Castelo Branco. Em "Da Produção à Edição: Veja como se faz um Programa sobre os Bastidores do Congresso", a dupla fala ao público sobre os bastidores das negociações políticas do Congresso Nacional revelado em especial exibido recentemente no canal. No programa, a equipe de reportagem acompanhou como a casa faz política, reage às pressões das ruas e como ocorrem as votações.

 

Na terça-feira, dia 1º de outubro, o público confere, a partir das 19h30, a pré-estreia do novo documentário de Geneton Moraes Neto, o "Dossiê 50: Comício a Favor dos Náufragos", sobre os jogadores da Copa do Mundo de 1950, quando o país, apesar da derrota, teve uma grande projeção mundial graças ao campeonato. Antes da exibição, Geneton conta um pouco sobre o método de produção do filme.

 

Workshops

Um núcleo de reportagens especiais da GloboNews, formado por jovens jornalistas, é responsável por produzir matérias jornalísticas de uma forma diferente. Todos os profissionais que compõem o grupo filmam, editam e roteirizam suas próprias reportagens. Para mostrar como é esse trabalho, eles darão um workshop, durante o festival, para jovens de comunidades carentes e para o público em geral. O primeiro dia será de palestras e o segundo de aulas práticas. Os melhores trabalhos, produzidos durante o curso, serão exibidos no encerramento do Festival.

 

No sábado e domingo (dias 28 e 29), o workshop, acontece de 10 às 13 horas. As aulas são abertas para o público que se inscrever através do site do Festival.  Na sexta-feira , dia 4, participam jovens de 13 a 16 anos do Rio Market Teen. A ideia é reunir jovens de comunidades de entidades parceiras do Festival, como o "Nós no Morro".

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado