Paulo Markun estreia nesta segunda-feira programa de TV com entrevistas de personagens históricos brasileiros mortos

cid:image003.png@01CF4F44.21D7B970



Será no Canal Brasil, às 20h30; programa mistura TV e teatro, trazendo interpretações de Anita Garibaldi, Frei Caneca e José do Patrocínio, entre outros

O Canal Brasil estreia nesta segunda-feira, 7 de abril, às 20h30, a série “Retrovisor”, programa de televisão em formato inédito no mundo. Será um talk show com personagens históricos mortos, todos brasileiros, revividos por atores que, personalizados, tiveram a tarefa de responder a perguntas do jornalista Paulo Markun, o idealizador do programa, e também de questionamentos da plateia presente ao auditório da Biblioteca Mario de Andrade, em São Paulo, onde foram feitas as gravações.
Anita Garibaldi é a personagem de estreia da série, que terá 13 programas na primeira temporada. Monteiro Lobato, José do Patrocínio, Euclides da Cunha, Luís Carlos Prestes, Mario e Oswald de Andrade são outros “entrevistados”. Coube a Markun receber no palco cada personagem, vivido por atores caracterizados conforme a orientação de historiadores, e questioná-lo sobre fatos de suas vidas relacionados a determinadas épocas históricas.
          Markun avalia: “percebi que o Retrovisor funciona bem tanto no teatro como no vídeo. Aprendi muito durante o processo (de gravação), e percebi que na verdade os atores – que estão preparados, tendo recebido informações reunidas por especialistas - ainda assim têm que improvisar. Então, o resultado final pode ter imprevistos, como um personagem falando sobre o que espera do futuro”.
       Retrovisor deu tão certo que a segunda temporada está engatilhada, já com diferenciais em relação à temporada da estreia. Serão 26 programas, dessa vez com maior número de personagens femininos. Quanto aos temas, estão incluídas tanto personalidades envolvidas em episódios históricos marcantes quanto pessoas que tiveram destaque em outras questões, como educação e ciência.
    No início de cada programa será exibido um vídeo de três minutos em que o espectador é situado no momento histórico do personagem. As perguntas são direcionadas a momentos importantes da vida do entrevistado. No caso de Anita Garibaldi, o momento é o que ela deixa os filhos pequenos na França e vai para Roma se juntar ao exército de Garibaldi.

Primeira temporada
Os personagens e os atores que os interpretam nesta temporada:
Anita Garibaldi - (Lucienne Guedes)
Claudio Manoel da Costa - (Luís Mármora)
Euclydes da Cunha - (Aury Porto)
Frei Caneca - (Marat Descartes)
João Cândido - (Raphael Garcia) 
Visconde de Mauá - (Renato Borghi)
Luís Carlos Prestes - (Rodrigo Bolzan)
Monteiro Lobato - (Paulo Celestino)
Plínio Salgado - (Danilo Grangheia)
José do Patrocínio - (Eugênio Lima)
Maria Lacerda de Moura - (Isabel Teixeira)
Luís Gama - (Antônio Pitanga)
Mário e Oswald de Andrade (Pascoal da Conceição e José Rubens Chachá)

Serviço:
Estreia: segunda-feira, 7 de abril, às 20h30
Duração: 25 minutos.
Reprise: sábado, às 13h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado