TV Cultura transmite missa em homenagem a José de Anchieta direto da Catedral da Sé

Celebração, que será presidida por Dom Odilo Scherer, irá ao ar neste domingo (3/4), a partir das 11h 


No próximo domingo (6/4), a TV Cultura transmite ao vivo, a partir das 11h, a missa solene em homenagem a São José de Anchieta, que será presidida pelo cardeal-arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, na Catedral da Sé.

Na celebração, que terá a participação do cantor Agnaldo Rayol, são aguardadas autoridades como o governador Geraldo Alckmin e o prefeito Fernando Haddad. 

Nesta quinta-feira (3), o Papa Francisco assinou, no Vaticano, a canonização do padre José de Anchieta.  O jesuíta é o terceiro santo brasileiro, que agora se junta a Madre Paulina, canonizada em 2002 pelo Papa João Paulo II, e a Frei Galvão, que se tornou o Santo Antônio de Sant'Ana Galvão, em 2007, no papado de Bento XVI. 


José de Anchieta nasceu em 19 de março de 1534 em Tenerife, Ilhas Canárias, Espanha. Em 1551 ingressou na Companhia de Jesus, em Portugal, e dois anos depois embarcou com destino ao Brasil, na comitiva de Duarte da Costa - segundo Governador Geral - para catequizar os índios. 


Em 25 de janeiro de 1554 fundou, com o Pe. Manoel da Nóbrega, um colégio em Piratininga; aos poucos se formou um povoado ao redor do colégio, batizado por José de Anchieta, que deu o nome de São Paulo.


O jesuíta foi enviado para São Vicente, litoral de São Paulo, para catequizar os índios e com eles aprendeu a língua Tupi. Além de instruir os índios, o Padre José de Anchieta foi professor dos noviços que entravam para a Companhia de Jesus no Brasil. Viveu em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Em 1595 escreveu Arte da gramática da língua mais usada na costa do Brasil, a primeira gramática do Tupi-Guarani. É ainda autor de diversas poesias, cartas e autos. A poesia de José Anchieta é marcada por conceitos morais, espirituais e pedagógicos. Compôs primeiro em sua língua materna, o castelhano, e em latim e, posteriormente, traduziu para o português e para o tupi. Faleceu em 9 de junho de 1597, no Espirito Santo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado