"Sala de Notícias" exibe filmes do "Curtas Universitários" em abril

 


Um dos realizadores do projeto, ao lado da Globo e da ABTU, o Futura apresenta vinte curtas-metragens produzidos por universitários de diversas instituições do Brasil

 

Os 20 curtas-metragens produzidos por meio do projeto “Curtas Universitários” – parceria entre o Futura, a Globo e aAssociação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) – serão exibidos a partir de 7 de abril (segunda-feira). As obras, cada uma com aproximadamente 13 minutos de duração, entrarão no ar de segunda a sexta, às 14h35, como parte do Sala de Notícias, do Futura, e serão disponibilizadas via streaming nos sites do programa (www.futura.org.br/saladenotícias, a ser lançado no próprio dia 7 de abril) e do Globo Universidade (www.redeglobo.globo.com/globouniversidade) – onde poderão ser assistidas tanto integralmente como em versões de dois minutos.

Foram priorizados projetos audiovisuais de alunos do ensino superior que, abordando os mais diversos assuntos, valorizassem questões do interesse público – como educação, saúde, cultura, memória, meio ambiente, direitos humanos e empreendedorismo, além de perfis e histórias pessoais. A seleção contemplou formandos de diversas partes do país: Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. A partir do dia 14/4, um novo edital vai selecionar mais vinte propostas para coprodução.

 

CRONOGRAMA DA SEMANA DE 7 A 11 DE ABRIL

 

SALA DE NOTÍCIAS

Segunda a sexta-feira, 14h35

 

07/04/2014 - segunda-feira - Alma das ruas

Direção: Jaime dos Santos Guimarães | Universidade Estadual da Paraíba

As ruas tem alma, afirmava o jornalista e cronista carioca João do Rio. Este documentário traz uma livre adaptação da obra do escritor e capta a essência das vias centrais da cidade de Campina Grande, localizada no interior da Paraíba. O flâneur acompanha os movimentos dos cidadãos e as relações que se desenvolvem, dando vida ao espaço urbano. A partir de uma narração poética, o filme mostra o que muitas vezes passa despercebido aos olhos das pessoas.

 

08/04/2014 – terça-feira –Estradas Gerais

Direção: Matheus Peçanha Navarro Oliveira | Universidade Federal Fluminense

Minas Gerais é o estado brasileiro que possui a maior malha rodoviária do país. Todos os dias, milhares de pessoas cruzam suas estradas, levando de um lugar a outro mercadorias, encomendas, histórias de vida e sonhos. Dentre estas pessoas estão caminhoneiros – trabalhadores que passam grande parte de suas vidas dirigindo, deixando em casa suas famílias e amigos, criando vínculos em cada lugar que passam. Em Estradas Gerais acompanhamos na boleia do caminhão as histórias de alguns destes personagens, cruzando rodovias, cidades e memórias. 

 

09/04/2014 – quarta-feira –Mamulengo - Nas Linhas da Mão

Direção: Natalia Lucia Alvarenga Medeiros | Centro Universitário UMA

Os aspectos que constroem a relação entre criador e criatura no teatro de bonecos são o fio condutor deste programa. A partir das experiências de marionetistas do grupo mineiro, Giramundo, o ator-bonequeiro e o boneco manipulado se transformam em personagens principais deste programa. Durante os ensaios e apresentações da turnê “Trilogia do Mundo Moderno”, do grupo mineiro Giramundo, integrantes da trupe se juntam a Fernanda Takai e John Ulhoa, do Pato Fu, para compor a trilha do espetáculo, dando voz a alguns dos personagens.

 

10/04/2014 - quinta-feira – Adeus à Síria

Direção: João Ademir Meira Santos | Escola de Cinema Darcy Ribeiro

Em 1968, Nancy Blum, brasileira de origem judaica, embarcou para a Síria a fim de se casar com um sindicalista sírio que conheceu durante viagem a Moscou. No ano seguinte, nasce Huda Blum Bakkour, primeira e única filha do casal. No início de 2012, o jovem Adel Bakkour chega ao Brasil em companhia de seu irmão, Hadji. Fugiam da guerra civil síria, que já vitimou mais de 200 mil pessoas. A logística da fuga foi organizada por Huda, que buscava livrar os irmãos dos horrores do conflito. “Adeus à Síria” é um documentário sobre a difícil tarefa de superação dos traumas de guerra e reconstrução da vida.

 

11/04/2014 – sexta-feira - Andarilhas

Direção: Gustavo Freitas | Universidade de Brasília

Com objetivo de aprofundar as discussões sobre mobilidade urbana, duas drag queens vão às ruas do Distrito Federal para conhecer de perto algumas das dificuldades que diversos brasilienses enfrentam todos os dias. As drag queens compõem, em cada espaço por onde passam, novas formas de percepção da mobilidade urbana. Ao mesmo tempo, trazem À tona uma discussão sobre a integridade da mulher no transporte público, os espaços LGBT e a integração com a cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado