+Globosat exibe ‘O Dia que Durou 21 Anos’, premiado documentário de Camilo Galli Tavares

Obra mostra detalhes da intervenção norte-americana na política interna brasileira, que resultou em uma ditadura militar que durou 21 anos

Nos anos 60, um dos principais receios dos Estados Unidos era de que as ideias "totalitaristas" do presidente João Goulart transformassem o Brasil em uma "nova Cuba".  Por isso, o governo norte-americano não mediu esforços e passou a intervir diretamente na política brasileira. No próximo dia 07 de dezembro, domingo, a partir das 22h, o canal +Globosat exibe 'O Dia Que Durou 21 Anos', de Camilo Galli Tavares, que mostra todas as articulações dos presidentes americanos John Keneddy e Lyndon Johnson, desde 1962, que ajudaram a culminar no Golpe Militar de 64.

Considerado o melhor documentário estrangeiro pelo St Tropez Film Festival, a obra mostra de que forma os Estados Unidos intervieram na política interna brasileira, por meio de registros jornalísticos, de documentos secretos e de áudios originais da CIA e da Casa Branca, além de depoimentos de historiadores e de políticos que apoiaram ou fizeram oposição ao golpe.

 

O homem por trás de tudo

Homem de confiança de Keneddy e de Johnson, o embaixador Lincoln Gordon aparece no documentário como o principal impulsionador às ações norte-americanas no Brasil. Escreveu ele à Casa Branca: "O governo de Goulart representa uma ameaça ao mundo livre. Minha conclusão é que as recentes ações de Goulart e Brizola para promover a reforma agrária levarão o Brasil a um governo comunista como Fidel Castro fez em Cuba".

Com mensagens como essa, Gordon incentivou o patrocínio ao Golpe Militar brasileiro. Dois milhões de dólares foi o montante investido para ajudar a derrubar Jango do poder e levar o Brasil a viver uma das ditaduras mais longas da história da América Latina – 21 anos. Houve, inclusive, ordens expressas para uma intervenção nas Forças Armadas Brasileiras e documentos colhidos por Camilo Galli revelam a operação Brother Sam, que consistiria em uma invasão de frotas americanas no país, caso o golpe militar não fosse bem sucedido.

Mas, como os próprios entrevistados reconhecem no filme, o golpe foi fácil demais e a operação foi cancelada. Em 1º de abril de 1964, as tropas do General Mourão invadiram a cidade do Rio de Janeiro e os jornais anunciavam: "Rio acorda com tanques na rua". Quatorze dias depois, o Gal Castelo Branco assumia o primeiro regime militar brasileiro do período.

 

Nota sobre o autor: Camilo Galli é filho do jornalista Flavio Tavares, um dos presos políticos trocados pela libertação do embaixador americano Charles Burke Elbrick, sequestrado pelo grupo guerrilheiro de extrema esquerda MR-8, em 1969.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado