TV Cultura exibe grande final do Prelúdio na Sala São Paulo
Dois violinistas, um trompetista e um pianista disputam duas bolsas de estudos para a Academia Franz Liszt, em Budapeste, e para estudar na Alemanha, cedida pelo Instituto Goethe. Programa vai ao ar neste domingo (7/12), às 12h, na TV Cultura
São Paulo, 2 de dezembro de 2014 – Após meses de preparação dos 24 jovens músicos de diversos lugares do Brasil, que passaram por seis eliminatórias e duas semifinais, o programa Prelúdio chega à sua grande final na Sala São Paulo. Com lotação máxima, a principal sala de concertos do país recebe os quatro finalistas do único concurso de calouros de música clássica da televisão brasileira, sob a regência do maestro Júlio Medaglia e com um júri renomado, que inclui o maestro João Carlos Martins. O resultado pode ser conferido neste domingo (7/12), ao meio-dia, na TV Cultura.
Quatro jovens talentos entram na disputa: os violinistas Guido Sant'Anna (9 anos), de São Paulo-SP, e Lucas Farias (15), de Guarulhos-SP; o pianista Steven Chervenkov (23), de Sorocaba-SP; e o trompetista Thiago Araújo (23), de Cubatão-SP. O vencedor leva como prêmio duas bolsas de estudos: uma da Academia Franz Liszt, em Budapeste, na Hungria, e outra para estudar na Alemanha, cedida pelo Instituto Goethe. Também tem a oportunidade de ser solista em um concerto da temporada 2015 do Sesi.
O corpo de jurados da final é formado pelo maestro João Carlos Martins, pelo jornalista e crítico musical Irineu Franco Perpétuo, pelo sociólogo José Pastore, pela cantora lírica Patrícia Endo, pelo pianista Marcelo Bratke e pelo violista Marcelo Jaffé.
Assim como as demais etapas, a final traz a Orquestra Prelúdio sob a regência do maestro Júlio Medaglia, que também divide a apresentação com Roberta Martinelli.
Todas as peças escolhidas pelos candidatos são de difícil execução e interpretação, e constam das listas de repertório nos principais concursos do mundo.
PRELÚDIO – FINAL – 7/12/2014, às 12h
Gravado ao vivo dia 30/11/2014 na Sala São Paulo
Roberta Martinelli, apresentação
Orquestra Prelúdio
Júlio Medaglia, regência e apresentação
Lucas Farias, violino
Felix Mendelssohn-Bartholdy Concerto para violino em mi menor, op. 64
I Allegro molto appassionato
Thiago Araújo, trompete
Alexander Arutiunian Concerto para trompete em lá bemol maior
Guido Sant'Anna, violino
Wolfgang Amadeus Mozart Concerto para violino n. 3 em sol maior, K 216
I Allegro
Steven Chervenkov, piano
Edvard Grieg Concerto para piano em lá menor, op. 16
III Allegro moderato molto e marcatto
Comentários