Documentário inédito discute a vinda e a importância de Dom João VI para o desenvolvimento do Brasil, no SescTV


 

Dirigido por João Batista de Andrade, a atração vai ao ar no dia 1/6, segunda, às 20h



Retrato de Dom João VI. Pintura de Simplício Rodrigues de Sá.

 


Dom João VI, episódio inédito da série Na Sombra da História, comenta a vinda desse rei de Portugal e sua corte para o Brasil e  suas contribuições cultural e socioeconômica para o desenvolvimento do país. Entrevistados refletem sobre a repercussão desses fatos em movimentos separatistas que resultaram na Independência do Brasil. Com direção geral do documentarista João Batista de Andrade, a produção, que foi gravada no Centro Histórico do Rio de Janeiro, estreia no dia 1/6, segunda, às 20h, no SescTV.

 

Composto por 13 documentários com duração de 26' cada, a série propõe uma reflexão por fatos que marcaram a história do Brasil. Os temas são pautados no contexto sociopolítico-econômico e apresentados para pessoas anônimas nas ruas, que expõem seus pontos de vista sobre o ocorrido, além de falarem sobre a relação e a interferência desses acontecimentos em suas vidas.  

 

Este episódio recorda a fuga de Dom João VI, com sua corte de aproximadamente 15 mil pessoas, de Portugal para o Brasil, em 1808, após perceber a ameaça do imperador da França, Napoleão Bonaparte, de invadir o território português. A atração também aborda o conturbado período vivido por Dom João VI no poder. Nessa ocasião, nem o seu casamento com a princesa espanhola Carlota Joaquina evitou que a Espanha, aliada de Bonaparte, invadisse Portugal com o propósito de se apropriar daquele país e dividi-lo.

 

Dom João VI foi considerado um covarde perante Napoleão por ter feito um pacto com os ingleses, secretamente. Em contrapartida, o Rei de Portugal pediu proteção na viagem da família real ao Brasil contra ataques do imperador francês. "Acho que viram como ato de covardia porque, depois que Portugal e sua corte veio para cá, nós fomos dominados pelos ingleses. Foi um general inglês governar Portugal", comenta uma portuguesa.

 

Para outro entrevistado, a chegada de Dom João VI e sua corte ao Brasil trouxe transformações ao país. "Significou realmente o início do marco de identificação de uma nação brasileira, com a presença não só da família real portuguesa, mas de toda estrutura, de todo movimento do ponto de vista cultural e econômico".

 

O documentário ainda trata do retorno de Dom João VI para Portugal, em 1821, deixando seu filho e príncipe regente Dom Pedro I no Brasil e uma infraestrutura desenvolvida nos setores econômico, administrativo, jurídico, científico, cultural e artístico. Um dos entrevistados expõe que esse processo também resultou em certa continuação da cultura portuguesa no Brasil, e movimentos separatistas, que já existiam, ganharam força após Dom Pedro I ter declarado a Independência do Brasil em 1822.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado